Os objetos educacionais digitais nos livros didáticos e o ensino de história : a cultura material e o presente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romeiro, Kauana Candido
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16217
Resumo: Resumo: O presente estudo descreve e analisa os Objetos Educacionais Digitais, presentes nos DVDs da coleção de livro didático Projeto Araribá História, uma das mais vendidas no Programa Nacional do Livro Didático 214 Os Objetos foram produzidos a partir de demandas apresentadas em edital governamental e contêm áudios, textos, imagens (fixas ou em movimento) para serem exibidos em telas de computador O olhar, neste trabalho, dirige-se aos Objetos Educacionais Digitais (OEDs) – recursos audiovisuais, como jogos, infográficos animados, hipermídia – tendo como objetivos: discutir e apontar a proposta de história nesses conteúdos digitais; analisar as contribuições desses conteúdos para o desenvolvimento do pensamento histórico; identificar se apresentam uma abordagem intersubjetiva que contempla uma visão sobre o presente e, ao perceber-se o destaque dos OEDs para as construções, os objetos, discute o conceito de cultura material Para isso, realiza-se, aqui, uma discussão sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação e um levantamento de pesquisas no campo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Também foram analisados alguns conceitos de Jörn Rüsen para se pensar o ensino de História e a cultura material Na sequência, encontram-se as análises gerais sobre os OEDs de cada volume, por meio de quadros e breves considerações, relacionando com reflexões sobre a coleção Além disso, destacam-se o conceito de cultura material e o presente, por meio de imagens e questões da atualidade e da vivência dos alunos Com isso, os OEDs são investigados tendo em vista algumas definições trazidas do campo da TIC, da Educação Histórica Como resultado, percebe-se que os OEDs: são expositivos, ricos em imagens e recursos que tratam de diferentes temporalidades, que podem ser analisadas em seus detalhes a partir da decisão do professor e apresentam propostas de atividades interdisciplinares que valorizaram aspectos culturais e cotidianos dos alunos
id UEL_2c3a01059f026b2a1bc02b6fdd062c13
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16217
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Os objetos educacionais digitais nos livros didáticos e o ensino de história : a cultura material e o presenteEnsino audiovisualHistóriaEstudo e ensinoCultura materialLivros didáticosAudio-visual educationHistoryMaterial cultureTextbooksStudy and teachingResumo: O presente estudo descreve e analisa os Objetos Educacionais Digitais, presentes nos DVDs da coleção de livro didático Projeto Araribá História, uma das mais vendidas no Programa Nacional do Livro Didático 214 Os Objetos foram produzidos a partir de demandas apresentadas em edital governamental e contêm áudios, textos, imagens (fixas ou em movimento) para serem exibidos em telas de computador O olhar, neste trabalho, dirige-se aos Objetos Educacionais Digitais (OEDs) – recursos audiovisuais, como jogos, infográficos animados, hipermídia – tendo como objetivos: discutir e apontar a proposta de história nesses conteúdos digitais; analisar as contribuições desses conteúdos para o desenvolvimento do pensamento histórico; identificar se apresentam uma abordagem intersubjetiva que contempla uma visão sobre o presente e, ao perceber-se o destaque dos OEDs para as construções, os objetos, discute o conceito de cultura material Para isso, realiza-se, aqui, uma discussão sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação e um levantamento de pesquisas no campo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Também foram analisados alguns conceitos de Jörn Rüsen para se pensar o ensino de História e a cultura material Na sequência, encontram-se as análises gerais sobre os OEDs de cada volume, por meio de quadros e breves considerações, relacionando com reflexões sobre a coleção Além disso, destacam-se o conceito de cultura material e o presente, por meio de imagens e questões da atualidade e da vivência dos alunos Com isso, os OEDs são investigados tendo em vista algumas definições trazidas do campo da TIC, da Educação Histórica Como resultado, percebe-se que os OEDs: são expositivos, ricos em imagens e recursos que tratam de diferentes temporalidades, que podem ser analisadas em seus detalhes a partir da decisão do professor e apresentam propostas de atividades interdisciplinares que valorizaram aspectos culturais e cotidianos dos alunosDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Describes and analyzes the Digital Educational Objects present on the DVDs of the Projeto Araribá História textbook collection, one of the most sold in the National Program of the 214 Textbook The Objects were produced based on demands presented in a governmental announcement and contain audios, texts, images (fixed or moving) to be displayed on computer screens The look, in this work, is directed to the Digital Educational Objects (OEDs) - audiovisual resources, such as games, animated infographics, hypermedia - having as objectives: to discuss and to point out the proposal of history in these digital contents; to analyze the contributions of these contents to the development of historical thought; to identify if they present an intersubjective approach that contemplates a vision about the present and, when perceiving the prominence of the OEDs for the constructions, the objects, discusses the concept of material culture To this end, a discussion on the relationship between Technologies and Education and a survey of research in the field of Information and Communication Technologies (ICT) is held here Also analyzed were some concepts of Jörn Rüsen to think about the teaching of history and material culture Following are the general analyzes of the OEDs of each volume, through tables and brief considerations, relating to reflections on the collection In addition, the concept of material culture and the present stand out, through images and current issues and the students' experience With this, the OEDs are investigated in view of some definitions brought from the field of ICT, of Historical Education As a result, OEDs: they are expository, rich in images and resources that deal with different temporalities, which can be analyzed in detail from the teacher's decision and present proposals for interdisciplinary activities that value cultural and everyday aspects of the studentsOliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]Franco, Alexia PáduaMello, Diene Eire deRomeiro, Kauana Candido2024-05-01T15:03:32Z2024-05-01T15:03:32Z2018.0023.02.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16217porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:10Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16217Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:10Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Os objetos educacionais digitais nos livros didáticos e o ensino de história : a cultura material e o presente
title Os objetos educacionais digitais nos livros didáticos e o ensino de história : a cultura material e o presente
spellingShingle Os objetos educacionais digitais nos livros didáticos e o ensino de história : a cultura material e o presente
Romeiro, Kauana Candido
Ensino audiovisual
História
Estudo e ensino
Cultura material
Livros didáticos
Audio-visual education
History
Material culture
Textbooks
Study and teaching
title_short Os objetos educacionais digitais nos livros didáticos e o ensino de história : a cultura material e o presente
title_full Os objetos educacionais digitais nos livros didáticos e o ensino de história : a cultura material e o presente
title_fullStr Os objetos educacionais digitais nos livros didáticos e o ensino de história : a cultura material e o presente
title_full_unstemmed Os objetos educacionais digitais nos livros didáticos e o ensino de história : a cultura material e o presente
title_sort Os objetos educacionais digitais nos livros didáticos e o ensino de história : a cultura material e o presente
author Romeiro, Kauana Candido
author_facet Romeiro, Kauana Candido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]
Franco, Alexia Pádua
Mello, Diene Eire de
dc.contributor.author.fl_str_mv Romeiro, Kauana Candido
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino audiovisual
História
Estudo e ensino
Cultura material
Livros didáticos
Audio-visual education
History
Material culture
Textbooks
Study and teaching
topic Ensino audiovisual
História
Estudo e ensino
Cultura material
Livros didáticos
Audio-visual education
History
Material culture
Textbooks
Study and teaching
description Resumo: O presente estudo descreve e analisa os Objetos Educacionais Digitais, presentes nos DVDs da coleção de livro didático Projeto Araribá História, uma das mais vendidas no Programa Nacional do Livro Didático 214 Os Objetos foram produzidos a partir de demandas apresentadas em edital governamental e contêm áudios, textos, imagens (fixas ou em movimento) para serem exibidos em telas de computador O olhar, neste trabalho, dirige-se aos Objetos Educacionais Digitais (OEDs) – recursos audiovisuais, como jogos, infográficos animados, hipermídia – tendo como objetivos: discutir e apontar a proposta de história nesses conteúdos digitais; analisar as contribuições desses conteúdos para o desenvolvimento do pensamento histórico; identificar se apresentam uma abordagem intersubjetiva que contempla uma visão sobre o presente e, ao perceber-se o destaque dos OEDs para as construções, os objetos, discute o conceito de cultura material Para isso, realiza-se, aqui, uma discussão sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação e um levantamento de pesquisas no campo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Também foram analisados alguns conceitos de Jörn Rüsen para se pensar o ensino de História e a cultura material Na sequência, encontram-se as análises gerais sobre os OEDs de cada volume, por meio de quadros e breves considerações, relacionando com reflexões sobre a coleção Além disso, destacam-se o conceito de cultura material e o presente, por meio de imagens e questões da atualidade e da vivência dos alunos Com isso, os OEDs são investigados tendo em vista algumas definições trazidas do campo da TIC, da Educação Histórica Como resultado, percebe-se que os OEDs: são expositivos, ricos em imagens e recursos que tratam de diferentes temporalidades, que podem ser analisadas em seus detalhes a partir da decisão do professor e apresentam propostas de atividades interdisciplinares que valorizaram aspectos culturais e cotidianos dos alunos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2018.00
2024-05-01T15:03:32Z
2024-05-01T15:03:32Z
23.02.2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16217
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823291590836224