Um olhar realístico para tarefas de função afim em livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forster, Cristiano
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8363
Resumo: Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar e discutir tarefas matemáticas contidas no capítulo de Função Afim dos livros didáticos do 1º Ano do Ensino Médio aprovados pelo PNLD de 218, com base na abordagem ao ensino de matemática denominada Educação Matemática Realística Nessa abordagem teórica, a aprendizagem matemática está intimamente ligada ao processo de matematizar a realidade, em que os alunos são confrontados por situações realísticas que podem gerar tarefas contextualmente ricas Para alcançar os objetivos da pesquisa, essas tarefas, inicialmente, foram agrupadas por semelhança de acordo com o modelo que as descrevem A partir desses agrupamentos, feitas considerações da maneira pela qual poderiam ser conduzidas intervenções (na forma da abordagem e/ou no seu enunciado) que resultassem em um modo de trabalho voltado para o que é defendido pelos princípios da Educação Matemática Realística Foi possível reconhecer que a maioria das tarefas encontradas nos livros analisados apresenta características do nível de reprodução, ou seja, exigem apenas procedimentos rotineiros já apresentados pelo professor durante as aulas Além disso, pelo menos 88% dessas tarefas fornecem exatamente as informações necessárias para resolvê-las sem dar oportunidade para os alunos selecionarem informações relevantes por si mesmos Menos de 25% podem ser consideradas como tarefas de conexão e menos de 5% são tarefas de reflexão, consideradas tarefas com o nível mais alto de demanda cognitiva As considerações geradas por este estudo foram feitas para possibilitar que as tarefas sejam implementadas de modo a colocar os alunos em movimento de aprendizagem, esperando que eles assumam um papel ativo no seu processo de aprender
id UEL_3399ee09210b37a8d46a3bf8848a7ee2
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8363
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Um olhar realístico para tarefas de função afim em livros didáticosEducação matemáticaAprendizagemMatemáticaProblemas, exercícios, etcMatemáticaMathematics educationLearningProblems, exercises, etcTextbooksMathematicsResumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar e discutir tarefas matemáticas contidas no capítulo de Função Afim dos livros didáticos do 1º Ano do Ensino Médio aprovados pelo PNLD de 218, com base na abordagem ao ensino de matemática denominada Educação Matemática Realística Nessa abordagem teórica, a aprendizagem matemática está intimamente ligada ao processo de matematizar a realidade, em que os alunos são confrontados por situações realísticas que podem gerar tarefas contextualmente ricas Para alcançar os objetivos da pesquisa, essas tarefas, inicialmente, foram agrupadas por semelhança de acordo com o modelo que as descrevem A partir desses agrupamentos, feitas considerações da maneira pela qual poderiam ser conduzidas intervenções (na forma da abordagem e/ou no seu enunciado) que resultassem em um modo de trabalho voltado para o que é defendido pelos princípios da Educação Matemática Realística Foi possível reconhecer que a maioria das tarefas encontradas nos livros analisados apresenta características do nível de reprodução, ou seja, exigem apenas procedimentos rotineiros já apresentados pelo professor durante as aulas Além disso, pelo menos 88% dessas tarefas fornecem exatamente as informações necessárias para resolvê-las sem dar oportunidade para os alunos selecionarem informações relevantes por si mesmos Menos de 25% podem ser consideradas como tarefas de conexão e menos de 5% são tarefas de reflexão, consideradas tarefas com o nível mais alto de demanda cognitiva As considerações geradas por este estudo foram feitas para possibilitar que as tarefas sejam implementadas de modo a colocar os alunos em movimento de aprendizagem, esperando que eles assumam um papel ativo no seu processo de aprenderTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research aimed to analyze and discuss math tasks contained in the Affine Function chapter of the 1st year High School textbooks approved by the PNLD 218, based on the approach to teaching mathematics denominated Realistic Mathematics Education In this theoretical approach, mathematics learning is closely linked to the process of mathematizing reality, in which students are confronted by realistic situations that can generate contextually rich tasks To achieve the research objectives, these tasks were initially grouped by similarity according to the model that describes them From these groupings, considerations were made on the way in which interventions could be conducted (in the form of the approach and/or in its statement) that would result in a way of working focused on what is defended by the principles of Realistic Mathematical Education It was possible to recognize that most of the tasks found in the analyzed books presents characteristics of the level of reproduction, that is, require only routine procedures already presented by the teacher during classes Furthermore, at least 88% of these tasks provide exactly the information needed to solve them without giving students an opportunity to select relevant information by themselves Less than 25% can be considered as connection tasks and less than 5% are reflection tasks, considered tasks with the highest level of cognitive demand The considerations generated by this study were made to enable the tasks to be implemented in a way that puts students in a learning movement, expecting them take on an active role in their learning processBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Mendes, Marcele TavaresCyrino, Márcia Cristina de Costa TrindadeGonçalves Junior, Marcos AntônioVertuan, Rodolfo EduardoBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Forster, Cristiano2024-05-01T11:33:18Z2024-05-01T11:33:18Z2020.0017.02.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8363porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:54:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8363Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:54:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar realístico para tarefas de função afim em livros didáticos
title Um olhar realístico para tarefas de função afim em livros didáticos
spellingShingle Um olhar realístico para tarefas de função afim em livros didáticos
Forster, Cristiano
Educação matemática
Aprendizagem
Matemática
Problemas, exercícios, etc
Matemática
Mathematics education
Learning
Problems, exercises, etc
Textbooks
Mathematics
title_short Um olhar realístico para tarefas de função afim em livros didáticos
title_full Um olhar realístico para tarefas de função afim em livros didáticos
title_fullStr Um olhar realístico para tarefas de função afim em livros didáticos
title_full_unstemmed Um olhar realístico para tarefas de função afim em livros didáticos
title_sort Um olhar realístico para tarefas de função afim em livros didáticos
author Forster, Cristiano
author_facet Forster, Cristiano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Mendes, Marcele Tavares
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Gonçalves Junior, Marcos Antônio
Vertuan, Rodolfo Eduardo
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Forster, Cristiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Aprendizagem
Matemática
Problemas, exercícios, etc
Matemática
Mathematics education
Learning
Problems, exercises, etc
Textbooks
Mathematics
topic Educação matemática
Aprendizagem
Matemática
Problemas, exercícios, etc
Matemática
Mathematics education
Learning
Problems, exercises, etc
Textbooks
Mathematics
description Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar e discutir tarefas matemáticas contidas no capítulo de Função Afim dos livros didáticos do 1º Ano do Ensino Médio aprovados pelo PNLD de 218, com base na abordagem ao ensino de matemática denominada Educação Matemática Realística Nessa abordagem teórica, a aprendizagem matemática está intimamente ligada ao processo de matematizar a realidade, em que os alunos são confrontados por situações realísticas que podem gerar tarefas contextualmente ricas Para alcançar os objetivos da pesquisa, essas tarefas, inicialmente, foram agrupadas por semelhança de acordo com o modelo que as descrevem A partir desses agrupamentos, feitas considerações da maneira pela qual poderiam ser conduzidas intervenções (na forma da abordagem e/ou no seu enunciado) que resultassem em um modo de trabalho voltado para o que é defendido pelos princípios da Educação Matemática Realística Foi possível reconhecer que a maioria das tarefas encontradas nos livros analisados apresenta características do nível de reprodução, ou seja, exigem apenas procedimentos rotineiros já apresentados pelo professor durante as aulas Além disso, pelo menos 88% dessas tarefas fornecem exatamente as informações necessárias para resolvê-las sem dar oportunidade para os alunos selecionarem informações relevantes por si mesmos Menos de 25% podem ser consideradas como tarefas de conexão e menos de 5% são tarefas de reflexão, consideradas tarefas com o nível mais alto de demanda cognitiva As considerações geradas por este estudo foram feitas para possibilitar que as tarefas sejam implementadas de modo a colocar os alunos em movimento de aprendizagem, esperando que eles assumam um papel ativo no seu processo de aprender
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 17.02.2020
2020.00
2024-05-01T11:33:18Z
2024-05-01T11:33:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8363
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654581940387840