Abordagens dos recursos audiovisuais em livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Silmara Rodrigues, 1996-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641314
Resumo: Orientadores: Jorge Megid Neto, Aldo Aoyagui Gomes Pereira
id UNICAMP-30_2f08c1ffa42bbbdc01148c7d0d222f6e
oai_identifier_str oai::1164506
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Abordagens dos recursos audiovisuais em livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018Audiovisual uses in the Brasilian program of high school physics textbooks of 2018Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)Física - Estudo e ensinoAudiovisualLivros didáticosNational Textbook Program (Brazil)Physics - Study and teachingAudio visualTextbooksOrientadores: Jorge Megid Neto, Aldo Aoyagui Gomes PereiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Os livros didáticos têm fornecido orientações programáticas, informações e propostas metodológicas que auxiliam os processos de ensino e aprendizagem escolar e a relação professor-aluno, além de contribuírem com a formação de professores. No entanto, presenciamos nas últimas décadas, o surgimento de outros recursos didáticos de extrema importância, como os audiovisuais, que apesar de possuírem muitas pesquisas estimulando e discutindo sua aplicação educacional, na maioria das vezes são utilizados de maneira descontextualizada e não sistemática. O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os modos de uso atribuídos aos recursos audiovisuais pelas coleções didáticas de Física aprovadas no PNLD 2018, visando responder a seguinte questão: quais as representações de uso dos recursos audiovisuais nos livros didáticos de Física? Consideramos por audiovisuais as gravações visuais com ou sem banda sonora, as gravações sonoras e as mídias digitais com imagens e/ou sons. Para a análise dos modos de uso dos audiovisuais utilizamos os trabalhos de Moran, Masetto e Behrens (2000) e Freitas, Queirós e Lacerda (2018), que propõem os seguintes modos de uso: sensibilização; ilustração; simulação; conteúdo de ensino; produção; processo de avaliação; espelhamento; e perspectiva crítica. Na análise da presença e representações dos audiovisuais nas coleções didáticas utilizamos os seguintes descritores: volume da coleção didática; área da Física; localização gráfico-editorial; tipo de audiovisual; suporte tecnológico; ações do professor e do aluno; elemento curricular; e modos de uso. A análise foi realizada com o apoio teórico-metodológico da Análise de Conteúdo e de trabalhos que investigam os diversos usos educacionais das Tecnologias de Informação e Comunicação, em particular do audiovisual. Realizamos uma análise qualiquantitaviva de seis coleções didáticas selecionadas dentre as doze coleções de Física aprovadas no PNLD 2018, sendo as três coleções mais adquiridas pelo Ministério da Educação e três coleções de autoria de pesquisadores da área de Ensino de Física. Realizamos a leitura completa dos três Livros do Aluno de cada coleção e respectivos Manuais do Professor, organizando os dados em planilhas e sistematizando-os por meio de quadros, tabelas e gráficos. Como resultado, identificamos 453 ocorrências de uso de audiovisuais no conjunto das seis coleções, presentes em textos, imagens, atividades e orientações ao professor, sendo 34% dessas ocorrências nos Livros do Aluno e 66% nos Manuais do Professor. Os modos de uso predominantes foram Conteúdo de Ensino e Ilustração e os audiovisuais foram aproveitados principalmente como elemento curricular complementar, confirmando a característica instrumental do audiovisual identificada também nas pesquisas acadêmicas em ensino de Física. No entanto, atividades e situações pontuais em algumas coleções podem servir de exemplo para uma visão dos audiovisuais de maneira mais crítica e como elemento essencial para o desenvolvimento do currículo de Física. Sugerimos, assim, a necessidade de se olhar para os audiovisuais, enquanto recursos didáticos, sobretudo para discutir com os alunos embates culturais, políticos e ideológicos que perpassam a visão social de ciência, assim como olhar e debater seus contextos de produção.Abstract: Textbooks have provided programmatic guidance, information, and methodological proposals, in addition to contributing to teacher formation. However, in the last decades, we have witnessed the emergence of other didactic resources of extreme importance for school teaching and learning, such as audiovisuals. There is a lot of educational research on textbooks, but they are still used in a decontextualized and non-systematic way. The objective of this work was to identify and analyze the modes of use attributed to audiovisual resources by the textbooks of Physics approved in PNLD 2018. We aimed to answer the following question: what are the representations of use of audiovisual resources in textbooks of Physics? We consider as audiovisual: visual recordings with or without a soundtrack, sound recordings and digital media with images and / or sounds. For the analysis of the audiovisual use modes, we use the works of Moran, Masetto and Behrens (2000) and Freitas, Queirós and Lacerda (2018). These authors propose the following modes of use: awareness; illustration; simulation; teaching content; production; evaluation process; mirroring; and critical perspective. In analyzing the representations of audiovisuals in the textbooks, we used the following descriptors: volume of the didactic collection; area of Physics; graphic-editorial location; type of audiovisual; technological support; teacher and student actions; curricular element; and modes of use. The analysis was carried out with the theoretical and methodological support of Content Analysis, performing a qualitative and quantitative analysis of six didactic collections selected from the twelve physics collections approved in the PNLD 2018 – Physics. We carried out a complete reading of the three Student Books in each collection and the respective Teacher Manuals. The data produced were organized in spreadsheets and systematized using tables, charts, and graphs. We identified 453 occurrences of use of audiovisuals in the set of six collections, present in texts, images, activities, and guidance to the teacher, with 34% of these occurrences in the Student Books and 66% in the Teacher's Manuals. The predominant modes of use were Teaching Content and Illustration. The audiovisuals were used mainly as a complementary curricular element, confirming the instrumental characteristic of the audiovisual identified also in academic research in Physics teaching. However, specific activities and situations in some collections can serve as an example for a more critical view of audiovisuals and as an essential element for the development of the Physics curriculum. We suggest the need to use audiovisuals specially to discuss cultural, political, and ideological conflicts that permeate the social view of science and to debate their contexts of production.MestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES88882.435444/2019-01[s.n.]Megid Neto, Jorge, 1958-Pereira, Aldo Aoyagui Gomes, 1978-Gebara, Maria José FontanaGenovese, Luiz Gonzaga RoversiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDomingues, Silmara Rodrigues, 1996-20212021-03-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 131 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641314DOMINGUES, Silmara Rodrigues. Abordagens dos recursos audiovisuais em livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018 . 2021. 1 recurso online ( 131 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641314. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164506Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-11T17:15:36Zoai::1164506Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-05-11T17:15:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens dos recursos audiovisuais em livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018
Audiovisual uses in the Brasilian program of high school physics textbooks of 2018
title Abordagens dos recursos audiovisuais em livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018
spellingShingle Abordagens dos recursos audiovisuais em livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018
Domingues, Silmara Rodrigues, 1996-
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Física - Estudo e ensino
Audiovisual
Livros didáticos
National Textbook Program (Brazil)
Physics - Study and teaching
Audio visual
Textbooks
title_short Abordagens dos recursos audiovisuais em livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018
title_full Abordagens dos recursos audiovisuais em livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018
title_fullStr Abordagens dos recursos audiovisuais em livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018
title_full_unstemmed Abordagens dos recursos audiovisuais em livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018
title_sort Abordagens dos recursos audiovisuais em livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018
author Domingues, Silmara Rodrigues, 1996-
author_facet Domingues, Silmara Rodrigues, 1996-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Megid Neto, Jorge, 1958-
Pereira, Aldo Aoyagui Gomes, 1978-
Gebara, Maria José Fontana
Genovese, Luiz Gonzaga Roversi
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Silmara Rodrigues, 1996-
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Física - Estudo e ensino
Audiovisual
Livros didáticos
National Textbook Program (Brazil)
Physics - Study and teaching
Audio visual
Textbooks
topic Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Física - Estudo e ensino
Audiovisual
Livros didáticos
National Textbook Program (Brazil)
Physics - Study and teaching
Audio visual
Textbooks
description Orientadores: Jorge Megid Neto, Aldo Aoyagui Gomes Pereira
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-03-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641314
DOMINGUES, Silmara Rodrigues. Abordagens dos recursos audiovisuais em livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018 . 2021. 1 recurso online ( 131 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641314. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641314
identifier_str_mv DOMINGUES, Silmara Rodrigues. Abordagens dos recursos audiovisuais em livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018 . 2021. 1 recurso online ( 131 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641314. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1164506
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 131 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189173103427584