O sentido atribuído a atividade de estudo em um programa de formação continuada por uma professora de matemática
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16750 |
Resumo: | Resumo: Ancorada em pressupostos teóricos da Teoria da Atividade de Leontiev (1978; 1983; 212) e da Teoria Histórico-Cultural, a presente pesquisa investigou o sentido da atividade de estudo, para uma professora de matemática, ao participar de um programa de formação continuada A pesquisa foi realizada no contexto da formação continuada oferecida pelo Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, pela interação da univesidade e escola pública do estado do Paraná O sujeito da investigação foi uma professora de matemática que atuava na Educação de Jovens e Adulto – EJA e participante do referido programa Nesse movimento de formação entende-se que o sentido pessoal atribuído a essa atividade deve estar em consonância com a significação social de tal atividade de formação Para tanto, é preciso compreender os motivos que os sujeitos participantes desse processo atribuem a essa formação De acordo com os pressupostos teóricos adotados nessa pesquisa, o objeto de trabaho do professor é o ensino Dessa forma, em uma proposta de formação que se estruture na atividade, os modos de organização de ensino são fundamentais Por isso, a atividade de estudo realizada pelo professor no processo de formação continuada torna-se imprescindível, ou seja, existe uma relação entre as ações organizadas durante o processo de formação e a significação da atividade de ensino do professor Para coleta de dados partiu-se das ações realizadas, em conjunto, durante o movimento para elaboração dos materiais propostos no programa PDE Na análise dos dados buscou-se evidências que revelassem colaboração na atividade pedagógica da professora Os resultados da pesquisa destacam que, no decorrer da atividade de formação, a professora atribuiu novos motivos a sua prática pedagógica, fazendo com que novos sentidos surgissem e coincidissem com a significação social da atividade de formação Ressalta-se que ações planejadas de forma orientada objetivando as ações de estudo de professores durante a formação continuada podem contribuir com a formação do pensamento teórico dos mesmos, dado pela articulação entre a teoria e a prática Assim, para que a apendizagem escolar se efetive, as ações de estudo dos professores, em formação continuada, devem ter um sentido pessoal que corresponda aos motivos e aos significados sociais da ativadade de estudo, no sentido da promoção do desenvolvimento humano |
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O sentido atribuído a atividade de estudo em um programa de formação continuada por uma professora de matemáticaEducação matemáticaProfessores de matemáticaFormaçãoEducação permanenteMathematics educationContinuing educationTraining ofMathematics teachersResumo: Ancorada em pressupostos teóricos da Teoria da Atividade de Leontiev (1978; 1983; 212) e da Teoria Histórico-Cultural, a presente pesquisa investigou o sentido da atividade de estudo, para uma professora de matemática, ao participar de um programa de formação continuada A pesquisa foi realizada no contexto da formação continuada oferecida pelo Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, pela interação da univesidade e escola pública do estado do Paraná O sujeito da investigação foi uma professora de matemática que atuava na Educação de Jovens e Adulto – EJA e participante do referido programa Nesse movimento de formação entende-se que o sentido pessoal atribuído a essa atividade deve estar em consonância com a significação social de tal atividade de formação Para tanto, é preciso compreender os motivos que os sujeitos participantes desse processo atribuem a essa formação De acordo com os pressupostos teóricos adotados nessa pesquisa, o objeto de trabaho do professor é o ensino Dessa forma, em uma proposta de formação que se estruture na atividade, os modos de organização de ensino são fundamentais Por isso, a atividade de estudo realizada pelo professor no processo de formação continuada torna-se imprescindível, ou seja, existe uma relação entre as ações organizadas durante o processo de formação e a significação da atividade de ensino do professor Para coleta de dados partiu-se das ações realizadas, em conjunto, durante o movimento para elaboração dos materiais propostos no programa PDE Na análise dos dados buscou-se evidências que revelassem colaboração na atividade pedagógica da professora Os resultados da pesquisa destacam que, no decorrer da atividade de formação, a professora atribuiu novos motivos a sua prática pedagógica, fazendo com que novos sentidos surgissem e coincidissem com a significação social da atividade de formação Ressalta-se que ações planejadas de forma orientada objetivando as ações de estudo de professores durante a formação continuada podem contribuir com a formação do pensamento teórico dos mesmos, dado pela articulação entre a teoria e a prática Assim, para que a apendizagem escolar se efetive, as ações de estudo dos professores, em formação continuada, devem ter um sentido pessoal que corresponda aos motivos e aos significados sociais da ativadade de estudo, no sentido da promoção do desenvolvimento humanoTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: Based on both theoretical assumptions of Leontiev`s Activity Theory (1978;1983; 212) and Historical Cultural Theory, the current study carried out an investigation on the meaning of the study activity for the mathematics teacher when attenting a continuing formation program This research was carried out taking into consideration the continuing formation provided by the Educational Development Program – PDE, which aims at causing significants interaction between universities and public schools in the state of Paraná The individual subject of this study was a mathematics teacher who plays her role in the Adults and Youth Education Program – EJA, and was also taking part of the PDE The formation activity makes it possible that the understanding of the personal meaning attributed to the activity must match the social signification of such formation activity According to the theoretical assumptions adopted for this research, the teacher`s work object is the teaching Therefore, it is highly demanding to reveal the concepts the participant subject attribute to such formation Thus, in a formation purpose that is structured in the activity, the forms of teaching organization is fundamental From that point of view, the study activity performed by the teacher in the continuing formation process becomes crucial, this is, there is a relation between organized actions during the formation process and the signification of the teaching activity The data collection started from the actions carried out during the context of pedagogical material elaboration required by the PDE In the data analysis performance we searched for proofs that could testify that there had been some collaboration towards the teacher`s pedagogical activity The results of this research highlighted that in the course of the formation activity the teacher attributed new motives to his/her pedagogical practices, which led to occurrences of new meanings and coincided with the social signification of the formation activity It is relevant to emphasize that well planned actions aiming at the teachers` study actions during continuing formation, those well planned actions contribute to teachers` theoretical thinking formation due to the articulation between theory and practice Therefore, for the effective school learning, the study actions of the teachers in continuing formation must have personal significance and also have to correspond to the motives and the social meanings of the study activity towards the promotion of the human developmentSalvi, Rosana Figueiredo [Orientador]Savioli, Angela Marta Pereira das DoresMoura, Manoel Oriosvaldo deSilva, André Gustavo Oliveira daFelix, Anágela Cristina Morete2024-05-01T15:14:23Z2024-05-01T15:14:23Z2019.0004.07.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16750porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:03Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16750Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:03Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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