Música e histórias infantis : o engajamento da criança de 0 a 4 anos nas aulas de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schünemann, Anelise Thönnings
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28804
Resumo: A pesquisa situa-se no campo da pedagogia da música, especificamente nas relações que estruturam a integração entre música e histórias infantis. O objetivo é compreender de que modo a articulação entre música e história promove o interesse e engajamento das crianças, criando-se um espaço que facilita o desenrolar pedagógico das aulas. O pressuposto é que essa articulação de fato ocorre, necessitando ser desvelada mediante a identificação de suas propriedades. O referencial teórico apresenta o ambiente sonoro e musical da criança, literatura infantil e infância, e a importância da música e da história infantil na sala de aula. Foram observados 23 encontros de musicalização com crianças de 0 a 4 anos, no período de outubro a dezembro do ano de 2009. As observações foram registradas em forma de episódios, com descrições do contexto geral da aula, sinopse da história trabalhada e atividades musicais realizadas. As análises enfocaram as manifestações de interesse da criança como indicador do seu engajamento, procurando identificar de que modo e em quais circunstâncias esse engajamento ocorre. Os resultados mostram que as relações entre música e histórias infantis apresentam propriedades comuns e complementares, caracterizando-se pela interdependência mútua. A música insere-se na história infantil auxiliando a compreensão e interpretação do seu enredo, enquanto recebe dela os fundamentos da imaginação necessários para criar e se expressar musicalmente. Os resultados poderão contribuir na construção dos fundamentos pedagógicos para a educação infantil, fornecendo argumentos em favor da música e das histórias infantis na formação da criança.
id URGS_5f29f23f44b0bbf691637ec6a1d3a785
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28804
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Schünemann, Anelise ThönningsMaffioletti, Leda de Albuquerque2011-05-03T06:00:09Z2010http://hdl.handle.net/10183/28804000769060A pesquisa situa-se no campo da pedagogia da música, especificamente nas relações que estruturam a integração entre música e histórias infantis. O objetivo é compreender de que modo a articulação entre música e história promove o interesse e engajamento das crianças, criando-se um espaço que facilita o desenrolar pedagógico das aulas. O pressuposto é que essa articulação de fato ocorre, necessitando ser desvelada mediante a identificação de suas propriedades. O referencial teórico apresenta o ambiente sonoro e musical da criança, literatura infantil e infância, e a importância da música e da história infantil na sala de aula. Foram observados 23 encontros de musicalização com crianças de 0 a 4 anos, no período de outubro a dezembro do ano de 2009. As observações foram registradas em forma de episódios, com descrições do contexto geral da aula, sinopse da história trabalhada e atividades musicais realizadas. As análises enfocaram as manifestações de interesse da criança como indicador do seu engajamento, procurando identificar de que modo e em quais circunstâncias esse engajamento ocorre. Os resultados mostram que as relações entre música e histórias infantis apresentam propriedades comuns e complementares, caracterizando-se pela interdependência mútua. A música insere-se na história infantil auxiliando a compreensão e interpretação do seu enredo, enquanto recebe dela os fundamentos da imaginação necessários para criar e se expressar musicalmente. Os resultados poderão contribuir na construção dos fundamentos pedagógicos para a educação infantil, fornecendo argumentos em favor da música e das histórias infantis na formação da criança.This study is located in the field of music education, specifically in the relationships organizing the integration between music and children's stories. The objective is to comprehend the way the articulation between music and story promotes child interest and engagement, creating a space that facilitates educational development of classes. It is presupposed that this articulation in fact occurs, needing to be unveiled through identification of its properties. The theoretical reference presents children’s sound and music environment, children’s literature and childhood, and the important of music and children’s stories in the classroom. 23 music education gatherings with children aged 0-4 were observed from October to December of 2009. Observations were recorded in the form of episodes, with descriptions of the general class context, a synopsis of the story worked with and musical activities carried out. The analyses focused on manifestations of children’s interest as indicators of their engagement, seeking to identity how and under what circumstances engagement takes place. The results demonstrate that the relationships between music and children’s stories share common and complementary properties, being characterized by mutual interdependence. Music is inserted into a children's story to aid in comprehension and interpretation of its plot, while it receives in return the bases for imagination necessary to musical creation and expression. The results will be able to contribute to building educational bases for children’s education, supplying arguments in favor of the music and in children's stories in childhood education.application/pdfporMúsicaHistóriaCriançaLiteratura infantilPedagogiaChildren’s music educationMusic pedagogyChildren’s storyMúsica e histórias infantis : o engajamento da criança de 0 a 4 anos nas aulas de músicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000769060.pdf000769060.pdfTexto completoapplication/pdf1307072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28804/1/000769060.pdfeff0e7ad2cb1cfd4a49c83586a0560e1MD51TEXT000769060.pdf.txt000769060.pdf.txtExtracted Texttext/plain244736http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28804/2/000769060.pdf.txt349f7094d1f7a56d259e039c21e2ec2fMD52THUMBNAIL000769060.pdf.jpg000769060.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28804/3/000769060.pdf.jpg4004b4cf2b479f2fcd910337a33c989eMD5310183/288042018-10-11 08:47:24.632oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28804Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:47:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Música e histórias infantis : o engajamento da criança de 0 a 4 anos nas aulas de música
title Música e histórias infantis : o engajamento da criança de 0 a 4 anos nas aulas de música
spellingShingle Música e histórias infantis : o engajamento da criança de 0 a 4 anos nas aulas de música
Schünemann, Anelise Thönnings
Música
História
Criança
Literatura infantil
Pedagogia
Children’s music education
Music pedagogy
Children’s story
title_short Música e histórias infantis : o engajamento da criança de 0 a 4 anos nas aulas de música
title_full Música e histórias infantis : o engajamento da criança de 0 a 4 anos nas aulas de música
title_fullStr Música e histórias infantis : o engajamento da criança de 0 a 4 anos nas aulas de música
title_full_unstemmed Música e histórias infantis : o engajamento da criança de 0 a 4 anos nas aulas de música
title_sort Música e histórias infantis : o engajamento da criança de 0 a 4 anos nas aulas de música
author Schünemann, Anelise Thönnings
author_facet Schünemann, Anelise Thönnings
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schünemann, Anelise Thönnings
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maffioletti, Leda de Albuquerque
contributor_str_mv Maffioletti, Leda de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Música
História
Criança
Literatura infantil
Pedagogia
topic Música
História
Criança
Literatura infantil
Pedagogia
Children’s music education
Music pedagogy
Children’s story
dc.subject.eng.fl_str_mv Children’s music education
Music pedagogy
Children’s story
description A pesquisa situa-se no campo da pedagogia da música, especificamente nas relações que estruturam a integração entre música e histórias infantis. O objetivo é compreender de que modo a articulação entre música e história promove o interesse e engajamento das crianças, criando-se um espaço que facilita o desenrolar pedagógico das aulas. O pressuposto é que essa articulação de fato ocorre, necessitando ser desvelada mediante a identificação de suas propriedades. O referencial teórico apresenta o ambiente sonoro e musical da criança, literatura infantil e infância, e a importância da música e da história infantil na sala de aula. Foram observados 23 encontros de musicalização com crianças de 0 a 4 anos, no período de outubro a dezembro do ano de 2009. As observações foram registradas em forma de episódios, com descrições do contexto geral da aula, sinopse da história trabalhada e atividades musicais realizadas. As análises enfocaram as manifestações de interesse da criança como indicador do seu engajamento, procurando identificar de que modo e em quais circunstâncias esse engajamento ocorre. Os resultados mostram que as relações entre música e histórias infantis apresentam propriedades comuns e complementares, caracterizando-se pela interdependência mútua. A música insere-se na história infantil auxiliando a compreensão e interpretação do seu enredo, enquanto recebe dela os fundamentos da imaginação necessários para criar e se expressar musicalmente. Os resultados poderão contribuir na construção dos fundamentos pedagógicos para a educação infantil, fornecendo argumentos em favor da música e das histórias infantis na formação da criança.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-03T06:00:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/28804
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000769060
url http://hdl.handle.net/10183/28804
identifier_str_mv 000769060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28804/1/000769060.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28804/2/000769060.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28804/3/000769060.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eff0e7ad2cb1cfd4a49c83586a0560e1
349f7094d1f7a56d259e039c21e2ec2f
4004b4cf2b479f2fcd910337a33c989e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085197839859712