O ensino de termoquímica por meio de histórias em quadrinhos : possibilidades para abordagem e problematização de conceitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Carlos Augusto
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11453
Resumo: Resumo: Considerando que o uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) na sala de aula vem ganhando força, devido à necessidade de metodologias que despertem o interesse dos alunos, pode-se utilizar esse recurso, tanto para fins de entretenimento, quanto para a discussão de conceitos científicos A introdução dos quadrinhos no ambiente escolar tem gerado novos desafios aos educadores, trazendo à tona a necessidade de se compreender melhor possibilidades de utilização deste gênero como recurso didático Entretanto, ainda são escassas as obras publicadas sobre esse tema, o que leva ao desconhecimento por parte do professor, sobre como aplicar, de forma efetiva, os quadrinhos na sala de aula No intuito de investigar que contribuições a utilização de HQs pode trazer para o ensino de Química, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o potencial das HQs produzidas pelos alunos para a abordagem e a problematização de conceitos de Termoquímica Para tal, foi considerada uma experiência em situação real de sala de aula, com o uso de quadrinhos em uma turma do segundo ano do Ensino Médio, na qual o pesquisador é também o professor da turma Foram selecionadas 8 HQs produzidas pelos alunos, e analisadas com relação aos seguintes parâmetros: caráter criativo, incentivo à pesquisa, uso ou não da linguagem científica, da capacidade de argumentação, utilização dos conceitos químicos implícita e explicitamente e concepções alternativas dos alunos com relação a esses conceitos Além disso, para cada uma delas, discutiram-se possibilidades de uso e problematização Destacam-se, como uma das implicações do trabalho, no âmbito da sala de aula, a participação ativa dos alunos que se mostraram motivados e as possibilidades de uso do material como metodologias ativas para contribuir com a alfabetização científica
id UEL_2322a6f13008db51d6fe1fb8c8cbf7ab
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11453
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling O ensino de termoquímica por meio de histórias em quadrinhos : possibilidades para abordagem e problematização de conceitosQuímicaEstudo e ensinoTermoquímicaHistórias em quadrinhosConceitosStudy and teachingThermochemistryComic books, strips, etcConceptsChemistry - Study and teachingResumo: Considerando que o uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) na sala de aula vem ganhando força, devido à necessidade de metodologias que despertem o interesse dos alunos, pode-se utilizar esse recurso, tanto para fins de entretenimento, quanto para a discussão de conceitos científicos A introdução dos quadrinhos no ambiente escolar tem gerado novos desafios aos educadores, trazendo à tona a necessidade de se compreender melhor possibilidades de utilização deste gênero como recurso didático Entretanto, ainda são escassas as obras publicadas sobre esse tema, o que leva ao desconhecimento por parte do professor, sobre como aplicar, de forma efetiva, os quadrinhos na sala de aula No intuito de investigar que contribuições a utilização de HQs pode trazer para o ensino de Química, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o potencial das HQs produzidas pelos alunos para a abordagem e a problematização de conceitos de Termoquímica Para tal, foi considerada uma experiência em situação real de sala de aula, com o uso de quadrinhos em uma turma do segundo ano do Ensino Médio, na qual o pesquisador é também o professor da turma Foram selecionadas 8 HQs produzidas pelos alunos, e analisadas com relação aos seguintes parâmetros: caráter criativo, incentivo à pesquisa, uso ou não da linguagem científica, da capacidade de argumentação, utilização dos conceitos químicos implícita e explicitamente e concepções alternativas dos alunos com relação a esses conceitos Além disso, para cada uma delas, discutiram-se possibilidades de uso e problematização Destacam-se, como uma das implicações do trabalho, no âmbito da sala de aula, a participação ativa dos alunos que se mostraram motivados e as possibilidades de uso do material como metodologias ativas para contribuir com a alfabetização científicaDissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química em Rede NacionalAbstract: Considering that the use of Comic Books in the classroom has been gaining strength, due to the need for the methodologies that has been arisen the interest of students, this resource can be used, both for entertainment purposes and for the discussion of scientific concepts The introduction of comic books in the school environment has created new challenges for educators, highlighting the need for better understanding the possibilities of using this genre as a didactic resource However, the published works on this topic are still scarce, which leads to the lack of teacher’s knowledge, about how to effectively apply the comic books in the classroom In order to investigate what contributions the use of HQs can bring to the teaching of Chemistry, the present work aimed to evaluate the potential of HQs produced by students for the approach and problematization of concepts of Thermochemistry For this, it was considered an experience in a real classroom situation, with the use of comic books in a class of the second year of high school, in which the researcher is also the class teacher Eight comic books produced by the students have been selected and analyzed with respect according to the following parameters: creative character, incentive to research, use or not of scientific language, the ability to argue, use of chemical concepts implicitly and explicitly and alternative conception of students with respect these concepts In addition, for each one, possibilities of use and problematization have been discussed Highlighting, as one of the implications of the work, in the scope of the classroom, the active participation of students who have shown motivated and the possibilities of using the material as active methodologies to contribute to scientific literacyNixdorf, Suzana Lucy [Orientador]Cirino, Marcelo MaiaSilveira, Marcelo Pimentel daLuz, Carlos Augusto2024-05-01T13:14:46Z2024-05-01T13:14:46Z2020.0027.10.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11453porMestrado ProfissionalQuímicaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Química em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:42Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11453Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:42Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de termoquímica por meio de histórias em quadrinhos : possibilidades para abordagem e problematização de conceitos
title O ensino de termoquímica por meio de histórias em quadrinhos : possibilidades para abordagem e problematização de conceitos
spellingShingle O ensino de termoquímica por meio de histórias em quadrinhos : possibilidades para abordagem e problematização de conceitos
Luz, Carlos Augusto
Química
Estudo e ensino
Termoquímica
Histórias em quadrinhos
Conceitos
Study and teaching
Thermochemistry
Comic books, strips, etc
Concepts
Chemistry - Study and teaching
title_short O ensino de termoquímica por meio de histórias em quadrinhos : possibilidades para abordagem e problematização de conceitos
title_full O ensino de termoquímica por meio de histórias em quadrinhos : possibilidades para abordagem e problematização de conceitos
title_fullStr O ensino de termoquímica por meio de histórias em quadrinhos : possibilidades para abordagem e problematização de conceitos
title_full_unstemmed O ensino de termoquímica por meio de histórias em quadrinhos : possibilidades para abordagem e problematização de conceitos
title_sort O ensino de termoquímica por meio de histórias em quadrinhos : possibilidades para abordagem e problematização de conceitos
author Luz, Carlos Augusto
author_facet Luz, Carlos Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nixdorf, Suzana Lucy [Orientador]
Cirino, Marcelo Maia
Silveira, Marcelo Pimentel da
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Carlos Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Química
Estudo e ensino
Termoquímica
Histórias em quadrinhos
Conceitos
Study and teaching
Thermochemistry
Comic books, strips, etc
Concepts
Chemistry - Study and teaching
topic Química
Estudo e ensino
Termoquímica
Histórias em quadrinhos
Conceitos
Study and teaching
Thermochemistry
Comic books, strips, etc
Concepts
Chemistry - Study and teaching
description Resumo: Considerando que o uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) na sala de aula vem ganhando força, devido à necessidade de metodologias que despertem o interesse dos alunos, pode-se utilizar esse recurso, tanto para fins de entretenimento, quanto para a discussão de conceitos científicos A introdução dos quadrinhos no ambiente escolar tem gerado novos desafios aos educadores, trazendo à tona a necessidade de se compreender melhor possibilidades de utilização deste gênero como recurso didático Entretanto, ainda são escassas as obras publicadas sobre esse tema, o que leva ao desconhecimento por parte do professor, sobre como aplicar, de forma efetiva, os quadrinhos na sala de aula No intuito de investigar que contribuições a utilização de HQs pode trazer para o ensino de Química, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o potencial das HQs produzidas pelos alunos para a abordagem e a problematização de conceitos de Termoquímica Para tal, foi considerada uma experiência em situação real de sala de aula, com o uso de quadrinhos em uma turma do segundo ano do Ensino Médio, na qual o pesquisador é também o professor da turma Foram selecionadas 8 HQs produzidas pelos alunos, e analisadas com relação aos seguintes parâmetros: caráter criativo, incentivo à pesquisa, uso ou não da linguagem científica, da capacidade de argumentação, utilização dos conceitos químicos implícita e explicitamente e concepções alternativas dos alunos com relação a esses conceitos Além disso, para cada uma delas, discutiram-se possibilidades de uso e problematização Destacam-se, como uma das implicações do trabalho, no âmbito da sala de aula, a participação ativa dos alunos que se mostraram motivados e as possibilidades de uso do material como metodologias ativas para contribuir com a alfabetização científica
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2020.00
2024-05-01T13:14:46Z
2024-05-01T13:14:46Z
27.10.2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11453
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Química
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823247867314176