Pós-graduação em educação física e produção de conhecimento : estratégias para disseminação cientifíca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kubo, Keila Cristina de Moraes Lima
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13909
Resumo: Resumo: As exigências de produtividade científica junto aos Programas de Pós-Graduação em geral, e especificamente, na área da Educação Física podem influenciar a conduta dos pesquisadores ao disseminar o conhecimento científico Assim, o objetivo deste estudo foi identificar as estratégias descritas pelos estudantes de doutorado em Educação Física para disseminar o conhecimento científico Para isso, adotamos a abordagem quantitativa com um estudo do tipo exploratório A coleta dos dados foi realizada por meio de um instrumento elaborado, que teve a literatura sobre o assunto estudado como base inicial O instrumento foi avaliado por especialistas e aplicado em um estudo piloto O instrumento era composto por itens relacionadas à características demográficas; uma lista de itens sobre estratégias de disseminação do conhecimento com respostas em uma escala do tipo Likert; e uma lista com cinco práticas de pesquisa inadequadas para serem enumeradas em ordem que iria da mais condenável para a menos condenável Analisamos os dados usando primeiramente testes estatísticos não-paramétricos, sendo aplicada a estatística descritiva, por meio da frequência absoluta e relativa, o Kolmogorov-Sminorv e o Coeficiente de Concordância W de Kendall No segundo momento empregamos dois testes estatísticos paramétricos, sendo o Coeficiente de Cronbach e posteriormente a Análise Fatorial Constatamos que os estudantes de doutorado em Educação Física não reconhecem que práticas inadequadas para disseminar o conhecimento, como falsificação, fabricação e plágio estejam sendo adotadas Porém verificamos que os estudantes identificaram a ocorrência de práticas como autoria presenteada e fracionamento de pesquisa Consideramos que além de identificar quais estratégias vem sendo empregados na disseminação do conhecimento é preciso também compreender as causas de suas ocorrências para que seja possível combatê-las e propiciar reflexões fundamentais sobre o processo de formação de recursos humanos para a condução de pesquisa com responsabilidade
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e uma lista com cinco práticas de pesquisa inadequadas para serem enumeradas em ordem que iria da mais condenável para a menos condenável Analisamos os dados usando primeiramente testes estatísticos não-paramétricos, sendo aplicada a estatística descritiva, por meio da frequência absoluta e relativa, o Kolmogorov-Sminorv e o Coeficiente de Concordância W de Kendall No segundo momento empregamos dois testes estatísticos paramétricos, sendo o Coeficiente de Cronbach e posteriormente a Análise Fatorial Constatamos que os estudantes de doutorado em Educação Física não reconhecem que práticas inadequadas para disseminar o conhecimento, como falsificação, fabricação e plágio estejam sendo adotadas Porém verificamos que os estudantes identificaram a ocorrência de práticas como autoria presenteada e fracionamento de pesquisa Consideramos que além de identificar quais estratégias vem sendo empregados na disseminação do conhecimento é preciso também compreender as causas de suas ocorrências para que seja possível combatê-las e propiciar reflexões fundamentais sobre o processo de formação de recursos humanos para a condução de pesquisa com responsabilidadeDissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esportes, Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAbstract: The demands of scientific productivity in Graduate Programs in general, and specifically in the area of Physical Education can influence the conduct of researchers when disseminating scientific knowledge Thus, the objective of this study was to identify the strategies described by doctoral students in Physical Education to disseminate scientific knowledge For this, we adopted the quantitative approach with an exploratory study Data collection was performed using an instrument developed for this purpose, with the literature on the subject studied as an initial basis The instrument was evaluated by experts and used in a pilot study The instrument consisted of items related to demographic characteristics, a list of items on strategies for disseminating knowledge with answers on a Likert scale, and a list of five unsuitable research practices to be listed in order from more to less reprehensible We analyzed the data using primarily non-parametric statistical tests, using descriptive statistics at the absolute and relative frequency, the Kolmogorov-Sminorv test and Kendall's W Coefficient of Concordance In the second stage we used two parametric statistical tests, the Cronbach coefficient and, subsequently, Factor Analysis We found that doctoral students in Physical Education do not recognize that inappropriate practices to disseminate knowledge, such as falsification, fabrication and plagiarism are being adopted However, we found that students identified the occurrence of authorship practices such as gifted authorship and fractionation of research We consider that besides identifying what strategies are being employed in the dissemination of knowledge, it is also necessary to understand the causes of their occurrence so that they can be addressed and provide fundamental reflections on the process of training human resources to conduct research responsiblySoriano, Jeane Barcelos [Orientador]Nascimento, Juarez Vieira doNakamura, Fábio YuzoKubo, Keila Cristina de Moraes Lima2024-05-01T14:20:51Z2024-05-01T14:20:51Z2012.0031.08.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13909porMestradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:08Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13909Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:08Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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