Tecnologias digitais e estilos de aprendizagem : onde esta a interface
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9204 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho buscou identificar relações possíveis entre os Estilos de Aprendizagem e a abordagem didática baseada na utilização das NTIC, bem como mapear os Estilos de Aprendizagem dos sujeitos envolvidos na investigação, alunos do segundo ano de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Londrina (PR) Esta análise e os seus desdobramentos foram baseadas principalmente nos estudos realizados por Kolb (1976), Alonso e Galego (22) e Moreira (21) Utilizamos inicialmente como referencial de partida o questionário de Honey-Alonso sobre os Estilos de Aprendizagem: CHAEA, com oitenta questões, aplicado individualmente com cada aluno, a fim de identificar seu estilo principal Numa segunda etapa, utilizamos o software “Reações e Taxas”, do repositório digital PhET Interactive Simulations, para introdução do conteúdo sobre Cinética Química, fornecendo interatividade à abordagem do tema Num terceiro momento, foi aplicado um questionário com nove questões, com o intuito de identificar uma possível relação entre os Estilos de Aprendizagem e as NTIC Os resultados obtidos apontam, inicialmente, para uma relação direta entre Tecnologias Digitais e Estilos de Aprendizagem, ou seja, podemos considerar que a Aprendizagem Significativa é a interface entre eles |
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Tecnologias digitais e estilos de aprendizagem : onde esta a interfaceQuímicaEstudo e ensinoAprendizagemCinética químicaChemistry - Study and teachingLearningChemical kineticsStudy and teachingResumo: Este trabalho buscou identificar relações possíveis entre os Estilos de Aprendizagem e a abordagem didática baseada na utilização das NTIC, bem como mapear os Estilos de Aprendizagem dos sujeitos envolvidos na investigação, alunos do segundo ano de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Londrina (PR) Esta análise e os seus desdobramentos foram baseadas principalmente nos estudos realizados por Kolb (1976), Alonso e Galego (22) e Moreira (21) Utilizamos inicialmente como referencial de partida o questionário de Honey-Alonso sobre os Estilos de Aprendizagem: CHAEA, com oitenta questões, aplicado individualmente com cada aluno, a fim de identificar seu estilo principal Numa segunda etapa, utilizamos o software “Reações e Taxas”, do repositório digital PhET Interactive Simulations, para introdução do conteúdo sobre Cinética Química, fornecendo interatividade à abordagem do tema Num terceiro momento, foi aplicado um questionário com nove questões, com o intuito de identificar uma possível relação entre os Estilos de Aprendizagem e as NTIC Os resultados obtidos apontam, inicialmente, para uma relação direta entre Tecnologias Digitais e Estilos de Aprendizagem, ou seja, podemos considerar que a Aprendizagem Significativa é a interface entre elesDissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em QuímicaAbstract: This work aimed to identify possible relationships between Learning Styles and the didactic approach based on the use of NICT, as well as to map the Learning Styles of the subjects involved in the research, students of the second year of a private school in the city of Londrina (PR) This analysis and its developments were based mainly on the studies carried out by Kolb (1976), Alonso and Galego (22) and Moreira (21) We initially used the Honey-Alonso questionnaire on Learning Styles: CHAEA, with eighty questions, applied individually with each student, in order to identify their main style In a second step, we used the software "Reações e Taxas", from the digital repository PhET Interactive Simulations, to introduce the content on Chemical Kinetics, providing interactivity to the approach of the theme In a third moment, a questionnaire with nine questions was applied, in order to identify a possible relationship between Learning Styles and NICT The results obtained point initially to a direct relation between Digital Technologies and Learning Styles, that is, we can consider that Significant Learning is the interface between themCirino, Marcelo Maia [Orientador]Santin Filho, OuridesSouza, Aguinaldo Robinson deCorrêa, Sandys Viana2024-05-01T11:52:01Z2024-05-01T11:52:01Z2019.0011.04.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9204porMestradoQuímicaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em QuímicaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:36Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9204Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:36Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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