A criança, o brincar e a aprendizagem no contexto hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Adnan de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11615
Resumo: Resumo: A doença e a hospitalização constituem uma ameaça ao processo contínuo de organização dinâmica do organismo, exigindo um esforço cognitivo e emocional para a integração das novas experiências, visto que debilita as capacidades físicas, psicomotoras, cognitivas e sociais da criança/adolescente O adoecer produz um rompimento, mesmo que temporário, dos vínculos afetivos devido ao afastamento da família, da escola, dos amigos e consequentemente das atividades lúdicas habituais São diversas as repercussões psicossociais advindas da internação na medida em que esta mobiliza o medo em relação aos procedimentos médicos, acarreta transformações corporais, alterações nas rotinas e novas exigências em termos de relacionamentos no ambiente hospitalar, dificultando a adaptação ao mesmo O objetivo que direcionou a busca investigativa de abordagem qualitativa, descritiva consiste em refletir sobre a atuação do pedagogo em instituições não-escolares como a hospitalar, e os novos caminhos para a educação a partir do acompanhamento pedagógico em âmbito hospitalar Desse objetivo geral, ramificam-se outros que possibilitaram melhor compreensão das realidades em estudo: a) dar voz às crianças/adolescentes enfermos e seus familiares analisar as experiências e vivências destes durante a hospitalização; b) conhecer as percepções das crianças/adolescentes e dos familiares sobre o brincar e a aprendizagem dentro deste contexto As entrevistas foram realizadas permitindo aos sujeitos da pesquisa a oportunidade de se pronunciar sobre o brincar e a aprendizagem no contexto hospitalar Verificamos através de suas falas que o brincar é fundamental, pois as crianças/adolescentes relatam que gostam muito de brincar e, segundo seus familiares, o brincar é importante para o desenvolvimento da criança/adolescente Verificamos, ainda, que as crianças/adolescentes quando estão hospitalizadas sentem falta do brincar e do convívio escolar Assim, o brincar e a classe hospitalar permitem a criança/adolescente aprender a interagir, ser e reagir frente às diversidades de uma hospitalização e tratamento Constatamos, então, que brincar torna a hospitalização mais suportável e menos traumática para a criança/adolescente, produz relaxamento, proporciona um meio para aliviar tensão e expressar sentimentos, diminui o estresse da separação e os sentimentos de estar longe de casa, ajudando a criança/adolescente a sentir-se mais seguros em um ambiente estranho, diminuindo ainda, o tempo de hospitalização e consequentemente reduz o índice de infecção hospitalar Constatamos, ainda, que a classe hospitalar é um espaço educacional que possibilita a aprendizagem e o desenvolvimento da criança/adolescente, fazendo uma mediação entre o hospital, a escola e o paciente, diminuindo problemas de aprendizagem que por ventura estes possam apresentar E, por fim, constatamos que a mediação do pedagogo pode possibilitar a adaptação, a motivação, e a ocupação sadia do tempo da criança/adolescente através das classes hospitalares e de atividades lúdicas diversas, além de garantir o direito à educação e ao brincar
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b) conhecer as percepções das crianças/adolescentes e dos familiares sobre o brincar e a aprendizagem dentro deste contexto As entrevistas foram realizadas permitindo aos sujeitos da pesquisa a oportunidade de se pronunciar sobre o brincar e a aprendizagem no contexto hospitalar Verificamos através de suas falas que o brincar é fundamental, pois as crianças/adolescentes relatam que gostam muito de brincar e, segundo seus familiares, o brincar é importante para o desenvolvimento da criança/adolescente Verificamos, ainda, que as crianças/adolescentes quando estão hospitalizadas sentem falta do brincar e do convívio escolar Assim, o brincar e a classe hospitalar permitem a criança/adolescente aprender a interagir, ser e reagir frente às diversidades de uma hospitalização e tratamento Constatamos, então, que brincar torna a hospitalização mais suportável e menos traumática para a criança/adolescente, produz relaxamento, proporciona um meio para aliviar tensão e expressar sentimentos, diminui o estresse da separação e os sentimentos de estar longe de casa, ajudando a criança/adolescente a sentir-se mais seguros em um ambiente estranho, diminuindo ainda, o tempo de hospitalização e consequentemente reduz o índice de infecção hospitalar Constatamos, ainda, que a classe hospitalar é um espaço educacional que possibilita a aprendizagem e o desenvolvimento da criança/adolescente, fazendo uma mediação entre o hospital, a escola e o paciente, diminuindo problemas de aprendizagem que por ventura estes possam apresentar E, por fim, constatamos que a mediação do pedagogo pode possibilitar a adaptação, a motivação, e a ocupação sadia do tempo da criança/adolescente através das classes hospitalares e de atividades lúdicas diversas, além de garantir o direito à educação e ao brincarDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The illness and hospitalization are a threat to the continuous process of dynamic organization of the body, requiring a cognitive and emotional effort for the integration of new experiences, because it weakens the physical, psychomotor, cognitive and social consequences of the child / adolescent The falling ill take a break, even temporarily, because of emotional ties to the expulsion of the family, school, friends and, consequently, the usual recreational activities There are several psychosocial repercussions stemming from the hospital in that it mobilizes the fear in relation to medical procedures, causes bodily changes, changes in routines and new requirements in terms of relationships in the hospital, making it difficult to adapt to it The goal that directed the search investigative approach to qualitative descriptive is to reflect on the role of a teacher in non-school institutions such as hospitals, and the new paths for education from the educational follow up at the hospital This general objective, enable better understanding of the realities under study: a) to give voice to children/adolescents patients and their families and analyze the experiences of them during hospitalization; b) To Know the perceptions of children/adolescents and of their families members about playing and learning within this context The interviews were conducted given people the opportunity to comment about the subject: the play and learning in hospitals Found through their speeches playing is crucial, because the children and adolescents report that how much like playing and, according to his family is also important for their development We verify also that children and adolescents feel when they are hospitalized and they miss living and playing with their colleagues from school Thus the play and the hospital classes, allow the children and adolescents to learn how to interact, to be and respond diversity front of the hospitalization and the treatment We check that playing makes the hospitalization more bearable and less traumatic for the child/ adolescent, makes them relaxing, provides a means to relieve tension and express feelings, reduce the stress of separation and the feelings of being away from home, helping the children and adolescents to feel more secure in a strange environment, reducing also the time of hospitalization and consequently, reducing the rate of hospital infection We note also that the hospital class is a educational space that enables learning and development of the children and adolescents, as a mediation between the hospital, school and the patient, reducing problems of the learning that maybe they can present Finally, I found that the mediation of the teacher can enable the adaptation, motivation, and healthy occupancy of the time the child/adolescent through the hospital classes and various recreational activities, in addition to guaranteeing the right to education and playBatista, Cleide Vitor Mussini [Orientador]Bomtempo, EddaZoega, RitaCarvalho, Adnan de2024-05-01T13:17:56Z2024-05-01T13:17:56Z2009.0026.03.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11615porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:19Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11615Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:19Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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