Dificuldades evidenciadas em registros escritos a respeito de demonstrações matemáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kirnev, Debora Cristiane Barbosa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13730
Resumo: Resumo: A presente pesquisa investiga dificuldades relacionadas as formas de demonstrações matemáticas sejam direta, contrapositivas, por redução ao absurdo, por contraexemplo, evidenciadas em registros de graduandos do curso de matemática de uma universidade norte paranaense Entendemos que seja necessário um conteúdo para abordar o tema de pesquisa, deste modo selecionamos os conteúdos conjuntos e funções para elaborar uma proposta de atividades que foi aplicada aos sujeitos participantes dessa investigação Para subsidiar a pesquisa nos apoiamos principalmente nos teóricos Balacheff (1987), em seus estudos sobre provas e demonstrações, e, Dreyfus (1991) acerca do pensamento matemático avançado As análises consistiram em categorizar agrupamentos com resoluções similares e evidenciar as dificuldades explicitadas
id UEL_30b5f87778ce9c015ae3c25777572bfd
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13730
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Dificuldades evidenciadas em registros escritos a respeito de demonstrações matemáticasMatemáticaEstudo e ensino (Superior)Linguagem e educaçãoEducação matemáticaDemonstrações na educação matemáticaMathemathicsLanguage and educationMathematics educationSymbolic and mathematical logicStudy and teaching (Higher)Resumo: A presente pesquisa investiga dificuldades relacionadas as formas de demonstrações matemáticas sejam direta, contrapositivas, por redução ao absurdo, por contraexemplo, evidenciadas em registros de graduandos do curso de matemática de uma universidade norte paranaense Entendemos que seja necessário um conteúdo para abordar o tema de pesquisa, deste modo selecionamos os conteúdos conjuntos e funções para elaborar uma proposta de atividades que foi aplicada aos sujeitos participantes dessa investigação Para subsidiar a pesquisa nos apoiamos principalmente nos teóricos Balacheff (1987), em seus estudos sobre provas e demonstrações, e, Dreyfus (1991) acerca do pensamento matemático avançado As análises consistiram em categorizar agrupamentos com resoluções similares e evidenciar as dificuldades explicitadasDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research investigates difficulties related forms of mathematical statements are direct, positive against, by reductio ad absurdum, by counterexample, highlighted course graduates records in mathematics from a University North of Paraná We believe that content is required to address the research topic, so we select the content sets and functions to draw up a proposal for activities that was applied to the subjects of this research To subsidise research in support mainly in the theoretical Balacheff (1987) in his studies about proof, and Dreyfus (1991) about the advanced mathematical thinking The analyses consist of categorizing groups with similar resolutions and highlight the difficulties explainedSavioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]Luccas, SimonePasquini, Regina Célia GuapoKirnev, Debora Cristiane Barbosa2024-05-01T14:18:01Z2024-05-01T14:18:01Z2012.0030.08.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13730porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13730Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:23Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades evidenciadas em registros escritos a respeito de demonstrações matemáticas
title Dificuldades evidenciadas em registros escritos a respeito de demonstrações matemáticas
spellingShingle Dificuldades evidenciadas em registros escritos a respeito de demonstrações matemáticas
Kirnev, Debora Cristiane Barbosa
Matemática
Estudo e ensino (Superior)
Linguagem e educação
Educação matemática
Demonstrações na educação matemática
Mathemathics
Language and education
Mathematics education
Symbolic and mathematical logic
Study and teaching (Higher)
title_short Dificuldades evidenciadas em registros escritos a respeito de demonstrações matemáticas
title_full Dificuldades evidenciadas em registros escritos a respeito de demonstrações matemáticas
title_fullStr Dificuldades evidenciadas em registros escritos a respeito de demonstrações matemáticas
title_full_unstemmed Dificuldades evidenciadas em registros escritos a respeito de demonstrações matemáticas
title_sort Dificuldades evidenciadas em registros escritos a respeito de demonstrações matemáticas
author Kirnev, Debora Cristiane Barbosa
author_facet Kirnev, Debora Cristiane Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]
Luccas, Simone
Pasquini, Regina Célia Guapo
dc.contributor.author.fl_str_mv Kirnev, Debora Cristiane Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino (Superior)
Linguagem e educação
Educação matemática
Demonstrações na educação matemática
Mathemathics
Language and education
Mathematics education
Symbolic and mathematical logic
Study and teaching (Higher)
topic Matemática
Estudo e ensino (Superior)
Linguagem e educação
Educação matemática
Demonstrações na educação matemática
Mathemathics
Language and education
Mathematics education
Symbolic and mathematical logic
Study and teaching (Higher)
description Resumo: A presente pesquisa investiga dificuldades relacionadas as formas de demonstrações matemáticas sejam direta, contrapositivas, por redução ao absurdo, por contraexemplo, evidenciadas em registros de graduandos do curso de matemática de uma universidade norte paranaense Entendemos que seja necessário um conteúdo para abordar o tema de pesquisa, deste modo selecionamos os conteúdos conjuntos e funções para elaborar uma proposta de atividades que foi aplicada aos sujeitos participantes dessa investigação Para subsidiar a pesquisa nos apoiamos principalmente nos teóricos Balacheff (1987), em seus estudos sobre provas e demonstrações, e, Dreyfus (1991) acerca do pensamento matemático avançado As análises consistiram em categorizar agrupamentos com resoluções similares e evidenciar as dificuldades explicitadas
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2012.00
2024-05-01T14:18:01Z
2024-05-01T14:18:01Z
30.08.2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13730
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823312818208768