Sequência didática para o ensino de Cinética Química : uma perspectiva investigativa e experimental usando podcast em busca da aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/251629 |
Resumo: | A Cinética Química, no ensino médio, muitas vezes, é tratada de forma memorística de mera aplicação de fórmulas. O que se nota na maioria dos livros didáticos são os conceitos trabalhados dentro do aspecto empírico e matemático no tratamento dos conceitos envolvidos no tema. Um dos possíveis motivos para isso é a grande ênfase dada à matemática no Ensino de Química em Geral e no Ensino de Mecânica. A Cinética Química é imprescindível para a formação do aluno de ensino médio, desde que esse compreenda os conceitos envolvidos na velocidade das reações dentro do aspecto macroscópico, microscópico e representacional e ainda relacione com seus conhecimentos prévios e cotidianos para que esse conteúdo faça sentido. Com o objetivo de desenvolver o conteúdo Cinética Química, abrindo a possibilidade de reflexão, reconexão de conceitos e conflitos cognitivos com os conhecimentos prévios, este trabalho, desenvolvido dentro do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Química PROFQUI no Polo Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, apresenta uma sequência didática com cinco aulas e um fechamento com abordagem experimental, usando, como recurso, podcast, o que proporciona uma maior motivação e autonomia do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Além de relacionar os conteúdos de Cinética Química com experimentos de baixo custo, os experimentos são orientados por narrativas gravadas em áudio, podcast, de fácil disponibilidade e acesso para os alunos. As práticas foram organizadas de forma investigativa, usando também a técnica Predizer, Observar e Explicar, norteada pela teoria da Aprendizagem Significativa, com o objetivo de construir um produto educacional potencialmente significativo e acessível. Durante a execução da sequência didática, o aluno se encontra no papel de investigador e o professor atua como mediador. Os dados originados da coleta de informações foram analisados aula a aula, por meio da perspectiva análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam que o ensino de Cinética Química foi facilitado pela abordagem experimental investigativa e pela utilização da técnica Predizer, Observar e Explicar, proporcionando aos alunos a discussão e a reflexão de muitos fenômenos cinéticos, o que traz, muitas vezes, o conflito cognitivo e torna possível ao aluno repensar seus subsunçores e reorganizá-los. O podcast, como meio orientador das aulas práticas, proporcionou um ambiente onde o aluno é mais ativo, participativo e independente do professor que, de fato, trabalha como mediador do processo. |
id |
URGS_2c65efc990c573b3c899846ab8ed5b87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251629 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Aguiar, Águeda Cardoso deGregório, José RibeiroRaupp, Daniele Trajano2022-11-18T04:56:24Z2022http://hdl.handle.net/10183/251629001153866A Cinética Química, no ensino médio, muitas vezes, é tratada de forma memorística de mera aplicação de fórmulas. O que se nota na maioria dos livros didáticos são os conceitos trabalhados dentro do aspecto empírico e matemático no tratamento dos conceitos envolvidos no tema. Um dos possíveis motivos para isso é a grande ênfase dada à matemática no Ensino de Química em Geral e no Ensino de Mecânica. A Cinética Química é imprescindível para a formação do aluno de ensino médio, desde que esse compreenda os conceitos envolvidos na velocidade das reações dentro do aspecto macroscópico, microscópico e representacional e ainda relacione com seus conhecimentos prévios e cotidianos para que esse conteúdo faça sentido. Com o objetivo de desenvolver o conteúdo Cinética Química, abrindo a possibilidade de reflexão, reconexão de conceitos e conflitos cognitivos com os conhecimentos prévios, este trabalho, desenvolvido dentro do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Química PROFQUI no Polo Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, apresenta uma sequência didática com cinco aulas e um fechamento com abordagem experimental, usando, como recurso, podcast, o que proporciona uma maior motivação e autonomia do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Além de relacionar os conteúdos de Cinética Química com experimentos de baixo custo, os experimentos são orientados por narrativas gravadas em áudio, podcast, de fácil disponibilidade e acesso para os alunos. As práticas foram organizadas de forma investigativa, usando também a técnica Predizer, Observar e Explicar, norteada pela teoria da Aprendizagem Significativa, com o objetivo de construir um produto educacional potencialmente significativo e acessível. Durante a execução da sequência didática, o aluno se encontra no papel de investigador e o professor atua como mediador. Os dados originados da coleta de informações foram analisados aula a aula, por meio da perspectiva análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam que o ensino de Cinética Química foi facilitado pela abordagem experimental investigativa e pela utilização da técnica Predizer, Observar e Explicar, proporcionando aos alunos a discussão e a reflexão de muitos fenômenos cinéticos, o que traz, muitas vezes, o conflito cognitivo e torna possível ao aluno repensar seus subsunçores e reorganizá-los. O podcast, como meio orientador das aulas práticas, proporcionou um ambiente onde o aluno é mais ativo, participativo e independente do professor que, de fato, trabalha como mediador do processo.Chemical Kinetics in high school is often treated in a memorized way of mere application of formulas. What can be noticed in most textbooks are the concepts worked within the empirical and mathematical aspect in the treatment of the concepts involved in the theme. One of the possible reasons is the great emphasis given to mathematics in the Teaching of Chemistry in General and in the Teaching of Mechanics. Chemical Kinetics is essential for the formation of high school students, as long as they understand the concepts involved in the speed of reactions within the macroscopic, microscopic and representational aspect and still relate to their previous and daily knowledge so that this content makes sense. With the objective of developing the Chemical Kinetics content, opening the possibility of reflection, reconnection of concepts and cognitive conflicts with previous knowledge, this work developed within the National Professional Master's Program in Chemistry PROFQUI at the Regional Pole of the Federal University of Rio Grande do Sul. Sul – UFRGS, presents a didactic sequence with five classes and closing with an experimental approach using podcast as a resource, providing greater motivation and student autonomy in the teaching-learning process. In addition to relating Chemical Kinetics content with low-cost experiments, the experiments are guided by narratives recorded in audio podcast that are easily available and accessible for students. The practices were organized in an investigative way and also using the Predict, Observe and Explain technique, guided by the theory of Meaningful Learning, with the objective of building a potentially meaningful and accessible educational product. During the execution of the didactic sequence, the student is in the role of researcher and the teacher as a mediator. The data originated from the data collection were analyzed class by class through prospective content analysis. The results obtained show that the Teaching of Chemical Kinetics was facilitated by the investigative experimental approach and the use of the Predict, Observe and Explain technique, providing students with the discussion and reflection of many kinetic phenomena, often bringing cognitive conflict, making it possible for the student to rethink their prior knowledge and reorganizes them. The podcast as a mean of guiding practical classes, provided an environment where the student is more active, participatory and independent of the teacher and the teacher actually works as a mediator of the process.application/pdfporEnsino de quimicaCinética químicaPodcastAprendizagem significativaChemistry TeachingChemical KineticsPodcastInvestigative ApproachMeaningful LearningSequência didática para o ensino de Cinética Química : uma perspectiva investigativa e experimental usando podcast em busca da aprendizagem significativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaMestrado Profissional em Química em Rede NacionalPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153866.pdf.txt001153866.pdf.txtExtracted Texttext/plain223624http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251629/2/001153866.pdf.txt9e8ef83046e1e1923a0ededd2d70bb32MD52ORIGINAL001153866.pdfTexto completoapplication/pdf48289503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251629/1/001153866.pdfd844ded119ee8ae7e5ad3512802b37aeMD5110183/2516292022-11-19 06:01:50.20701oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251629Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-11-19T08:01:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sequência didática para o ensino de Cinética Química : uma perspectiva investigativa e experimental usando podcast em busca da aprendizagem significativa |
title |
Sequência didática para o ensino de Cinética Química : uma perspectiva investigativa e experimental usando podcast em busca da aprendizagem significativa |
spellingShingle |
Sequência didática para o ensino de Cinética Química : uma perspectiva investigativa e experimental usando podcast em busca da aprendizagem significativa Aguiar, Águeda Cardoso de Ensino de quimica Cinética química Podcast Aprendizagem significativa Chemistry Teaching Chemical Kinetics Podcast Investigative Approach Meaningful Learning |
title_short |
Sequência didática para o ensino de Cinética Química : uma perspectiva investigativa e experimental usando podcast em busca da aprendizagem significativa |
title_full |
Sequência didática para o ensino de Cinética Química : uma perspectiva investigativa e experimental usando podcast em busca da aprendizagem significativa |
title_fullStr |
Sequência didática para o ensino de Cinética Química : uma perspectiva investigativa e experimental usando podcast em busca da aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
Sequência didática para o ensino de Cinética Química : uma perspectiva investigativa e experimental usando podcast em busca da aprendizagem significativa |
title_sort |
Sequência didática para o ensino de Cinética Química : uma perspectiva investigativa e experimental usando podcast em busca da aprendizagem significativa |
author |
Aguiar, Águeda Cardoso de |
author_facet |
Aguiar, Águeda Cardoso de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Águeda Cardoso de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gregório, José Ribeiro |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Raupp, Daniele Trajano |
contributor_str_mv |
Gregório, José Ribeiro Raupp, Daniele Trajano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de quimica Cinética química Podcast Aprendizagem significativa |
topic |
Ensino de quimica Cinética química Podcast Aprendizagem significativa Chemistry Teaching Chemical Kinetics Podcast Investigative Approach Meaningful Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Chemistry Teaching Chemical Kinetics Podcast Investigative Approach Meaningful Learning |
description |
A Cinética Química, no ensino médio, muitas vezes, é tratada de forma memorística de mera aplicação de fórmulas. O que se nota na maioria dos livros didáticos são os conceitos trabalhados dentro do aspecto empírico e matemático no tratamento dos conceitos envolvidos no tema. Um dos possíveis motivos para isso é a grande ênfase dada à matemática no Ensino de Química em Geral e no Ensino de Mecânica. A Cinética Química é imprescindível para a formação do aluno de ensino médio, desde que esse compreenda os conceitos envolvidos na velocidade das reações dentro do aspecto macroscópico, microscópico e representacional e ainda relacione com seus conhecimentos prévios e cotidianos para que esse conteúdo faça sentido. Com o objetivo de desenvolver o conteúdo Cinética Química, abrindo a possibilidade de reflexão, reconexão de conceitos e conflitos cognitivos com os conhecimentos prévios, este trabalho, desenvolvido dentro do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Química PROFQUI no Polo Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, apresenta uma sequência didática com cinco aulas e um fechamento com abordagem experimental, usando, como recurso, podcast, o que proporciona uma maior motivação e autonomia do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Além de relacionar os conteúdos de Cinética Química com experimentos de baixo custo, os experimentos são orientados por narrativas gravadas em áudio, podcast, de fácil disponibilidade e acesso para os alunos. As práticas foram organizadas de forma investigativa, usando também a técnica Predizer, Observar e Explicar, norteada pela teoria da Aprendizagem Significativa, com o objetivo de construir um produto educacional potencialmente significativo e acessível. Durante a execução da sequência didática, o aluno se encontra no papel de investigador e o professor atua como mediador. Os dados originados da coleta de informações foram analisados aula a aula, por meio da perspectiva análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam que o ensino de Cinética Química foi facilitado pela abordagem experimental investigativa e pela utilização da técnica Predizer, Observar e Explicar, proporcionando aos alunos a discussão e a reflexão de muitos fenômenos cinéticos, o que traz, muitas vezes, o conflito cognitivo e torna possível ao aluno repensar seus subsunçores e reorganizá-los. O podcast, como meio orientador das aulas práticas, proporcionou um ambiente onde o aluno é mais ativo, participativo e independente do professor que, de fato, trabalha como mediador do processo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-18T04:56:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/251629 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001153866 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/251629 |
identifier_str_mv |
001153866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251629/2/001153866.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251629/1/001153866.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9e8ef83046e1e1923a0ededd2d70bb32 d844ded119ee8ae7e5ad3512802b37ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085602106802176 |