O trabalho de projeto como facilitador do desenvolvimento da motivação dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ana Catarina Morais
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3860
Resumo: Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_e7c5775d959407c8b97615b1154f0b35
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3860
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho de projeto como facilitador do desenvolvimento da motivação dos alunosMotivaçãoMotivação intrínsecaMotivação extrínsecaMetodologia de trabalho de projetoAutonomiaMotivationIntrinsic motivationExtrinsic motivationProject work methodologyAutonomyRelatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório tem por base a análise da prática educativa supervisionada nos contextos de 2.º e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste encontram-se identificadas as intenções pedagógicas, bem como o surgimento da problemática aquando da realização da minha intervenção pedagógica em ambos os contextos. A problemática identificada relaciona-se com uma fragilidade identificada em ambas as valências – lacunas ao nível da autonomia para a realização das tarefas escolares – sendo, portanto, ressaltada a importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem do aluno, e a influência que a mesma detém na sua autonomia e no seu autoconceito. Com o objetivo de compreender a orientação da motivação (intrínseca e extrínseca) foi administrada uma escala de motivação escolar. A sua implementação permitiu compreender que, quando os alunos se revelam intrinsecamente e/ou extrinsecamente motivados, as aprendizagens por eles realizadas revelam-se enriquecedoras e com sentido. Neste sentido, tornou-se fundamental a introdução do trabalho de projeto de forma a integrar atividades que fomentem a participação ativa dos alunos, tendo em conta as suas vivências e as suas expectativas face ao que é proposto, bem como os seus interesses.ABSTRACT This report is based on the analysis of supervised practice in Second and First Cycle of Basic Education educational contexts, as well as the problematic emerged during the pedagogical intervention in both contexts. The problematic identified relates to a weakness identified in both valences – shortcomings regarding autonomy to perform school assignments – and, therefore, emphasized the importance of motivation in the teaching-learning process of the student, and the influence which it holds in their autonomy and their self-concept. In order to understand the orientation of motivation (intrinsic and extrinsic) was administered a scale of school motivation. Its implementation allows us to understand that when students reveal themselves intrinsically and/or extrinsically motivated, the knowledge acquired by them turn out to be enriching and meaningful. In this sense, it has become essential the introduction of project work to integrate activities that promote the active participation of students, taking into account their experiences and their expectations with respect to what is proposed, as well as their interests.Vohlgemuth, LaurenceRCIPLMarques, Ana Catarina Morais2014-10-13T18:09:06Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3860TID:201356848porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:04Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:24.366133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho de projeto como facilitador do desenvolvimento da motivação dos alunos
title O trabalho de projeto como facilitador do desenvolvimento da motivação dos alunos
spellingShingle O trabalho de projeto como facilitador do desenvolvimento da motivação dos alunos
Marques, Ana Catarina Morais
Motivação
Motivação intrínseca
Motivação extrínseca
Metodologia de trabalho de projeto
Autonomia
Motivation
Intrinsic motivation
Extrinsic motivation
Project work methodology
Autonomy
title_short O trabalho de projeto como facilitador do desenvolvimento da motivação dos alunos
title_full O trabalho de projeto como facilitador do desenvolvimento da motivação dos alunos
title_fullStr O trabalho de projeto como facilitador do desenvolvimento da motivação dos alunos
title_full_unstemmed O trabalho de projeto como facilitador do desenvolvimento da motivação dos alunos
title_sort O trabalho de projeto como facilitador do desenvolvimento da motivação dos alunos
author Marques, Ana Catarina Morais
author_facet Marques, Ana Catarina Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vohlgemuth, Laurence
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Ana Catarina Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Motivação intrínseca
Motivação extrínseca
Metodologia de trabalho de projeto
Autonomia
Motivation
Intrinsic motivation
Extrinsic motivation
Project work methodology
Autonomy
topic Motivação
Motivação intrínseca
Motivação extrínseca
Metodologia de trabalho de projeto
Autonomia
Motivation
Intrinsic motivation
Extrinsic motivation
Project work methodology
Autonomy
description Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-13T18:09:06Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3860
TID:201356848
url http://hdl.handle.net/10400.21/3860
identifier_str_mv TID:201356848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133390956396544