Ultrapassando barreiras: professoras diante da inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pozzatti, Josiane
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira, Valeska Fortes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4403
Resumo: Este artigo apresenta algumas considerações sobre o processo de inclusão, elaboradas a partir da análise dos relatos de vida de três professoras que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais incluídos em classes regulares de uma escola pública de Santa Maria, RS. Um outro olhar foi possível, considerando que as professoras não possuem formação em Educação Especial. As narrativas de vida das professoras deram visibilidade aos desafios enfrentados por elas, principalmente em relação à estrutura escolar. No entanto, percebeu-se a importância atribuída à interação e as trocas realizadas entre os alunos. Palavras-chave: Educação. Escola Inclusiva. Interação.
id UFSM-9_69aaa08e89285ca70767d0f979364a9f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4403
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling Ultrapassando barreiras: professoras diante da inclusão Este artigo apresenta algumas considerações sobre o processo de inclusão, elaboradas a partir da análise dos relatos de vida de três professoras que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais incluídos em classes regulares de uma escola pública de Santa Maria, RS. Um outro olhar foi possível, considerando que as professoras não possuem formação em Educação Especial. As narrativas de vida das professoras deram visibilidade aos desafios enfrentados por elas, principalmente em relação à estrutura escolar. No entanto, percebeu-se a importância atribuída à interação e as trocas realizadas entre os alunos. Palavras-chave: Educação. Escola Inclusiva. Interação.Universidade Federal de Santa Maria2011-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4403Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 99-106Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 99-106Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 99-1061984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4403/2577Pozzatti, JosianeOliveira, Valeska Fortes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4403Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:54Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ultrapassando barreiras: professoras diante da inclusão
title Ultrapassando barreiras: professoras diante da inclusão
spellingShingle Ultrapassando barreiras: professoras diante da inclusão
Pozzatti, Josiane
title_short Ultrapassando barreiras: professoras diante da inclusão
title_full Ultrapassando barreiras: professoras diante da inclusão
title_fullStr Ultrapassando barreiras: professoras diante da inclusão
title_full_unstemmed Ultrapassando barreiras: professoras diante da inclusão
title_sort Ultrapassando barreiras: professoras diante da inclusão
author Pozzatti, Josiane
author_facet Pozzatti, Josiane
Oliveira, Valeska Fortes de
author_role author
author2 Oliveira, Valeska Fortes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pozzatti, Josiane
Oliveira, Valeska Fortes de
description Este artigo apresenta algumas considerações sobre o processo de inclusão, elaboradas a partir da análise dos relatos de vida de três professoras que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais incluídos em classes regulares de uma escola pública de Santa Maria, RS. Um outro olhar foi possível, considerando que as professoras não possuem formação em Educação Especial. As narrativas de vida das professoras deram visibilidade aos desafios enfrentados por elas, principalmente em relação à estrutura escolar. No entanto, percebeu-se a importância atribuída à interação e as trocas realizadas entre os alunos. Palavras-chave: Educação. Escola Inclusiva. Interação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4403
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4403/2577
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 99-106
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 99-106
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 26, 2005; 99-106
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944198706692096