A construção da representação gráfica da música da criança : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Watanabe, Maria Kyoko Arai
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11298
Resumo: Resumo: O presente estudo teve por objetivo verificar quais são as estratégias que crianças alfabetizadas (6 a 9 anos), desenvolvem, estando numa situação de ambiência nas múltiplas leituras, para elaborar uma representação gráfica para os sons Consiste em uma pesquisa qualitativa na modalidade estudo de caso, cujos dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e análise das representações gráficas da altura e da duração dos sons nos eventos musicais vivenciados pelas crianças Iluminados pelos estudos de John Sloboda e as concepções de representação segundo Jean Piaget, realizamos a análise dos dados observando os aspectos gráficos e construtivos na perspectiva de Emília Ferreiro, presentes, respectivamente, nas representações gráficas e nas explicações dadas pelas crianças Tal análise permitiu concluir que essas crianças, estimuladas numa ambiência nas múltiplas linguagens, transpõem para a grafia as suas experiências sensoriais, ou seja, o que veem (nos livros, nas partituras musicais e nos gestos da professora) e o que sentem corporalmente (nas atividades motoras estimuladas pela música, nas brincadeiras musicais, nas danças, e nas explorações dos objetos sonoros) lhes permitem construir um pensamento musical e compor um sistema de sinais para o registro gráfico do som A construção da representação gráfica para a música da criança alfabetizada passa a ser, então, uma consequência de uma vivência e estímulo sistemático e consciente em um ambiente promissor ao uso da linguagem musical e sua representação gráfica, juntamente com outras formas de linguagem e suas representações
id UEL_29992b931f5cb90fbd6de3b1c42eb899
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11298
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A construção da representação gráfica da música da criança : estudo de casoMúsicaInstrução e estudoCriançasMúsicaPartiturasChildrenMusicMusic readingCase studies - Music - Study and teachingChildrenChildrenMusic - EducationResumo: O presente estudo teve por objetivo verificar quais são as estratégias que crianças alfabetizadas (6 a 9 anos), desenvolvem, estando numa situação de ambiência nas múltiplas leituras, para elaborar uma representação gráfica para os sons Consiste em uma pesquisa qualitativa na modalidade estudo de caso, cujos dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e análise das representações gráficas da altura e da duração dos sons nos eventos musicais vivenciados pelas crianças Iluminados pelos estudos de John Sloboda e as concepções de representação segundo Jean Piaget, realizamos a análise dos dados observando os aspectos gráficos e construtivos na perspectiva de Emília Ferreiro, presentes, respectivamente, nas representações gráficas e nas explicações dadas pelas crianças Tal análise permitiu concluir que essas crianças, estimuladas numa ambiência nas múltiplas linguagens, transpõem para a grafia as suas experiências sensoriais, ou seja, o que veem (nos livros, nas partituras musicais e nos gestos da professora) e o que sentem corporalmente (nas atividades motoras estimuladas pela música, nas brincadeiras musicais, nas danças, e nas explorações dos objetos sonoros) lhes permitem construir um pensamento musical e compor um sistema de sinais para o registro gráfico do som A construção da representação gráfica para a música da criança alfabetizada passa a ser, então, uma consequência de uma vivência e estímulo sistemático e consciente em um ambiente promissor ao uso da linguagem musical e sua representação gráfica, juntamente com outras formas de linguagem e suas representaçõesDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The study aimed to verify the strategies that literate children ( 6 to 9 years old) used, being in an environment of multiple readings, according to Lucinea Aparecida de Rezende, to develop sounds graphical representations It consists in a qualitative research study case method, whose data were obtained through semi structured surveys and the analysis of height and duration graphic representation of these sounds in musical events experienced by children Enlightened by the studies of John Sloboda and the conceptions of representation by Jean Piaget, we achieved the analysis observing the constructive and graphic aspects, according the researcher Emilia Ferreiro perspective, present, respectively, in graphic representation and explanation given by children Such analysis permitted to conclude that these children migrate from writing as their sensory experience, or from what they see in books, musical writings and teachers gestures and also by what their body feels in activities motor stimulated by the song in musical plays, dances, and by the exploration of sounds objects and those which permit them to compose a system of signs to register the graphic of the sound Music graphic representation turns to be to the literate children a consequence of living experience and a systematic stimuli in a promisor environment of the usage of musical language and its graphic representation within other forms of languageRezende, Lucinea Aparecida de [Orientador]Subtil, Maria José DozzaNeves, FrancismaraWatanabe, Maria Kyoko Arai2024-05-01T13:12:21Z2024-05-01T13:12:21Z2012.0026.11.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11298porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:33Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11298Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:33Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da representação gráfica da música da criança : estudo de caso
title A construção da representação gráfica da música da criança : estudo de caso
spellingShingle A construção da representação gráfica da música da criança : estudo de caso
Watanabe, Maria Kyoko Arai
Música
Instrução e estudo
Crianças
Música
Partituras
Children
Music
Music reading
Case studies - Music - Study and teaching
Children
Children
Music - Education
title_short A construção da representação gráfica da música da criança : estudo de caso
title_full A construção da representação gráfica da música da criança : estudo de caso
title_fullStr A construção da representação gráfica da música da criança : estudo de caso
title_full_unstemmed A construção da representação gráfica da música da criança : estudo de caso
title_sort A construção da representação gráfica da música da criança : estudo de caso
author Watanabe, Maria Kyoko Arai
author_facet Watanabe, Maria Kyoko Arai
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Lucinea Aparecida de [Orientador]
Subtil, Maria José Dozza
Neves, Francismara
dc.contributor.author.fl_str_mv Watanabe, Maria Kyoko Arai
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Instrução e estudo
Crianças
Música
Partituras
Children
Music
Music reading
Case studies - Music - Study and teaching
Children
Children
Music - Education
topic Música
Instrução e estudo
Crianças
Música
Partituras
Children
Music
Music reading
Case studies - Music - Study and teaching
Children
Children
Music - Education
description Resumo: O presente estudo teve por objetivo verificar quais são as estratégias que crianças alfabetizadas (6 a 9 anos), desenvolvem, estando numa situação de ambiência nas múltiplas leituras, para elaborar uma representação gráfica para os sons Consiste em uma pesquisa qualitativa na modalidade estudo de caso, cujos dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e análise das representações gráficas da altura e da duração dos sons nos eventos musicais vivenciados pelas crianças Iluminados pelos estudos de John Sloboda e as concepções de representação segundo Jean Piaget, realizamos a análise dos dados observando os aspectos gráficos e construtivos na perspectiva de Emília Ferreiro, presentes, respectivamente, nas representações gráficas e nas explicações dadas pelas crianças Tal análise permitiu concluir que essas crianças, estimuladas numa ambiência nas múltiplas linguagens, transpõem para a grafia as suas experiências sensoriais, ou seja, o que veem (nos livros, nas partituras musicais e nos gestos da professora) e o que sentem corporalmente (nas atividades motoras estimuladas pela música, nas brincadeiras musicais, nas danças, e nas explorações dos objetos sonoros) lhes permitem construir um pensamento musical e compor um sistema de sinais para o registro gráfico do som A construção da representação gráfica para a música da criança alfabetizada passa a ser, então, uma consequência de uma vivência e estímulo sistemático e consciente em um ambiente promissor ao uso da linguagem musical e sua representação gráfica, juntamente com outras formas de linguagem e suas representações
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2012.00
2024-05-01T13:12:21Z
2024-05-01T13:12:21Z
26.11.2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11298
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823239818444800