A resolução de problemas em sala de aula e o tratado das máquinas simples de Galileu Galilei
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16917 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho tem o objetivo de reportar uma investigação empreendida por meio de uma atividade, possível de ser realizada em sala de aula, elaborada a partir da História da Matemática aliada à metodologia da Resolução de Problemas A metodologia aplicada foi a bibliográfica Foi realizado um estudo do Tratado das Máquinas Simples, de Galileu Galilei, com um enfoque na construção e na utilização de máquinas simples, em especial, o “parafuso” Para implementar a atividade, criou-se uma situação-problema, seguindo os passos propostos por Onuchic (212), cujo pano de fundo era desenvolver a aplicação do “parafuso”, associado ao ensino de razões, proporções e semelhanças de triângulos Os resultados evidenciaram que trazer para a sala de aula a História da Matemática é uma caminho muito promissor, pois possibilita mostrar aos alunos que existe uma conexão entre aquilo que se aprende na escola e os desafios enfrentados pelos homens ao longo da vida, muito embora a maioria dos professores ainda se prenda a fatos históricos ou tão somente ao conteúdos matemáticos da sequência contida em grande parte dos livros didáticos Despertou-se a curiosidade dos alunos, que se mostraram motivados para aprender, por meio de uma experiência nova e desafiante, que lhes deu liberdade para efetivar a construção do seu próprio conhecimento matemático |
id |
UEL_68faf4cba135e71642a5d8cba40652eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/16917 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A resolução de problemas em sala de aula e o tratado das máquinas simples de Galileu GalileiMatemáticaHistóriaMáquinasMatemáticaProblemas, exercícios, etcMathematicsMachineryMathematicsMathematics educationProblems, exercises, etcHistoryResumo: Este trabalho tem o objetivo de reportar uma investigação empreendida por meio de uma atividade, possível de ser realizada em sala de aula, elaborada a partir da História da Matemática aliada à metodologia da Resolução de Problemas A metodologia aplicada foi a bibliográfica Foi realizado um estudo do Tratado das Máquinas Simples, de Galileu Galilei, com um enfoque na construção e na utilização de máquinas simples, em especial, o “parafuso” Para implementar a atividade, criou-se uma situação-problema, seguindo os passos propostos por Onuchic (212), cujo pano de fundo era desenvolver a aplicação do “parafuso”, associado ao ensino de razões, proporções e semelhanças de triângulos Os resultados evidenciaram que trazer para a sala de aula a História da Matemática é uma caminho muito promissor, pois possibilita mostrar aos alunos que existe uma conexão entre aquilo que se aprende na escola e os desafios enfrentados pelos homens ao longo da vida, muito embora a maioria dos professores ainda se prenda a fatos históricos ou tão somente ao conteúdos matemáticos da sequência contida em grande parte dos livros didáticos Despertou-se a curiosidade dos alunos, que se mostraram motivados para aprender, por meio de uma experiência nova e desafiante, que lhes deu liberdade para efetivar a construção do seu próprio conhecimento matemáticoDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAbstract: This work aims to report an investigation undertaken through an activity, possible to be carried out in the classroom, elaborated from the History of Mathematics combined with the Problem Solving methodology The applied methodology was bibliographic A study of Galileo Galilei's Treaty of Simple Machines was carried out, with a focus on the construction and use of simple machines, in particular, the “screw” To implement the activity, a problem situation was created, following the steps proposed by Onuchic (212), whose background was to develop the application of the “screw”, associated with the teaching of reasons, proportions and similarities of triangles The results showed that bringing the History of Mathematics to the classroom is a very promising path, as it makes it possible to show students that there is a connection between what is learned at school and the challenges faced by men throughout life, even though most teachers still stick to historical facts or just to the mathematical content of the sequence contained in most textbooks The students' curiosity was aroused, who were motivated to learn, through a new and challenging experience, which gave them the freedom to effectively build their own mathematical knowledgeCarvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]Teramon, NeuzaSousa, Bárbara Nivalda Palharini AlvimMartins, Adenilson2024-05-01T15:16:43Z2024-05-01T15:16:43Z2019.0011.12.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16917porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16917Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:17Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A resolução de problemas em sala de aula e o tratado das máquinas simples de Galileu Galilei |
title |
A resolução de problemas em sala de aula e o tratado das máquinas simples de Galileu Galilei |
spellingShingle |
A resolução de problemas em sala de aula e o tratado das máquinas simples de Galileu Galilei Martins, Adenilson Matemática História Máquinas Matemática Problemas, exercícios, etc Mathematics Machinery Mathematics Mathematics education Problems, exercises, etc History |
title_short |
A resolução de problemas em sala de aula e o tratado das máquinas simples de Galileu Galilei |
title_full |
A resolução de problemas em sala de aula e o tratado das máquinas simples de Galileu Galilei |
title_fullStr |
A resolução de problemas em sala de aula e o tratado das máquinas simples de Galileu Galilei |
title_full_unstemmed |
A resolução de problemas em sala de aula e o tratado das máquinas simples de Galileu Galilei |
title_sort |
A resolução de problemas em sala de aula e o tratado das máquinas simples de Galileu Galilei |
author |
Martins, Adenilson |
author_facet |
Martins, Adenilson |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador] Teramon, Neuza Sousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Adenilson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática História Máquinas Matemática Problemas, exercícios, etc Mathematics Machinery Mathematics Mathematics education Problems, exercises, etc History |
topic |
Matemática História Máquinas Matemática Problemas, exercícios, etc Mathematics Machinery Mathematics Mathematics education Problems, exercises, etc History |
description |
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de reportar uma investigação empreendida por meio de uma atividade, possível de ser realizada em sala de aula, elaborada a partir da História da Matemática aliada à metodologia da Resolução de Problemas A metodologia aplicada foi a bibliográfica Foi realizado um estudo do Tratado das Máquinas Simples, de Galileu Galilei, com um enfoque na construção e na utilização de máquinas simples, em especial, o “parafuso” Para implementar a atividade, criou-se uma situação-problema, seguindo os passos propostos por Onuchic (212), cujo pano de fundo era desenvolver a aplicação do “parafuso”, associado ao ensino de razões, proporções e semelhanças de triângulos Os resultados evidenciaram que trazer para a sala de aula a História da Matemática é uma caminho muito promissor, pois possibilita mostrar aos alunos que existe uma conexão entre aquilo que se aprende na escola e os desafios enfrentados pelos homens ao longo da vida, muito embora a maioria dos professores ainda se prenda a fatos históricos ou tão somente ao conteúdos matemáticos da sequência contida em grande parte dos livros didáticos Despertou-se a curiosidade dos alunos, que se mostraram motivados para aprender, por meio de uma experiência nova e desafiante, que lhes deu liberdade para efetivar a construção do seu próprio conhecimento matemático |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
11.12.2019 2019.00 2024-05-01T15:16:43Z 2024-05-01T15:16:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16917 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823301896241152 |