Sistematização da assistência de enfermagem e o pensamento complexo na formação do enfermeiro: análise documental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/44538 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar a inserção do tema Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na formação do enfermeiro. Pesquisa qualitativa, documental, realizada em um curso de Enfermagem do sul do Brasil, que possui o currículo integrado e tem a SAE como tema transversal. A coleta de dados foi realizada de setembro a dezembro de 2012, e foram examinados 15 cadernos de planejamento e desenvolvimento referentes aos módulos interdisciplinares do curso. A análise deu-se em quatro momentos: leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. O referencial teórico empregado foi o Pensamento Complexo de Edgar Morin, segundo os princípios do conhecimento pertinente. Os resultados foram organizados em duas categorias: SAE como tema transversal na formação do enfermeiro: o contexto, o global e o multidimensional; estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação da SAE: o complexo. O estudo contribui para a refl exão sobre a importância do ensino da SAE como tema transversal na formação.Descritores: Pesquisa em educação de enfermagem. Processos de enfermagem. Currículo. |
id |
UFRGS-15_b0aa86b5201055920642c42492108708 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/44538 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Sistematização da assistência de enfermagem e o pensamento complexo na formação do enfermeiro: análise documentalPesquisa em Educação de EnfermagemProcessos de EnfermagemCurrículoO objetivo deste estudo foi analisar a inserção do tema Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na formação do enfermeiro. Pesquisa qualitativa, documental, realizada em um curso de Enfermagem do sul do Brasil, que possui o currículo integrado e tem a SAE como tema transversal. A coleta de dados foi realizada de setembro a dezembro de 2012, e foram examinados 15 cadernos de planejamento e desenvolvimento referentes aos módulos interdisciplinares do curso. A análise deu-se em quatro momentos: leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. O referencial teórico empregado foi o Pensamento Complexo de Edgar Morin, segundo os princípios do conhecimento pertinente. Os resultados foram organizados em duas categorias: SAE como tema transversal na formação do enfermeiro: o contexto, o global e o multidimensional; estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação da SAE: o complexo. O estudo contribui para a refl exão sobre a importância do ensino da SAE como tema transversal na formação.Descritores: Pesquisa em educação de enfermagem. Processos de enfermagem. Currículo.Escola de Enfermagem da UFRGS2014-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/44538Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 35 No. 2 (2014); 128 - 134Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 35 n. 2 (2014); 128 - 1341983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/44538/29942https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/44538/29943Silva, Josilaine Porfírio daGaranhani, Mara LuciaGuariente, Maria Helena Dantas de Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-27T17:50:23Zoai:seer.ufrgs.br:article/44538Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2014-06-27T17:50:23Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistematização da assistência de enfermagem e o pensamento complexo na formação do enfermeiro: análise documental |
title |
Sistematização da assistência de enfermagem e o pensamento complexo na formação do enfermeiro: análise documental |
spellingShingle |
Sistematização da assistência de enfermagem e o pensamento complexo na formação do enfermeiro: análise documental Silva, Josilaine Porfírio da Pesquisa em Educação de Enfermagem Processos de Enfermagem Currículo |
title_short |
Sistematização da assistência de enfermagem e o pensamento complexo na formação do enfermeiro: análise documental |
title_full |
Sistematização da assistência de enfermagem e o pensamento complexo na formação do enfermeiro: análise documental |
title_fullStr |
Sistematização da assistência de enfermagem e o pensamento complexo na formação do enfermeiro: análise documental |
title_full_unstemmed |
Sistematização da assistência de enfermagem e o pensamento complexo na formação do enfermeiro: análise documental |
title_sort |
Sistematização da assistência de enfermagem e o pensamento complexo na formação do enfermeiro: análise documental |
author |
Silva, Josilaine Porfírio da |
author_facet |
Silva, Josilaine Porfírio da Garanhani, Mara Lucia Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes |
author_role |
author |
author2 |
Garanhani, Mara Lucia Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Josilaine Porfírio da Garanhani, Mara Lucia Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa em Educação de Enfermagem Processos de Enfermagem Currículo |
topic |
Pesquisa em Educação de Enfermagem Processos de Enfermagem Currículo |
description |
O objetivo deste estudo foi analisar a inserção do tema Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na formação do enfermeiro. Pesquisa qualitativa, documental, realizada em um curso de Enfermagem do sul do Brasil, que possui o currículo integrado e tem a SAE como tema transversal. A coleta de dados foi realizada de setembro a dezembro de 2012, e foram examinados 15 cadernos de planejamento e desenvolvimento referentes aos módulos interdisciplinares do curso. A análise deu-se em quatro momentos: leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. O referencial teórico empregado foi o Pensamento Complexo de Edgar Morin, segundo os princípios do conhecimento pertinente. Os resultados foram organizados em duas categorias: SAE como tema transversal na formação do enfermeiro: o contexto, o global e o multidimensional; estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação da SAE: o complexo. O estudo contribui para a refl exão sobre a importância do ensino da SAE como tema transversal na formação.Descritores: Pesquisa em educação de enfermagem. Processos de enfermagem. Currículo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Qualitativo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/44538 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/44538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/44538/29942 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/44538/29943 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 35 No. 2 (2014); 128 - 134 Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 35 n. 2 (2014); 128 - 134 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766335150882816 |