Sistematização da assistência de enfermagem e o pensamento complexo na formação do enfermeiro: análise documental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josilaine Porfírio da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Garanhani, Mara Lucia, Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/44538
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a inserção do tema Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na formação do enfermeiro. Pesquisa qualitativa, documental, realizada em um curso de Enfermagem do sul do Brasil, que possui o currículo integrado e tem a SAE como tema transversal. A coleta de dados foi realizada de setembro a dezembro de 2012, e foram examinados 15 cadernos de planejamento e desenvolvimento referentes aos módulos interdisciplinares do curso. A análise deu-se em quatro momentos: leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. O referencial teórico empregado foi o Pensamento Complexo de Edgar Morin, segundo os princípios do conhecimento pertinente. Os resultados foram organizados em duas categorias: SAE como tema transversal na formação do enfermeiro: o contexto, o global e o multidimensional; estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação da SAE: o complexo. O estudo contribui para a refl exão sobre a importância do ensino da SAE como tema transversal na formação.Descritores: Pesquisa em educação de enfermagem. Processos de enfermagem. Currículo.
id UFRGS-15_b0aa86b5201055920642c42492108708
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/44538
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Sistematização da assistência de enfermagem e o pensamento complexo na formação do enfermeiro: análise documentalPesquisa em Educação de EnfermagemProcessos de EnfermagemCurrículoO objetivo deste estudo foi analisar a inserção do tema Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na formação do enfermeiro. Pesquisa qualitativa, documental, realizada em um curso de Enfermagem do sul do Brasil, que possui o currículo integrado e tem a SAE como tema transversal. A coleta de dados foi realizada de setembro a dezembro de 2012, e foram examinados 15 cadernos de planejamento e desenvolvimento referentes aos módulos interdisciplinares do curso. A análise deu-se em quatro momentos: leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. O referencial teórico empregado foi o Pensamento Complexo de Edgar Morin, segundo os princípios do conhecimento pertinente. Os resultados foram organizados em duas categorias: SAE como tema transversal na formação do enfermeiro: o contexto, o global e o multidimensional; estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação da SAE: o complexo. O estudo contribui para a refl exão sobre a importância do ensino da SAE como tema transversal na formação.Descritores: Pesquisa em educação de enfermagem. Processos de enfermagem. Currículo.Escola de Enfermagem da UFRGS2014-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/44538Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 35 No. 2 (2014); 128 - 134Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 35 n. 2 (2014); 128 - 1341983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/44538/29942https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/44538/29943Silva, Josilaine Porfírio daGaranhani, Mara LuciaGuariente, Maria Helena Dantas de Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-27T17:50:23Zoai:seer.ufrgs.br:article/44538Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2014-06-27T17:50:23Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistematização da assistência de enfermagem e o pensamento complexo na formação do enfermeiro: análise documental
title Sistematização da assistência de enfermagem e o pensamento complexo na formação do enfermeiro: análise documental
spellingShingle Sistematização da assistência de enfermagem e o pensamento complexo na formação do enfermeiro: análise documental
Silva, Josilaine Porfírio da
Pesquisa em Educação de Enfermagem
Processos de Enfermagem
Currículo
title_short Sistematização da assistência de enfermagem e o pensamento complexo na formação do enfermeiro: análise documental
title_full Sistematização da assistência de enfermagem e o pensamento complexo na formação do enfermeiro: análise documental
title_fullStr Sistematização da assistência de enfermagem e o pensamento complexo na formação do enfermeiro: análise documental
title_full_unstemmed Sistematização da assistência de enfermagem e o pensamento complexo na formação do enfermeiro: análise documental
title_sort Sistematização da assistência de enfermagem e o pensamento complexo na formação do enfermeiro: análise documental
author Silva, Josilaine Porfírio da
author_facet Silva, Josilaine Porfírio da
Garanhani, Mara Lucia
Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes
author_role author
author2 Garanhani, Mara Lucia
Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Josilaine Porfírio da
Garanhani, Mara Lucia
Guariente, Maria Helena Dantas de Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa em Educação de Enfermagem
Processos de Enfermagem
Currículo
topic Pesquisa em Educação de Enfermagem
Processos de Enfermagem
Currículo
description O objetivo deste estudo foi analisar a inserção do tema Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na formação do enfermeiro. Pesquisa qualitativa, documental, realizada em um curso de Enfermagem do sul do Brasil, que possui o currículo integrado e tem a SAE como tema transversal. A coleta de dados foi realizada de setembro a dezembro de 2012, e foram examinados 15 cadernos de planejamento e desenvolvimento referentes aos módulos interdisciplinares do curso. A análise deu-se em quatro momentos: leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. O referencial teórico empregado foi o Pensamento Complexo de Edgar Morin, segundo os princípios do conhecimento pertinente. Os resultados foram organizados em duas categorias: SAE como tema transversal na formação do enfermeiro: o contexto, o global e o multidimensional; estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação da SAE: o complexo. O estudo contribui para a refl exão sobre a importância do ensino da SAE como tema transversal na formação.Descritores: Pesquisa em educação de enfermagem. Processos de enfermagem. Currículo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/44538
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/44538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/44538/29942
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/44538/29943
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 35 No. 2 (2014); 128 - 134
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 35 n. 2 (2014); 128 - 134
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766335150882816