Sistematização da assistência de enfermagem na formação do enfermeiro : um olhar sob o pensamento complexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josilaine Porfírio da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000189898
Resumo: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é reconhecida como um método que organiza e qualifica o trabalho do enfermeiro, proporcionando um atendimento individualizado ao cliente. Como a prática dos profissionais reflete sua formação, as Instituições de ensino superior têm grande responsabilidade em propiciar o desenvolvimento de habilidades afins em seus acadêmicos. O objetivo deste estudo foi investigar o desenvolvimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem, na formação do enfermeiro, em uma instituição de ensino pública. O estudo, que tem abordagem qualitativa compreensiva, foi realizado em um curso de enfermagem que desenvolve a estratégia pedagógica do currículo integrado há 13 anos. A coleta de dados foi realizada entre os meses de setembro de 2012 e março de 2013, em duas etapas: análise documental e pesquisa de campo. Na análise documental foram examinados os 18 cadernos de planejamento e desenvolvimento, dos módulos interdisciplinares do curso, que representam os planos de ensino vigentes em 2012. A análise documental seguiu as etapas propostas por Gil. Para a pesquisa de campo, realizou-se um grupo focal por série, totalizando a participação de 32 acadêmicos. As perguntas orientadoras buscaram explorar as percepções dos acadêmicos sobre o aprendizado da SAE. As entrevistas foram transcritas, na íntegra, e submetidas à análise de conteúdo, segundo Bardin. A discussão do tema deu-se à luz do referencial teórico do pensamento complexo, tratado por Edgar Morin. Os resultados estão apresentados em dois artigos. O primeiro artigo apresenta duas categorias: SAE como tema transversal na formação do enfermeiro: o contexto, o global e o multidimensional; e estratégias de ensino e aprendizagem da SAE: o complexo. Observou-se que a SAE permeia todas as séries do curso e que diferentes estratégias são utilizadas para seu ensino, com ênfase em atividades teóricas seguidas de prática. No segundo artigo, os resultados estão organizados em três categorias: as atividades de ensino e aprendizagem da SAE: uma leitura hologramática; a visão do estudante sobre sua formação em SAE: uma leitura recursiva; e os sentimentos do estudante frente ao aprendizado da SAE: uma leitura dialógica. Constatou-se que os acadêmicos percebem a SAE, nas atividades práticas do curso, quando desenvolvem o processo de enfermagem e a consulta de enfermagem, e que os conteúdos são desenvolvidos de maneira fragmentada. Alguns aspectos podem favorecer o ensino da temática, dentre eles, a relação entre teoria e prática e o acolhimento dos sentimentos vivenciados pelos acadêmicos, seguido de uma reflexão sobre os mesmos. O pensamento complexo permitiu apreender que o ensino da SAE deve superar a fragmentação e o reducionismo, buscando unir ao invés de simplificar, pois tal estratégia possibilita um ensino mais efetivo. Compreender a SAE em diferentes cenários poderá repercutir, positivamente, no ensino e aprendizagem desta, possibilitando melhorias na prática dos futuros profissionais e na qualidade da assistência ao paciente, além de contribuir para a organização do curso estudado, como também, de outros cursos de graduação em enfermagem.
id UEL_2e93dd25932748a207a5f135c7366d89
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000189898
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSistematização da assistência de enfermagem na formação do enfermeiro : um olhar sob o pensamento complexo2013-12-06Mara Lúcia Garanhani . Maria Helena Dantas de Menezes Aida Maris PeresJosilaine Porfírio da SilvaUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.URLBRA Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é reconhecida como um método que organiza e qualifica o trabalho do enfermeiro, proporcionando um atendimento individualizado ao cliente. Como a prática dos profissionais reflete sua formação, as Instituições de ensino superior têm grande responsabilidade em propiciar o desenvolvimento de habilidades afins em seus acadêmicos. O objetivo deste estudo foi investigar o desenvolvimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem, na formação do enfermeiro, em uma instituição de ensino pública. O estudo, que tem abordagem qualitativa compreensiva, foi realizado em um curso de enfermagem que desenvolve a estratégia pedagógica do currículo integrado há 13 anos. A coleta de dados foi realizada entre os meses de setembro de 2012 e março de 2013, em duas etapas: análise documental e pesquisa de campo. Na análise documental foram examinados os 18 cadernos de planejamento e desenvolvimento, dos módulos interdisciplinares do curso, que representam os planos de ensino vigentes em 2012. A análise documental seguiu as etapas propostas por Gil. Para a pesquisa de campo, realizou-se um grupo focal por série, totalizando a participação de 32 acadêmicos. As perguntas orientadoras buscaram explorar as percepções dos acadêmicos sobre o aprendizado da SAE. As entrevistas foram transcritas, na íntegra, e submetidas à análise de conteúdo, segundo Bardin. A discussão do tema deu-se à luz do referencial teórico do pensamento complexo, tratado por Edgar Morin. Os resultados estão apresentados em dois artigos. O primeiro artigo apresenta duas categorias: SAE como tema transversal na formação do enfermeiro: o contexto, o global e o multidimensional; e estratégias de ensino e aprendizagem da SAE: o complexo. Observou-se que a SAE permeia todas as séries do curso e que diferentes estratégias são utilizadas para seu ensino, com ênfase em atividades teóricas seguidas de prática. No segundo artigo, os resultados estão organizados em três categorias: as atividades de ensino e aprendizagem da SAE: uma leitura hologramática; a visão do estudante sobre sua formação em SAE: uma leitura recursiva; e os sentimentos do estudante frente ao aprendizado da SAE: uma leitura dialógica. Constatou-se que os acadêmicos percebem a SAE, nas atividades práticas do curso, quando desenvolvem o processo de enfermagem e a consulta de enfermagem, e que os conteúdos são desenvolvidos de maneira fragmentada. Alguns aspectos podem favorecer o ensino da temática, dentre eles, a relação entre teoria e prática e o acolhimento dos sentimentos vivenciados pelos acadêmicos, seguido de uma reflexão sobre os mesmos. O pensamento complexo permitiu apreender que o ensino da SAE deve superar a fragmentação e o reducionismo, buscando unir ao invés de simplificar, pois tal estratégia possibilita um ensino mais efetivo. Compreender a SAE em diferentes cenários poderá repercutir, positivamente, no ensino e aprendizagem desta, possibilitando melhorias na prática dos futuros profissionais e na qualidade da assistência ao paciente, além de contribuir para a organização do curso estudado, como também, de outros cursos de graduação em enfermagem.The Systematization of Nursing Care (SNC) is recognized as a method that organizes and describes the work of nurses, providing personalized customer service to the customer. As the professional practice reflects his training, higher education institutions have a great responsibility in providing skill development related to their academics. The aim of this study was to investigate the development of the Systematization Nursing Care, the nursing education in an institution of public education. The study, which has comprehensive qualitative approach was performed in a nursing teaching strategy that develops integrated curriculum for 13 years. Data collection was carried out between the months of September 2012 and March 2013, in two steps: document analysis and field research. In document analysis, we examined the 18 books of planning and development, interdisciplinary course modules, representing the teaching plans in effect in 2012. Document analysis followed the steps proposed by Gil. For field research, held a focus group for the series, totaling 32 academic participation. The guiding questions sought to explore the perceptions of students about learning the SNC. The interviews were transcribed in full and submitted to content analysis, Bardin. The discussion of the subject took place in the light of the theoretical framework of complex thought, handled by Edgar Morin. The results are presented in two articles. The first article presents two categories: SNC as a crosscutting theme in nursing education: the context, the global and multidimensional, and strategies for teaching and learning of SNC: the complex . It was observed that permeates all SNC grades of course and different strategies are used for teaching, for example, followed by practice theoretical activities. In the second article , the results are organized into three categories: the teaching and learning of SNC: a reading hologrammatic; vision of the student about his training SNC: a recursive reading, and the feelings the student's learning of SNC: a dialogic reading . It was found that the students realize the SNC when developing the nursing process and nursing consultation, and that the contents are developed piecemeal. Some aspects may favor the teaching of the subject, among them, the relationship between theory and practice and the host of feelings experienced by the students, followed by a reflection on them. Complex thinking allowed to understand the teaching of SNC must be contrary to the fragmentation and reductionism, seeking to unite rather than simply because such a strategy allows for more effective teaching. Understanding the SNC in different scenarios can reflect positively on teaching and learning of this, enabling improvements in future professional practice and quality of patient care and contribute to the organization of the course studied, as well as, other undergraduate courses nursing.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000189898porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:31:10Zoai:uel.br:vtls000189898Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2014-05-12T13:42:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv Sistematização da assistência de enfermagem na formação do enfermeiro : um olhar sob o pensamento complexo
title Sistematização da assistência de enfermagem na formação do enfermeiro : um olhar sob o pensamento complexo
spellingShingle Sistematização da assistência de enfermagem na formação do enfermeiro : um olhar sob o pensamento complexo
Josilaine Porfírio da Silva
title_short Sistematização da assistência de enfermagem na formação do enfermeiro : um olhar sob o pensamento complexo
title_full Sistematização da assistência de enfermagem na formação do enfermeiro : um olhar sob o pensamento complexo
title_fullStr Sistematização da assistência de enfermagem na formação do enfermeiro : um olhar sob o pensamento complexo
title_full_unstemmed Sistematização da assistência de enfermagem na formação do enfermeiro : um olhar sob o pensamento complexo
title_sort Sistematização da assistência de enfermagem na formação do enfermeiro : um olhar sob o pensamento complexo
author Josilaine Porfírio da Silva
author_facet Josilaine Porfírio da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mara Lúcia Garanhani .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Helena Dantas de Menezes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Aida Maris Peres
dc.contributor.author.fl_str_mv Josilaine Porfírio da Silva
contributor_str_mv Mara Lúcia Garanhani .
Maria Helena Dantas de Menezes
Aida Maris Peres
description A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é reconhecida como um método que organiza e qualifica o trabalho do enfermeiro, proporcionando um atendimento individualizado ao cliente. Como a prática dos profissionais reflete sua formação, as Instituições de ensino superior têm grande responsabilidade em propiciar o desenvolvimento de habilidades afins em seus acadêmicos. O objetivo deste estudo foi investigar o desenvolvimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem, na formação do enfermeiro, em uma instituição de ensino pública. O estudo, que tem abordagem qualitativa compreensiva, foi realizado em um curso de enfermagem que desenvolve a estratégia pedagógica do currículo integrado há 13 anos. A coleta de dados foi realizada entre os meses de setembro de 2012 e março de 2013, em duas etapas: análise documental e pesquisa de campo. Na análise documental foram examinados os 18 cadernos de planejamento e desenvolvimento, dos módulos interdisciplinares do curso, que representam os planos de ensino vigentes em 2012. A análise documental seguiu as etapas propostas por Gil. Para a pesquisa de campo, realizou-se um grupo focal por série, totalizando a participação de 32 acadêmicos. As perguntas orientadoras buscaram explorar as percepções dos acadêmicos sobre o aprendizado da SAE. As entrevistas foram transcritas, na íntegra, e submetidas à análise de conteúdo, segundo Bardin. A discussão do tema deu-se à luz do referencial teórico do pensamento complexo, tratado por Edgar Morin. Os resultados estão apresentados em dois artigos. O primeiro artigo apresenta duas categorias: SAE como tema transversal na formação do enfermeiro: o contexto, o global e o multidimensional; e estratégias de ensino e aprendizagem da SAE: o complexo. Observou-se que a SAE permeia todas as séries do curso e que diferentes estratégias são utilizadas para seu ensino, com ênfase em atividades teóricas seguidas de prática. No segundo artigo, os resultados estão organizados em três categorias: as atividades de ensino e aprendizagem da SAE: uma leitura hologramática; a visão do estudante sobre sua formação em SAE: uma leitura recursiva; e os sentimentos do estudante frente ao aprendizado da SAE: uma leitura dialógica. Constatou-se que os acadêmicos percebem a SAE, nas atividades práticas do curso, quando desenvolvem o processo de enfermagem e a consulta de enfermagem, e que os conteúdos são desenvolvidos de maneira fragmentada. Alguns aspectos podem favorecer o ensino da temática, dentre eles, a relação entre teoria e prática e o acolhimento dos sentimentos vivenciados pelos acadêmicos, seguido de uma reflexão sobre os mesmos. O pensamento complexo permitiu apreender que o ensino da SAE deve superar a fragmentação e o reducionismo, buscando unir ao invés de simplificar, pois tal estratégia possibilita um ensino mais efetivo. Compreender a SAE em diferentes cenários poderá repercutir, positivamente, no ensino e aprendizagem desta, possibilitando melhorias na prática dos futuros profissionais e na qualidade da assistência ao paciente, além de contribuir para a organização do curso estudado, como também, de outros cursos de graduação em enfermagem.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000189898
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000189898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1784990174836424704