Motivação e estratégias para aprender de professores do Programa de Desenvolvimento Educacional ? PDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Marcio Eleotério
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8504
Resumo: Resumo: A presente pesquisa teve como foco analisar as estratégias de aprendizagem e a motivação no contexto escolar, tendo por base a Teoria da Autodeterminação, em curso de formação de professores Partindo deste problema, o objetivo geral foi a identificação das estratégias e dos perfis motivacionais, procurando levantar diferenças nas estratégias de aprendizagem e nos perfis motivacionais no contexto escolar Como método de pesquisa adotou-se uma abordagem descritiva com delineamentos de levantamento e correlacional Participaram da pesquisa 157 professores, sendo 377 egressos do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, 675 no primeiro ano de formação do PDE e 518 no segundo ano de formação do PDE Os professores foram avaliados por meio de uma escala de estratégias de aprendizagem e um questionário de continuum motivacional Os dados foram organizados em planilha e submetidos às análises da estatística descritiva e inferencial Dentre os resultados obtidos, destaca-se que a escala Continuum Motivacional para Professores em Formação Continuada apresentou evidências de validade, confirmou a estrutura de cinco dimensões por meio da análise dimensional, com variância total de 37,28% A escala apresentou os seguintes alphas de Cronbach, Dimensão 1 – desmotivação (,76), Dimensão 2 – motivação intrínseca (,78), Dimensão 3 – motivação extrínseca com regulação externa (,61), Dimensão 4 - motivação extrínseca com regulação introjetada (,6), Dimensão 5 – motivação extrínseca com regulação identificada (,71) Para a escala de Estratégias de Aprendizagem para Formação Continuada, o instrumento apresentou uma variância de 27,18% e foi confirmada a estrutura de dois fatores na análise fatorial A escala apresentou os seguintes alphas, para escala toda (,8), Dimensão 1 – estratégias cognitivas (,75) e Dimensão 2 – estratégias metacognitivas (,67) Os resultados apontam que as escalas estudadas apresentaram índices aceitáveis de consistência interna e houve diferença na motivação e nas estratégias de aprendizagem entre os professores que estão no início do Programa de Desenvolvimento Educacional da rede estadual do Paraná em seu curso (andamento) e aqueles que já são egressos Os dados foram discutidos visando a compreensão e o mapeamento do perfil estratégico do professor no curso de formação, bem como o seu perfil motivacional no contexto escolar
id UEL_2c8a6ba07ca2fb453843acd6f9990633
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8504
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Motivação e estratégias para aprender de professores do Programa de Desenvolvimento Educacional ? PDEMotivação na educaçãoAutodeterminação (Educação)Estratégias de aprendizagemLearning strategiesResumo: A presente pesquisa teve como foco analisar as estratégias de aprendizagem e a motivação no contexto escolar, tendo por base a Teoria da Autodeterminação, em curso de formação de professores Partindo deste problema, o objetivo geral foi a identificação das estratégias e dos perfis motivacionais, procurando levantar diferenças nas estratégias de aprendizagem e nos perfis motivacionais no contexto escolar Como método de pesquisa adotou-se uma abordagem descritiva com delineamentos de levantamento e correlacional Participaram da pesquisa 157 professores, sendo 377 egressos do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, 675 no primeiro ano de formação do PDE e 518 no segundo ano de formação do PDE Os professores foram avaliados por meio de uma escala de estratégias de aprendizagem e um questionário de continuum motivacional Os dados foram organizados em planilha e submetidos às análises da estatística descritiva e inferencial Dentre os resultados obtidos, destaca-se que a escala Continuum Motivacional para Professores em Formação Continuada apresentou evidências de validade, confirmou a estrutura de cinco dimensões por meio da análise dimensional, com variância total de 37,28% A escala apresentou os seguintes alphas de Cronbach, Dimensão 1 – desmotivação (,76), Dimensão 2 – motivação intrínseca (,78), Dimensão 3 – motivação extrínseca com regulação externa (,61), Dimensão 4 - motivação extrínseca com regulação introjetada (,6), Dimensão 5 – motivação extrínseca com regulação identificada (,71) Para a escala de Estratégias de Aprendizagem para Formação Continuada, o instrumento apresentou uma variância de 27,18% e foi confirmada a estrutura de dois fatores na análise fatorial A escala apresentou os seguintes alphas, para escala toda (,8), Dimensão 1 – estratégias cognitivas (,75) e Dimensão 2 – estratégias metacognitivas (,67) Os resultados apontam que as escalas estudadas apresentaram índices aceitáveis de consistência interna e houve diferença na motivação e nas estratégias de aprendizagem entre os professores que estão no início do Programa de Desenvolvimento Educacional da rede estadual do Paraná em seu curso (andamento) e aqueles que já são egressos Os dados foram discutidos visando a compreensão e o mapeamento do perfil estratégico do professor no curso de formação, bem como o seu perfil motivacional no contexto escolarDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research aims to analyze learning strategies and motivation in school context, based on theory of self-determination, in teachers’ training course From this problem, the general aim was the identification of strategies and motivational profiles, seeking to show the differences in learning strategies and motivational profiles in the school context As research method, a descriptive approach with co-relational and survey designs was adopted 157 teachers participated in the research, with 377 graduates of the Educational Development Program – PDE, 675 in the first year of PDE and 518 in the second year Teachers were evaluated through a range of learning strategies and a motivational continuum questionnaire Data were organized in a spreadsheet and submitted to analysis of descriptive and inferential statistics Among the results, it stood out that the Continuum Motivational scale for Teacher in Continued Formation showed evidence of validity, confirmed the structure of five dimensions by dimensional analysis, with total variance of 3728% The scale presented the following Cronbach's alpha, Dimension 1 – demotivation (,76), Dimension 2 – intrinsic motivation (,78), Dimension 3 - extrinsic motivation with external regulation (,61), Dimension 4 - extrinsic motivation with introjected regulation (,6), Dimension 5 - extrinsic motivation with identified regulation (,71) For the scale of Learning Strategies for Continuing Education, the instrument presented a variance of 27,18% and was confirmed the structure of two factors in factor analysis The scales presented the following alphas, to full scale (,8), Dimension 1– cognitive strategies (,75) and Dimension 2 – meta-cognitive strategies (,67) The results point that studied scales presented acceptable index of internal consistence and there was a difference in motivation and learning strategies between teachers that are in the beginning of the Educational Development Program from Paraná’s state network in its course (in progress) and those who are already graduates Data were discussed aiming a comprehension and mapping of the strategic profile of teachers in the training course, and their motivational profile in the school contextOliveira, Katya Luciane de [Orientador]Bzuneck, José AloyseoBoruchovitch, EvelyCunha, Marcio Eleotério2024-05-01T11:34:11Z2024-05-01T11:34:11Z2014.0012.12.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8504porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:25Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8504Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:25Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação e estratégias para aprender de professores do Programa de Desenvolvimento Educacional ? PDE
title Motivação e estratégias para aprender de professores do Programa de Desenvolvimento Educacional ? PDE
spellingShingle Motivação e estratégias para aprender de professores do Programa de Desenvolvimento Educacional ? PDE
Cunha, Marcio Eleotério
Motivação na educação
Autodeterminação (Educação)
Estratégias de aprendizagem
Learning strategies
title_short Motivação e estratégias para aprender de professores do Programa de Desenvolvimento Educacional ? PDE
title_full Motivação e estratégias para aprender de professores do Programa de Desenvolvimento Educacional ? PDE
title_fullStr Motivação e estratégias para aprender de professores do Programa de Desenvolvimento Educacional ? PDE
title_full_unstemmed Motivação e estratégias para aprender de professores do Programa de Desenvolvimento Educacional ? PDE
title_sort Motivação e estratégias para aprender de professores do Programa de Desenvolvimento Educacional ? PDE
author Cunha, Marcio Eleotério
author_facet Cunha, Marcio Eleotério
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Katya Luciane de [Orientador]
Bzuneck, José Aloyseo
Boruchovitch, Evely
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Marcio Eleotério
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação na educação
Autodeterminação (Educação)
Estratégias de aprendizagem
Learning strategies
topic Motivação na educação
Autodeterminação (Educação)
Estratégias de aprendizagem
Learning strategies
description Resumo: A presente pesquisa teve como foco analisar as estratégias de aprendizagem e a motivação no contexto escolar, tendo por base a Teoria da Autodeterminação, em curso de formação de professores Partindo deste problema, o objetivo geral foi a identificação das estratégias e dos perfis motivacionais, procurando levantar diferenças nas estratégias de aprendizagem e nos perfis motivacionais no contexto escolar Como método de pesquisa adotou-se uma abordagem descritiva com delineamentos de levantamento e correlacional Participaram da pesquisa 157 professores, sendo 377 egressos do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, 675 no primeiro ano de formação do PDE e 518 no segundo ano de formação do PDE Os professores foram avaliados por meio de uma escala de estratégias de aprendizagem e um questionário de continuum motivacional Os dados foram organizados em planilha e submetidos às análises da estatística descritiva e inferencial Dentre os resultados obtidos, destaca-se que a escala Continuum Motivacional para Professores em Formação Continuada apresentou evidências de validade, confirmou a estrutura de cinco dimensões por meio da análise dimensional, com variância total de 37,28% A escala apresentou os seguintes alphas de Cronbach, Dimensão 1 – desmotivação (,76), Dimensão 2 – motivação intrínseca (,78), Dimensão 3 – motivação extrínseca com regulação externa (,61), Dimensão 4 - motivação extrínseca com regulação introjetada (,6), Dimensão 5 – motivação extrínseca com regulação identificada (,71) Para a escala de Estratégias de Aprendizagem para Formação Continuada, o instrumento apresentou uma variância de 27,18% e foi confirmada a estrutura de dois fatores na análise fatorial A escala apresentou os seguintes alphas, para escala toda (,8), Dimensão 1 – estratégias cognitivas (,75) e Dimensão 2 – estratégias metacognitivas (,67) Os resultados apontam que as escalas estudadas apresentaram índices aceitáveis de consistência interna e houve diferença na motivação e nas estratégias de aprendizagem entre os professores que estão no início do Programa de Desenvolvimento Educacional da rede estadual do Paraná em seu curso (andamento) e aqueles que já são egressos Os dados foram discutidos visando a compreensão e o mapeamento do perfil estratégico do professor no curso de formação, bem como o seu perfil motivacional no contexto escolar
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 12.12.2014
2014.00
2024-05-01T11:34:11Z
2024-05-01T11:34:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8504
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823314854543360