A motivação de alunos dos cursos de Artes de uma Universidade Pública do Norte do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Engelmann, Erico
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11584
Resumo: Resumo: No contexto educacional, a motivação é um dos maiores desafios a ser estudado, pois tem implicações diretas na qualidade do envolvimento do aluno com o processo de ensino e aprendizagem Assim, nesta pesquisa, analisamos as orientações motivacionais de alunos dos Cursos de Artes de uma universidade pública do Norte do Paraná, a partir da identificação do tipo de motivação, da percepção de desempenho acadêmico e da Intenção de permanecer no curso até a sua conclusao e da relação entre essas diferentes variáveis Participaram do estudo 192 alunos des quatro séries dos cursos de Artes Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário de auro-relato, contendo 88 questões do tipo escala Likert e foram analisados de acordo com a teoria da Autodeterminação Entre os principais resultados da pesquisa podemos destacar que os alunos obtiveram maiores médias nos tipos mais autônomos de motivação e utilizam positivamente as estratégias de aprendizagem adaptadoras (de gerenciamento de recursos e de profundidade) Além disso, a satisfação das três necessidades é fundamental para o desenvolvimento de orientações motivacionais autodeterminadas e estão diretamente relacionadas com a motivação intrínseca A maioria dos alunos pretende permanecer no curso até a sua conclusão e quanto a percepção de desempenho confirma expectativa pessoal de sucesso e segurança quanto ao alcance dos objetivos estabelecidos No que se refere às relações entre as variáveis, vale destacar que, as estratégias adaptadoras de gerenciamento de recurso e de profundidade estão relacionadas com a motivação intrínseca e as de superfície com os tipos de motivação menos autônoma; há correlação baixa e negativa entre desmotivação e autonomia; correlação baixa e positiva entre motivação e uso de estratégicas mais adaptadoras (profundidade e gerenciamento de recursos); correlação negativa e fraca entre desmotivação e intenção de permanência no curso até sua conclusão; correlação positiva e baixa entre motivação intrínseca e intenção de permanência no curso até a conclusão; correlação positiva e baixa entre motivação intrínseca e percepção de desempenho; a percepção dos estudantes acerca da satisfação das necessidades básicas, pelo contexto social do curso, foram preditoras da motivação intrínseca; quanto à variável desmotivação, a percepção de satisfação das necessidades teve efeito preditivo negativo, em nível moderado; a variação do uso de estratégias de profundidade pôde ser previsto pelas variáveis: motivação extrínseca por regulação introjetada e motivação intrínseca Dessa forma, acreditamos que esta pesquisa trouxe importantes contribuições, uma vez que, os resultados anteriormente apontados demonstram vários aspectos que podem estar envolvidos na motivação acadêmica, ampliando a compreensão das orientações motivacionais de alunos de cursos superiores
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há correlação baixa e negativa entre desmotivação e autonomia; correlação baixa e positiva entre motivação e uso de estratégicas mais adaptadoras (profundidade e gerenciamento de recursos); correlação negativa e fraca entre desmotivação e intenção de permanência no curso até sua conclusão; correlação positiva e baixa entre motivação intrínseca e intenção de permanência no curso até a conclusão; correlação positiva e baixa entre motivação intrínseca e percepção de desempenho; a percepção dos estudantes acerca da satisfação das necessidades básicas, pelo contexto social do curso, foram preditoras da motivação intrínseca; quanto à variável desmotivação, a percepção de satisfação das necessidades teve efeito preditivo negativo, em nível moderado; a variação do uso de estratégias de profundidade pôde ser previsto pelas variáveis: motivação extrínseca por regulação introjetada e motivação intrínseca Dessa forma, acreditamos que esta pesquisa trouxe importantes contribuições, uma vez que, os resultados anteriormente apontados demonstram vários aspectos que podem estar envolvidos na motivação acadêmica, ampliando a compreensão das orientações motivacionais de alunos de cursos superioresDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoIn the educational context, motivation is one the biggest challenges to be studied because it has direct implications on the quality of student engagement with the process of students in Arts courses at a public university in northern Paraná, by identifying the type of motivation, peception of basic needs, the learning strategies used, the perception of performance and Intention to stay the course until its conclusion and the relationship between these variables Study participants were 192 students from four series of courses in Arts The survey data were collected through a self-report questionnaire containing 88 Likert-type questions were analyzed according to the Theory of Self-Determination Among the key findings of the research can highilight that the students had the highest average in more autonomous types of motivation and use learning strategies positively adapters (mangement of resources and depth) Furthermore, the satisfaction of three requirements is fundamental to the developmental of motivational orientations and self-determined are directly related to instrinsic motivation The majority of students want to stay the course until its completion and how perceptions of performance confirms the expectation of personal sucess and security on the common goals established With regard to between the variables the variables, it is noteworthy that tha adaptive strategies of resource management and depth are related to intrinsic motivation and the surface with the types of motivation less autonomous, there is a correlation between low and negative motivation and autonomy, and low positive correlation between motivation and use of strategies more adapters (depth and resource management), and weak negative correlation between motivation and intention to stay the course until its completion; and low positive correlation between intrinsic motivation and intention to stay in progress to completion, and low positive correlation between intrinsic motivation and perceived performance; students' perceptions about the satisfaction of basic needs, the social context of the course were predictors of intrinsic motivation; and variable motivation, the perception of the requirements had a negative predictive effect on moderate level, the variation in the use of strategies in depth could be predicted by variables extrinsic motivation by introjected regulation and intrinsic motivation Thus, we believe that this research made important contributions, since the results shown previously pointed out several aspects that may be involved in academic motivation, broadened the understanding of the motivational orientations of students in higher educationRufini, Sueli Édi [Orientador]Oliveira, Kátya Luciane deAraújo, Rosane Cardoso deEngelmann, Erico2024-05-01T13:17:21Z2024-05-01T13:17:21Z2010.0006.07.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11584porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:35Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11584Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:35Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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