Compreensão de leitura, estratégias de aprendizagem e motivação para aprender em alunos do ensino fundamental I
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15860 |
Resumo: | Resumo: Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina, cuja Linha de Pesquisa denomina-se “Docência: Saberes e Prática, Núcleo: Ação Docente” A leitura e a compreensão de leitura são atos complexos, interdisciplinares, multideterminados, que exigem significações resultantes de reflexões e ruminações advindas de palavras escritas As estratégias de aprendizagem são grandes aliadas no processo de compreensão de leitura assim como a motivação para aprender, a qual possibilita que o aluno amplie seu processo psicolinguístico Desse modo, saber o que influencia o aluno a compreender aquilo que lê, o que o instiga a utilizar determinada estratégia de aprendizagem e o quão motivado está para aprender, foram questões essenciais para esta pesquisa Partindo dessa premissa, esta pesquisa objetivou buscar possíveis relações entre compreensão de leitura, as estratégias de aprendizagem e a motivação para aprender, investigar se o avaliado usa estratégias no decorrer de sua aprendizagem, delineando chegar a um determinado perfil do comportamento estratégico relacionado à aprendizagem e ampliar as evidências de validade deste teste de Cloze Participaram 39 alunos dos 2ºs aos 5ºs anos da Rede Municipal A coleta de dados ocorreu em cada turma, de modo coletivo Foram utilizados três instrumentos, a saber, o teste de Cloze, a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental e o Questionário de Continuum Infantil Teve como embasamento a Teoria da Psicologia Cognitiva dos fundamentos da Teoria do Processamento da Informação para investigar o perfil do comportamento estratégico e como referencial a Teoria da Autodeterminação, para avaliar a qualidade da motivação para aprender Como método de pesquisa, adotou-se a abordagem descritiva com delineamentos de levantamento e a abordagem correlacional Os resultados indicaram que a compreensão de leitura dos alunos está no nível instrucional; quanto às estratégias de aprendizagem, eles são medianamente estratégicos, não utilizando de modo geral, as estratégias disfuncionais no momento do estudo; já na motivação para aprender, a desmotivação foi baixa enquanto que a motivação introjetada e a motivação intrínseca foram as que mais obtiveram pontuação Nas conclusões, surgiram indicações de caráter psicoeducacional, o que ressalta ser necessário que haja o desenvolvendo de propostas mais fortemente aliadas à prática do professor, em sala de aula, nos diversos níveis escolares Delineando assim, que cada vez mais os alunos possam estar motivados intrinsecamente, compreendam melhor o que leem e utilizem cada vez mais as estratégias cognitivas e metacognitivas |
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Compreensão de leitura, estratégias de aprendizagem e motivação para aprender em alunos do ensino fundamental ICompreensão na leituraEstratégias de aprendizagemMotivação na educaçãoReading comprehensionLearning strategiesResumo: Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina, cuja Linha de Pesquisa denomina-se “Docência: Saberes e Prática, Núcleo: Ação Docente” A leitura e a compreensão de leitura são atos complexos, interdisciplinares, multideterminados, que exigem significações resultantes de reflexões e ruminações advindas de palavras escritas As estratégias de aprendizagem são grandes aliadas no processo de compreensão de leitura assim como a motivação para aprender, a qual possibilita que o aluno amplie seu processo psicolinguístico Desse modo, saber o que influencia o aluno a compreender aquilo que lê, o que o instiga a utilizar determinada estratégia de aprendizagem e o quão motivado está para aprender, foram questões essenciais para esta pesquisa Partindo dessa premissa, esta pesquisa objetivou buscar possíveis relações entre compreensão de leitura, as estratégias de aprendizagem e a motivação para aprender, investigar se o avaliado usa estratégias no decorrer de sua aprendizagem, delineando chegar a um determinado perfil do comportamento estratégico relacionado à aprendizagem e ampliar as evidências de validade deste teste de Cloze Participaram 39 alunos dos 2ºs aos 5ºs anos da Rede Municipal A coleta de dados ocorreu em cada turma, de modo coletivo Foram utilizados três instrumentos, a saber, o teste de Cloze, a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental e o Questionário de Continuum Infantil Teve como embasamento a Teoria da Psicologia Cognitiva dos fundamentos da Teoria do Processamento da Informação para investigar o perfil do comportamento estratégico e como referencial a Teoria da Autodeterminação, para avaliar a qualidade da motivação para aprender Como método de pesquisa, adotou-se a abordagem descritiva com delineamentos de levantamento e a abordagem correlacional Os resultados indicaram que a compreensão de leitura dos alunos está no nível instrucional; quanto às estratégias de aprendizagem, eles são medianamente estratégicos, não utilizando de modo geral, as estratégias disfuncionais no momento do estudo; já na motivação para aprender, a desmotivação foi baixa enquanto que a motivação introjetada e a motivação intrínseca foram as que mais obtiveram pontuação Nas conclusões, surgiram indicações de caráter psicoeducacional, o que ressalta ser necessário que haja o desenvolvendo de propostas mais fortemente aliadas à prática do professor, em sala de aula, nos diversos níveis escolares Delineando assim, que cada vez mais os alunos possam estar motivados intrinsecamente, compreendam melhor o que leem e utilizem cada vez mais as estratégias cognitivas e metacognitivasDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This study is linked to the Graduate Program Master and Doctorate in Education from the State University of Londrina, whose research line called "Teaching: Knowledge and Practice, Center: Teacher Action" Reading and reading comprehension are complex acts, interdisciplinary, multidetermined, requiring meanings resulting from reflections and ruminations arising from written words Learning strategies are great allies in reading comprehension process as well as the motivation to learn, which enables the student to expand its psycholinguistic process Thus, knowing what influences the student to understand what you read, what instigates use certain learning strategy and how motivated is to learn, were key issues for this research From this premise, this study aimed to seek possible relationships between reading comprehension, learning strategies and motivation to learn, investigate whether the evaluated uses strategies in the course of their learning, delineating reach a certain profile of strategic behavior related to learning and enlarge the evidence of validity of Cloze test Participated 39 students from 2 s to 5ºs years of the Municipal Network Data collection occurred in each group, collectively Three instruments were used, namely the Cloze test, the Learning Strategies Assessment Scale for Elementary School and the Continuum Child Questionnaire We had the foundation Cognitive Psychology Theory of the foundations of information processing theory to investigate the profile of strategic behavior and as a reference the Theory of Self-determination, to assess the quality of motivation to learn As a research method, adopted the descriptive approach with lifting designs and correlational approach The results indicated that the reading comprehension of students is the instructional level; as the learning strategies, they are strategic medium, not using general strategies dysfunctional during the study; since the motivation to learn, the motivation was low while the internalized motivation and intrinsic motivation were the ones that got the most points The conclusions emerged psychoeducational character indications, underscoring be necessary to have the developing proposals more strongly related to the practice of the teacher in the classroom, in the various school levels Outlining so that more students can be motivated intrinsically better understand what they read and use increasingly cognitive and metacognitive strategiesOliveira, Katya Luciane de [Orientador]Franco, Sandra Aparecida PiresCunha, Neide de BritoMateus, Elaine Cristina2024-05-01T14:58:03Z2024-05-01T14:58:03Z2016.0027.09.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15860porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:03Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15860Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:03Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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