Estratégias pedgógicas de professores de educação física com alunos com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Camila de Ávila
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69848
Resumo: Este estudo tem como tema de pesquisa as estratégias pedagógicas de professores de Educação Física com alunos com deficiências. O problema de pesquisa que orientou este estudo foi: Quais são as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de Educação Física com alunos que apresentam deficiências? Objetiva-se conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de Educação Física do ensino regular com alunos que apresentam deficiência, assim como compreender como estas práticas pedagógicas favorecem o processo de inclusão escolar. Para isso se fez uso de um Questionário semi-estruturado, no qual se buscou responder ao problema da pesquisa e atingir os objetivos, através de uma pesquisa de caráter qualitativo e de cunho exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram professores de Educação Física da rede pública do município de Gravataí/RS região metropolitana de Porto Alegre. O estudo concluiu que os professores se mostram ansiosos com relação ao assunto da inclusão, por acreditarem não estarem totalmente aptos para enfrentar estes desafios, porém, acolhem o aluno, respeitando suas limitações. A prática pedagógica desenvolvida na maioria das vezes é voltada para a adaptação das aulas, e os professores acreditam que suas práticas favorecem a inclusão, principalmente pelas interações sociais que ocorrem em uma aula de Educação Física, indicando que estas relações trazem aos alunos muitas coisas positivas.
id UFRGS-2_9b7aea8ad34e464471f86f494e4bec72
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69848
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Camila de ÁvilaRozek, Marlene2013-03-29T01:44:23Z2012http://hdl.handle.net/10183/69848000874736Este estudo tem como tema de pesquisa as estratégias pedagógicas de professores de Educação Física com alunos com deficiências. O problema de pesquisa que orientou este estudo foi: Quais são as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de Educação Física com alunos que apresentam deficiências? Objetiva-se conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de Educação Física do ensino regular com alunos que apresentam deficiência, assim como compreender como estas práticas pedagógicas favorecem o processo de inclusão escolar. Para isso se fez uso de um Questionário semi-estruturado, no qual se buscou responder ao problema da pesquisa e atingir os objetivos, através de uma pesquisa de caráter qualitativo e de cunho exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram professores de Educação Física da rede pública do município de Gravataí/RS região metropolitana de Porto Alegre. O estudo concluiu que os professores se mostram ansiosos com relação ao assunto da inclusão, por acreditarem não estarem totalmente aptos para enfrentar estes desafios, porém, acolhem o aluno, respeitando suas limitações. A prática pedagógica desenvolvida na maioria das vezes é voltada para a adaptação das aulas, e os professores acreditam que suas práticas favorecem a inclusão, principalmente pelas interações sociais que ocorrem em uma aula de Educação Física, indicando que estas relações trazem aos alunos muitas coisas positivas.This study has as research subject the pedagogic strategies of teachers of Physical Education with disabled students. The research approach which has guided this study has been: What are the pedagogic practices developed by the teachers of Physical Education with disabled students? It aims to know the pedagogic practices developed by the teachers of Physical Education of schools in which there are disabled students, as well as to understand how these pedagogic practices favor the process of school inclusion. A semi-structured questionnaire has been used in order to reply the research approach and to achieve the objectives, through a qualitative nature and exploratory character research. The subjects of the research have been teachers of Physical Education of the public net from Gravataí-RS, metropolitan region of Porto Alegre. The study has concluded that the teachers seem anxious with relation to the inclusion subject, for believing they are not able enough to face up these challenges, however, they accept the student, respecting his limitations. The pedagogic practice developed most of times is limitations. The pedagogic practice developed most of times is focused on the adaptation of the classes, and teachers believe that their practices favor the inclusion, mainly through the social interactions which happen in a Physical Education class, indicating that these relations bring for the students many positive things.application/pdfporInclusão escolarEducação físicaPrática pedagógicaRelação professor-alunoPedagogic practicesSchool inclusionPhysycal educationEstratégias pedgógicas de professores de educação física com alunos com deficiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de especialização educação especial: processos inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000874736.pdf000874736.pdfTexto completoapplication/pdf484036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69848/1/000874736.pdf28e726c70ace71639c980a24999509d9MD51TEXT000874736.pdf.txt000874736.pdf.txtExtracted Texttext/plain80740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69848/2/000874736.pdf.txt59e7ee0b98c12d16a1f444a714634e59MD52THUMBNAIL000874736.pdf.jpg000874736.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69848/3/000874736.pdf.jpg7ab7f31b383c6409b6a53dc31dec2a8eMD5310183/698482018-10-15 08:05:25.591oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69848Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:05:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias pedgógicas de professores de educação física com alunos com deficiência
title Estratégias pedgógicas de professores de educação física com alunos com deficiência
spellingShingle Estratégias pedgógicas de professores de educação física com alunos com deficiência
Ferreira, Camila de Ávila
Inclusão escolar
Educação física
Prática pedagógica
Relação professor-aluno
Pedagogic practices
School inclusion
Physycal education
title_short Estratégias pedgógicas de professores de educação física com alunos com deficiência
title_full Estratégias pedgógicas de professores de educação física com alunos com deficiência
title_fullStr Estratégias pedgógicas de professores de educação física com alunos com deficiência
title_full_unstemmed Estratégias pedgógicas de professores de educação física com alunos com deficiência
title_sort Estratégias pedgógicas de professores de educação física com alunos com deficiência
author Ferreira, Camila de Ávila
author_facet Ferreira, Camila de Ávila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Camila de Ávila
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rozek, Marlene
contributor_str_mv Rozek, Marlene
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Educação física
Prática pedagógica
Relação professor-aluno
topic Inclusão escolar
Educação física
Prática pedagógica
Relação professor-aluno
Pedagogic practices
School inclusion
Physycal education
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogic practices
School inclusion
Physycal education
description Este estudo tem como tema de pesquisa as estratégias pedagógicas de professores de Educação Física com alunos com deficiências. O problema de pesquisa que orientou este estudo foi: Quais são as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de Educação Física com alunos que apresentam deficiências? Objetiva-se conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de Educação Física do ensino regular com alunos que apresentam deficiência, assim como compreender como estas práticas pedagógicas favorecem o processo de inclusão escolar. Para isso se fez uso de um Questionário semi-estruturado, no qual se buscou responder ao problema da pesquisa e atingir os objetivos, através de uma pesquisa de caráter qualitativo e de cunho exploratório. Os sujeitos da pesquisa foram professores de Educação Física da rede pública do município de Gravataí/RS região metropolitana de Porto Alegre. O estudo concluiu que os professores se mostram ansiosos com relação ao assunto da inclusão, por acreditarem não estarem totalmente aptos para enfrentar estes desafios, porém, acolhem o aluno, respeitando suas limitações. A prática pedagógica desenvolvida na maioria das vezes é voltada para a adaptação das aulas, e os professores acreditam que suas práticas favorecem a inclusão, principalmente pelas interações sociais que ocorrem em uma aula de Educação Física, indicando que estas relações trazem aos alunos muitas coisas positivas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-29T01:44:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69848
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000874736
url http://hdl.handle.net/10183/69848
identifier_str_mv 000874736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69848/1/000874736.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69848/2/000874736.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69848/3/000874736.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 28e726c70ace71639c980a24999509d9
59e7ee0b98c12d16a1f444a714634e59
7ab7f31b383c6409b6a53dc31dec2a8e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224442906411008