O ensino do direito em busca do seu papel transformador : uma investigação por meio da metodologia da problematização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gisele Almeida Barroso Leal de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11088
Resumo: Resumo: Com o presente estudo, realizado por meio da metodologia da problematização, a pesquisadora objetivou demonstrar a relação estabelecida entre determinadas práticas pedagógicas e o tipo de formação profissional propiciada para o egresso do curso de graduação em Direito A metodologia de pesquisa teve início com um recorte da realidade, composto da experiência profissional da autora, de depoimentos de professores da área, de consulta na literatura especializada, de uma breve análise das diretrizes curriculares do curso e de depoimentos de alunos Com a definição do problema direcionador da pesquisa: quais metodologias têm sido utilizadas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem e que influências elas podem acarretar na formação do profissional do direito na perspectiva de uma atuação socialmente responsável, uma reflexão mais detalhada remeteu à necessidade de discussão de três pontos-chave: quais características metodológicas e históricas do curso de Direito no Brasil ainda estão presentes no modo de ensinar nos dias atuais e qual tem sido a influência da Ordem dos Advogados do Brasil na metodologia utilizada nos respectivos cursos; o papel político-social do profissional do Direito, e, por último, a descrição e análise de experiências metodológicas participativas vivenciadas por professores e alunos durante a formação do profissional do Direito Diante desse contexto descrito e analisado, procurou-se demonstrar que há um novo tempo para o ensino do Direito Um tempo em que o ensino não poderá mais ficar restrito à discussão de disposições legais, mas que precisará estar em perfeita sintonia com as transformações sociais, com uma realidade em constante mutação Para enfrentar esses novos desafios, foram sugeridas algumas hipóteses de solução para serem implementadas por meio de uma atuação consciente dos diversos atores envolvidos no processo de formação do profissional do Direito Ao final, a autora responsabiliza-se por colocar em prática ações transformadoras, correspondentes à etapa da Aplicação à Realidade, com a intenção de intervir em algum grau na realidade observada Ressaltando que para uma formação mais crítica e humanizada, torna-se vital a sintonia entre os discentes, os docentes, as instituições de ensino por meio dos seus respectivos projetos pedagógicos e da Ordem dos Advogados do Brasil A proposta de um ensino emancipatório e participativo mostra a possibilidade de construção contínua de uma ciência do Direito comprometida com o homem
id UEL_33443c9cd218d35a1d3016571866bf19
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11088
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O ensino do direito em busca do seu papel transformador : uma investigação por meio da metodologia da problematizaçãoDireitoEstudo e ensinoStudy and teachingLawResumo: Com o presente estudo, realizado por meio da metodologia da problematização, a pesquisadora objetivou demonstrar a relação estabelecida entre determinadas práticas pedagógicas e o tipo de formação profissional propiciada para o egresso do curso de graduação em Direito A metodologia de pesquisa teve início com um recorte da realidade, composto da experiência profissional da autora, de depoimentos de professores da área, de consulta na literatura especializada, de uma breve análise das diretrizes curriculares do curso e de depoimentos de alunos Com a definição do problema direcionador da pesquisa: quais metodologias têm sido utilizadas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem e que influências elas podem acarretar na formação do profissional do direito na perspectiva de uma atuação socialmente responsável, uma reflexão mais detalhada remeteu à necessidade de discussão de três pontos-chave: quais características metodológicas e históricas do curso de Direito no Brasil ainda estão presentes no modo de ensinar nos dias atuais e qual tem sido a influência da Ordem dos Advogados do Brasil na metodologia utilizada nos respectivos cursos; o papel político-social do profissional do Direito, e, por último, a descrição e análise de experiências metodológicas participativas vivenciadas por professores e alunos durante a formação do profissional do Direito Diante desse contexto descrito e analisado, procurou-se demonstrar que há um novo tempo para o ensino do Direito Um tempo em que o ensino não poderá mais ficar restrito à discussão de disposições legais, mas que precisará estar em perfeita sintonia com as transformações sociais, com uma realidade em constante mutação Para enfrentar esses novos desafios, foram sugeridas algumas hipóteses de solução para serem implementadas por meio de uma atuação consciente dos diversos atores envolvidos no processo de formação do profissional do Direito Ao final, a autora responsabiliza-se por colocar em prática ações transformadoras, correspondentes à etapa da Aplicação à Realidade, com a intenção de intervir em algum grau na realidade observada Ressaltando que para uma formação mais crítica e humanizada, torna-se vital a sintonia entre os discentes, os docentes, as instituições de ensino por meio dos seus respectivos projetos pedagógicos e da Ordem dos Advogados do Brasil A proposta de um ensino emancipatório e participativo mostra a possibilidade de construção contínua de uma ciência do Direito comprometida com o homemDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The present essay, made by the means of the problematization methodology, aims to demonstrate the relation established between some pedagogical practices and the kind of professional formation of those who graduate into law school The research methodology begun with a reality cut composed of the authors’ professional experience, law teacher’s testimonies, specialized literature research, short analysis of law curricular mainstream and students testimonies Having a definition of the problem that would guide the research, a more detailed reflexion showed the need to discuss three principal points, the so called key-points : which historical methodology characteristics of the law course in Brazil are steel present in the way of teaching nowadays and what is the influence of the Ordem dos Advogados do Brasil (Brazilian Lawyers Bar) in the methodology used in the respective courses; the social-political roll of the law professional and, at last, the description and analysis of participative methodological experiences lived by teachers and students during the formation of the law professional In this context, the essay tries to demonstrate that there is a new time for the law teaching A time that the teaching can no longer stay restrict to the legal discussions, but will need to be in perfect harmony with the social transformations, with a reality in constant mutation To face this new challenges, at the end, the author takes responsibility to put in the transforming practices corresponding to the Reality Application Phase, intending to interfere in some degree in the observed reality, enlightening that to a more critical an humanized formation, it is vital the sintony between the students, the teachers, the schools, through its pedagogical projects, and the Ordem dos Advogados do Brasil (Brazilian Lawyers Bar) The proposition of an emancipator and participative teaching shows the possibility of continuous construction of a Law science compromised with the mankindBerbel, Neusi Aparecida Navas [Orientador]Silva Junior, Celestino Alves daGasparin, João LuizOliveira, Gisele Almeida Barroso Leal de2024-05-01T13:09:56Z2024-05-01T13:09:56Z2007.0025.07.2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11088porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:36Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11088Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:36Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do direito em busca do seu papel transformador : uma investigação por meio da metodologia da problematização
title O ensino do direito em busca do seu papel transformador : uma investigação por meio da metodologia da problematização
spellingShingle O ensino do direito em busca do seu papel transformador : uma investigação por meio da metodologia da problematização
Oliveira, Gisele Almeida Barroso Leal de
Direito
Estudo e ensino
Study and teaching
Law
title_short O ensino do direito em busca do seu papel transformador : uma investigação por meio da metodologia da problematização
title_full O ensino do direito em busca do seu papel transformador : uma investigação por meio da metodologia da problematização
title_fullStr O ensino do direito em busca do seu papel transformador : uma investigação por meio da metodologia da problematização
title_full_unstemmed O ensino do direito em busca do seu papel transformador : uma investigação por meio da metodologia da problematização
title_sort O ensino do direito em busca do seu papel transformador : uma investigação por meio da metodologia da problematização
author Oliveira, Gisele Almeida Barroso Leal de
author_facet Oliveira, Gisele Almeida Barroso Leal de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Berbel, Neusi Aparecida Navas [Orientador]
Silva Junior, Celestino Alves da
Gasparin, João Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gisele Almeida Barroso Leal de
dc.subject.por.fl_str_mv Direito
Estudo e ensino
Study and teaching
Law
topic Direito
Estudo e ensino
Study and teaching
Law
description Resumo: Com o presente estudo, realizado por meio da metodologia da problematização, a pesquisadora objetivou demonstrar a relação estabelecida entre determinadas práticas pedagógicas e o tipo de formação profissional propiciada para o egresso do curso de graduação em Direito A metodologia de pesquisa teve início com um recorte da realidade, composto da experiência profissional da autora, de depoimentos de professores da área, de consulta na literatura especializada, de uma breve análise das diretrizes curriculares do curso e de depoimentos de alunos Com a definição do problema direcionador da pesquisa: quais metodologias têm sido utilizadas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem e que influências elas podem acarretar na formação do profissional do direito na perspectiva de uma atuação socialmente responsável, uma reflexão mais detalhada remeteu à necessidade de discussão de três pontos-chave: quais características metodológicas e históricas do curso de Direito no Brasil ainda estão presentes no modo de ensinar nos dias atuais e qual tem sido a influência da Ordem dos Advogados do Brasil na metodologia utilizada nos respectivos cursos; o papel político-social do profissional do Direito, e, por último, a descrição e análise de experiências metodológicas participativas vivenciadas por professores e alunos durante a formação do profissional do Direito Diante desse contexto descrito e analisado, procurou-se demonstrar que há um novo tempo para o ensino do Direito Um tempo em que o ensino não poderá mais ficar restrito à discussão de disposições legais, mas que precisará estar em perfeita sintonia com as transformações sociais, com uma realidade em constante mutação Para enfrentar esses novos desafios, foram sugeridas algumas hipóteses de solução para serem implementadas por meio de uma atuação consciente dos diversos atores envolvidos no processo de formação do profissional do Direito Ao final, a autora responsabiliza-se por colocar em prática ações transformadoras, correspondentes à etapa da Aplicação à Realidade, com a intenção de intervir em algum grau na realidade observada Ressaltando que para uma formação mais crítica e humanizada, torna-se vital a sintonia entre os discentes, os docentes, as instituições de ensino por meio dos seus respectivos projetos pedagógicos e da Ordem dos Advogados do Brasil A proposta de um ensino emancipatório e participativo mostra a possibilidade de construção contínua de uma ciência do Direito comprometida com o homem
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2007.00
2024-05-01T13:09:56Z
2024-05-01T13:09:56Z
25.07.2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11088
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823241446883328