O ensino de inglês sob o viés de matizes culturais em anúncios publicitários : uma forma de interação cultural que ultrapassa barreiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Denise de Andrade Santos Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000208437
Resumo: O presente trabalho tem por escopo apresentar o gênero anúncio publicitário como meio para abordagem de matizes culturais e recurso auxiliar autêntico (LEFFA, 1998) no contexto de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira/adicional. Para isto, analisamos quatro anúncios publicitários de circulação internacional que podem ser usados em sala de aula para ensinar não só a língua, mas também despertar práticas crítico-reflexivas sobre temáticas relacionadas a matizes culturais. Além disso, podemos expor o aluno à cultura do outro e incitar a (re)valorização da cultura nacional. Como fundamentação teórica, baseamo-nos em Sant'Anna (1973), Carvalho (1998), Vestergaard e Schroder (2004), Sandmann (2007), Melo e Petroni (2009), que estudam as características dos anúncios publicitários. No que diz respeito aos matizes culturais no processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais, valemo-nos do que apregoam Lado (1957), Oliveras Vilaseca (2000), Ferreira e Sanches (2005) e Durão, Ferreira e Benítez Pérez (2006). Com o intuito de demonstrar como os anúncios podem ser usados em sala, sugerimos um projeto para ser aplicado com alunos do Ensino Médio, em que eles possam elaborar seus próprios anúncios, utilizando as características do gênero, por meio do desenvolvimento de trabalho em grupo. Como resultado desta pesquisa, mediante as análises, constatamos que os elementos culturais permeiam os anúncios analisados e para que a compreensão da mensagem, presente nos textos (imagéticos e verbais), ocorra é necessário que o leitor possua conhecimentos sobre a cultura presente na publicidade e/ou tenha conhecimento sobre o que lhe é apresentado. Caso contrário, a mensagem não atingirá seu objetivo ou haverá maior dificuldade para obtenção de êxito.
id UEL_2aabaaf2dd749788c79879aeb6512f62
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000208437
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO ensino de inglês sob o viés de matizes culturais em anúncios publicitários : uma forma de interação cultural que ultrapassa barreirasTeaching English in the light of cultural aspects present in advertisements : a way of cultural interaction that overcome linguistics barriers2016-09-29Cláudia Cristina Ferreira . Esther Gomes de Oliveira Tatiana Helena de Carvalho Rios FerreiraDenise de Andrade Santos OliveiraUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas.URLBRO presente trabalho tem por escopo apresentar o gênero anúncio publicitário como meio para abordagem de matizes culturais e recurso auxiliar autêntico (LEFFA, 1998) no contexto de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira/adicional. Para isto, analisamos quatro anúncios publicitários de circulação internacional que podem ser usados em sala de aula para ensinar não só a língua, mas também despertar práticas crítico-reflexivas sobre temáticas relacionadas a matizes culturais. Além disso, podemos expor o aluno à cultura do outro e incitar a (re)valorização da cultura nacional. Como fundamentação teórica, baseamo-nos em Sant'Anna (1973), Carvalho (1998), Vestergaard e Schroder (2004), Sandmann (2007), Melo e Petroni (2009), que estudam as características dos anúncios publicitários. No que diz respeito aos matizes culturais no processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais, valemo-nos do que apregoam Lado (1957), Oliveras Vilaseca (2000), Ferreira e Sanches (2005) e Durão, Ferreira e Benítez Pérez (2006). Com o intuito de demonstrar como os anúncios podem ser usados em sala, sugerimos um projeto para ser aplicado com alunos do Ensino Médio, em que eles possam elaborar seus próprios anúncios, utilizando as características do gênero, por meio do desenvolvimento de trabalho em grupo. Como resultado desta pesquisa, mediante as análises, constatamos que os elementos culturais permeiam os anúncios analisados e para que a compreensão da mensagem, presente nos textos (imagéticos e verbais), ocorra é necessário que o leitor possua conhecimentos sobre a cultura presente na publicidade e/ou tenha conhecimento sobre o que lhe é apresentado. Caso contrário, a mensagem não atingirá seu objetivo ou haverá maior dificuldade para obtenção de êxito.This paper aims at presenting how the advertisement genre can be used as an authentic resource (LEFFA, 1998) to teach the cultural aspects in the English teaching and learning process as a foreign/additional language. Therefore, it analyses four advertisements of international circulation which can be used in the classroom to teach not only the language, but also to instigate the reflexive and critical students' opinion about aspects related to the cultural aspects of the languages. Besides that, we, as teachers, can show to our students the culture of the others to urge them to value the national cultural elements. As a review about the advertisements, it presents to the theory discussion Sant'Anna (1973), Carvalho (1998), Vestergaard e Schroder (2004), Sandmann (2007), Melo e Petroni (2009). To review about the cultural aspects and its importance in the process of teaching and learning foreign/additional languages, this paper presents important researchers as Lado (1957), Oliveras Vilaseca (2000), Ferreira; Sanches (2005) and Durão; Ferreira; Benítez Pérez (2006). In order to demonstrate how the ads is a helpful tool to be used in the classroom, we suggest a project to be adopted by teachers of high school classes. The aim of this project is to instigate the students to elaborate their own advertisement using the characteristics of this genre. As a result of this research, through the analyses, it was possible to discover that the cultural aspects are presented in advertisements messages and to understand them (which are presented in the verbal and no verbal texts) is necessary that our reader knows the cultural aspects which are presented in the advertisements. Otherwise, the messages will not get to the point or the students will find it more difficult to succeed.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000208437porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:30:36Zoai:uel.br:vtls000208437Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2018-11-13T18:59:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv O ensino de inglês sob o viés de matizes culturais em anúncios publicitários : uma forma de interação cultural que ultrapassa barreiras
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching English in the light of cultural aspects present in advertisements : a way of cultural interaction that overcome linguistics barriers
title O ensino de inglês sob o viés de matizes culturais em anúncios publicitários : uma forma de interação cultural que ultrapassa barreiras
spellingShingle O ensino de inglês sob o viés de matizes culturais em anúncios publicitários : uma forma de interação cultural que ultrapassa barreiras
Denise de Andrade Santos Oliveira
title_short O ensino de inglês sob o viés de matizes culturais em anúncios publicitários : uma forma de interação cultural que ultrapassa barreiras
title_full O ensino de inglês sob o viés de matizes culturais em anúncios publicitários : uma forma de interação cultural que ultrapassa barreiras
title_fullStr O ensino de inglês sob o viés de matizes culturais em anúncios publicitários : uma forma de interação cultural que ultrapassa barreiras
title_full_unstemmed O ensino de inglês sob o viés de matizes culturais em anúncios publicitários : uma forma de interação cultural que ultrapassa barreiras
title_sort O ensino de inglês sob o viés de matizes culturais em anúncios publicitários : uma forma de interação cultural que ultrapassa barreiras
author Denise de Andrade Santos Oliveira
author_facet Denise de Andrade Santos Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cláudia Cristina Ferreira .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Esther Gomes de Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tatiana Helena de Carvalho Rios Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Denise de Andrade Santos Oliveira
contributor_str_mv Cláudia Cristina Ferreira .
Esther Gomes de Oliveira
Tatiana Helena de Carvalho Rios Ferreira
description O presente trabalho tem por escopo apresentar o gênero anúncio publicitário como meio para abordagem de matizes culturais e recurso auxiliar autêntico (LEFFA, 1998) no contexto de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira/adicional. Para isto, analisamos quatro anúncios publicitários de circulação internacional que podem ser usados em sala de aula para ensinar não só a língua, mas também despertar práticas crítico-reflexivas sobre temáticas relacionadas a matizes culturais. Além disso, podemos expor o aluno à cultura do outro e incitar a (re)valorização da cultura nacional. Como fundamentação teórica, baseamo-nos em Sant'Anna (1973), Carvalho (1998), Vestergaard e Schroder (2004), Sandmann (2007), Melo e Petroni (2009), que estudam as características dos anúncios publicitários. No que diz respeito aos matizes culturais no processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais, valemo-nos do que apregoam Lado (1957), Oliveras Vilaseca (2000), Ferreira e Sanches (2005) e Durão, Ferreira e Benítez Pérez (2006). Com o intuito de demonstrar como os anúncios podem ser usados em sala, sugerimos um projeto para ser aplicado com alunos do Ensino Médio, em que eles possam elaborar seus próprios anúncios, utilizando as características do gênero, por meio do desenvolvimento de trabalho em grupo. Como resultado desta pesquisa, mediante as análises, constatamos que os elementos culturais permeiam os anúncios analisados e para que a compreensão da mensagem, presente nos textos (imagéticos e verbais), ocorra é necessário que o leitor possua conhecimentos sobre a cultura presente na publicidade e/ou tenha conhecimento sobre o que lhe é apresentado. Caso contrário, a mensagem não atingirá seu objetivo ou haverá maior dificuldade para obtenção de êxito.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000208437
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000208437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1784990167195451392