Conhecimentos mobilizados em um processo de formação continuada por uma professora que ensina matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gurniski Carniel, Ivvna
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14175
Resumo: Resumo: No presente estudo, investigamos que conhecimentos são mobilizados por uma professora que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, desencadeados por uma proposta de formação continuada, com ênfase em tarefas matemáticas que tem o potencial para mobilizar o pensamento algébrico Para tanto, estivemos em contato com um grupo em formação continuada, formado pelas professoras e a coordenadora pedagógica de uma escola da cidade de Apucarana - PR, dentre as quais escolhemos uma professora para ser investigada Esta investigação constitui-se como uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e os pressupostos teóricos envolvem a formação de professores, os conhecimentos específicos do professor e os tipos de pensamento algébrico Utilizamos como instrumentos para coleta de informações o diário de campo, gravações dos encontros do grupo e produções escritas da professora investigada Nossa pesquisa mostra que em um contexto de formação continuada é possível proporcionar ao professor momentos de reflexão acerca da Matemática e de sua prática letiva, colaborando com o desenvolvimento de potencialidades e a construção de novos saberes, articulados aos seus interesses, necessidades e seu contexto profissional As ações desenvolvidas na proposta de formação continuada, cenário da pesquisa, provocaram discussões e reflexões que nos permitiram identificar aspectos da prática letiva da professora investigada, de modo a caracterizar os conhecimentos mobilizados ao longo desse processo
id UEL_c7b320bc8b5ac7b192848b1e0a4e37e9
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14175
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Conhecimentos mobilizados em um processo de formação continuada por uma professora que ensina matemáticaEducação matemáticaPrática de ensinoÁlgebraEstudo e ensinoProfessores de matemáticaMathematics educationPractice teachingAlgebraMathematics teachers - Mathematics teachers - Continuing educationStudy and teachingOccupational trainingResumo: No presente estudo, investigamos que conhecimentos são mobilizados por uma professora que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, desencadeados por uma proposta de formação continuada, com ênfase em tarefas matemáticas que tem o potencial para mobilizar o pensamento algébrico Para tanto, estivemos em contato com um grupo em formação continuada, formado pelas professoras e a coordenadora pedagógica de uma escola da cidade de Apucarana - PR, dentre as quais escolhemos uma professora para ser investigada Esta investigação constitui-se como uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e os pressupostos teóricos envolvem a formação de professores, os conhecimentos específicos do professor e os tipos de pensamento algébrico Utilizamos como instrumentos para coleta de informações o diário de campo, gravações dos encontros do grupo e produções escritas da professora investigada Nossa pesquisa mostra que em um contexto de formação continuada é possível proporcionar ao professor momentos de reflexão acerca da Matemática e de sua prática letiva, colaborando com o desenvolvimento de potencialidades e a construção de novos saberes, articulados aos seus interesses, necessidades e seu contexto profissional As ações desenvolvidas na proposta de formação continuada, cenário da pesquisa, provocaram discussões e reflexões que nos permitiram identificar aspectos da prática letiva da professora investigada, de modo a caracterizar os conhecimentos mobilizados ao longo desse processoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: In the present study, we investigated what knowledge are mobilized by a teacher who teaches Mathematics in the first grades of elementary school, triggered by a proposal for continuing education, with emphasis on mathematical tasks that have the potential to mobilize the algebraic thinking Therefore, we have been in contact with a group of further education that was made up of the teachers and the pedagogical coordinator from a school in the city of Apucarana in Paraná Among all these teachers we chose one who would be investigated This is a qualitative research which also have interpretative characteristics and the theoretical assumptions involved the teachers’ education background, specific knowledge and the types of algebraic thinking We used a field journal, the group reunions’ recordings and the written productions of the teacher who was investigated as tools to collect information Our research shows that in a context of further education it is possible to provide the teacher moments to reflect about mathematics and its teaching practice, collaborating with the development of potentialities and the construction of new knowledge, connected with their interests, needs and the professional context The actions developed in the continuing education proposal, which is the scenario of this research, led to discussions and reflections that enabled us to identify teaching practice aspects of the teacher who was investigated in a way to characterize the knowledge mobilized during this processCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]Trevisan, André LuisSavioli, Angela Marta Pereira das DoresGurniski Carniel, Ivvna2024-05-01T14:29:13Z2024-05-01T14:29:13Z2013.0005.08.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14175porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:00Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14175Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimentos mobilizados em um processo de formação continuada por uma professora que ensina matemática
title Conhecimentos mobilizados em um processo de formação continuada por uma professora que ensina matemática
spellingShingle Conhecimentos mobilizados em um processo de formação continuada por uma professora que ensina matemática
Gurniski Carniel, Ivvna
Educação matemática
Prática de ensino
Álgebra
Estudo e ensino
Professores de matemática
Mathematics education
Practice teaching
Algebra
Mathematics teachers - Mathematics teachers - Continuing education
Study and teaching
Occupational training
title_short Conhecimentos mobilizados em um processo de formação continuada por uma professora que ensina matemática
title_full Conhecimentos mobilizados em um processo de formação continuada por uma professora que ensina matemática
title_fullStr Conhecimentos mobilizados em um processo de formação continuada por uma professora que ensina matemática
title_full_unstemmed Conhecimentos mobilizados em um processo de formação continuada por uma professora que ensina matemática
title_sort Conhecimentos mobilizados em um processo de formação continuada por uma professora que ensina matemática
author Gurniski Carniel, Ivvna
author_facet Gurniski Carniel, Ivvna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador]
Trevisan, André Luis
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
dc.contributor.author.fl_str_mv Gurniski Carniel, Ivvna
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Prática de ensino
Álgebra
Estudo e ensino
Professores de matemática
Mathematics education
Practice teaching
Algebra
Mathematics teachers - Mathematics teachers - Continuing education
Study and teaching
Occupational training
topic Educação matemática
Prática de ensino
Álgebra
Estudo e ensino
Professores de matemática
Mathematics education
Practice teaching
Algebra
Mathematics teachers - Mathematics teachers - Continuing education
Study and teaching
Occupational training
description Resumo: No presente estudo, investigamos que conhecimentos são mobilizados por uma professora que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, desencadeados por uma proposta de formação continuada, com ênfase em tarefas matemáticas que tem o potencial para mobilizar o pensamento algébrico Para tanto, estivemos em contato com um grupo em formação continuada, formado pelas professoras e a coordenadora pedagógica de uma escola da cidade de Apucarana - PR, dentre as quais escolhemos uma professora para ser investigada Esta investigação constitui-se como uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e os pressupostos teóricos envolvem a formação de professores, os conhecimentos específicos do professor e os tipos de pensamento algébrico Utilizamos como instrumentos para coleta de informações o diário de campo, gravações dos encontros do grupo e produções escritas da professora investigada Nossa pesquisa mostra que em um contexto de formação continuada é possível proporcionar ao professor momentos de reflexão acerca da Matemática e de sua prática letiva, colaborando com o desenvolvimento de potencialidades e a construção de novos saberes, articulados aos seus interesses, necessidades e seu contexto profissional As ações desenvolvidas na proposta de formação continuada, cenário da pesquisa, provocaram discussões e reflexões que nos permitiram identificar aspectos da prática letiva da professora investigada, de modo a caracterizar os conhecimentos mobilizados ao longo desse processo
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 05.08.2013
2013.00
2024-05-01T14:29:13Z
2024-05-01T14:29:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14175
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823275475271680