A resolução de problemas em sala de aula e o tratado das máquinas simples de Galileu Galilei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Adenilson
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16917
Resumo: Resumo: Este trabalho tem o objetivo de reportar uma investigação empreendida por meio de uma atividade, possível de ser realizada em sala de aula, elaborada a partir da História da Matemática aliada à metodologia da Resolução de Problemas A metodologia aplicada foi a bibliográfica Foi realizado um estudo do Tratado das Máquinas Simples, de Galileu Galilei, com um enfoque na construção e na utilização de máquinas simples, em especial, o “parafuso” Para implementar a atividade, criou-se uma situação-problema, seguindo os passos propostos por Onuchic (212), cujo pano de fundo era desenvolver a aplicação do “parafuso”, associado ao ensino de razões, proporções e semelhanças de triângulos Os resultados evidenciaram que trazer para a sala de aula a História da Matemática é uma caminho muito promissor, pois possibilita mostrar aos alunos que existe uma conexão entre aquilo que se aprende na escola e os desafios enfrentados pelos homens ao longo da vida, muito embora a maioria dos professores ainda se prenda a fatos históricos ou tão somente ao conteúdos matemáticos da sequência contida em grande parte dos livros didáticos Despertou-se a curiosidade dos alunos, que se mostraram motivados para aprender, por meio de uma experiência nova e desafiante, que lhes deu liberdade para efetivar a construção do seu próprio conhecimento matemático
id UEL_68faf4cba135e71642a5d8cba40652eb
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16917
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling A resolução de problemas em sala de aula e o tratado das máquinas simples de Galileu GalileiMatemáticaHistóriaMáquinasMatemáticaProblemas, exercícios, etcMathematicsMachineryMathematicsMathematics educationProblems, exercises, etcHistoryResumo: Este trabalho tem o objetivo de reportar uma investigação empreendida por meio de uma atividade, possível de ser realizada em sala de aula, elaborada a partir da História da Matemática aliada à metodologia da Resolução de Problemas A metodologia aplicada foi a bibliográfica Foi realizado um estudo do Tratado das Máquinas Simples, de Galileu Galilei, com um enfoque na construção e na utilização de máquinas simples, em especial, o “parafuso” Para implementar a atividade, criou-se uma situação-problema, seguindo os passos propostos por Onuchic (212), cujo pano de fundo era desenvolver a aplicação do “parafuso”, associado ao ensino de razões, proporções e semelhanças de triângulos Os resultados evidenciaram que trazer para a sala de aula a História da Matemática é uma caminho muito promissor, pois possibilita mostrar aos alunos que existe uma conexão entre aquilo que se aprende na escola e os desafios enfrentados pelos homens ao longo da vida, muito embora a maioria dos professores ainda se prenda a fatos históricos ou tão somente ao conteúdos matemáticos da sequência contida em grande parte dos livros didáticos Despertou-se a curiosidade dos alunos, que se mostraram motivados para aprender, por meio de uma experiência nova e desafiante, que lhes deu liberdade para efetivar a construção do seu próprio conhecimento matemáticoDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAbstract: This work aims to report an investigation undertaken through an activity, possible to be carried out in the classroom, elaborated from the History of Mathematics combined with the Problem Solving methodology The applied methodology was bibliographic A study of Galileo Galilei's Treaty of Simple Machines was carried out, with a focus on the construction and use of simple machines, in particular, the “screw” To implement the activity, a problem situation was created, following the steps proposed by Onuchic (212), whose background was to develop the application of the “screw”, associated with the teaching of reasons, proportions and similarities of triangles The results showed that bringing the History of Mathematics to the classroom is a very promising path, as it makes it possible to show students that there is a connection between what is learned at school and the challenges faced by men throughout life, even though most teachers still stick to historical facts or just to the mathematical content of the sequence contained in most textbooks The students' curiosity was aroused, who were motivated to learn, through a new and challenging experience, which gave them the freedom to effectively build their own mathematical knowledgeCarvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]Teramon, NeuzaSousa, Bárbara Nivalda Palharini AlvimMartins, Adenilson2024-05-01T15:16:43Z2024-05-01T15:16:43Z2019.0011.12.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16917porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:57:50Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16917Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:57:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A resolução de problemas em sala de aula e o tratado das máquinas simples de Galileu Galilei
title A resolução de problemas em sala de aula e o tratado das máquinas simples de Galileu Galilei
spellingShingle A resolução de problemas em sala de aula e o tratado das máquinas simples de Galileu Galilei
Martins, Adenilson
Matemática
História
Máquinas
Matemática
Problemas, exercícios, etc
Mathematics
Machinery
Mathematics
Mathematics education
Problems, exercises, etc
History
title_short A resolução de problemas em sala de aula e o tratado das máquinas simples de Galileu Galilei
title_full A resolução de problemas em sala de aula e o tratado das máquinas simples de Galileu Galilei
title_fullStr A resolução de problemas em sala de aula e o tratado das máquinas simples de Galileu Galilei
title_full_unstemmed A resolução de problemas em sala de aula e o tratado das máquinas simples de Galileu Galilei
title_sort A resolução de problemas em sala de aula e o tratado das máquinas simples de Galileu Galilei
author Martins, Adenilson
author_facet Martins, Adenilson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]
Teramon, Neuza
Sousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Adenilson
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
História
Máquinas
Matemática
Problemas, exercícios, etc
Mathematics
Machinery
Mathematics
Mathematics education
Problems, exercises, etc
History
topic Matemática
História
Máquinas
Matemática
Problemas, exercícios, etc
Mathematics
Machinery
Mathematics
Mathematics education
Problems, exercises, etc
History
description Resumo: Este trabalho tem o objetivo de reportar uma investigação empreendida por meio de uma atividade, possível de ser realizada em sala de aula, elaborada a partir da História da Matemática aliada à metodologia da Resolução de Problemas A metodologia aplicada foi a bibliográfica Foi realizado um estudo do Tratado das Máquinas Simples, de Galileu Galilei, com um enfoque na construção e na utilização de máquinas simples, em especial, o “parafuso” Para implementar a atividade, criou-se uma situação-problema, seguindo os passos propostos por Onuchic (212), cujo pano de fundo era desenvolver a aplicação do “parafuso”, associado ao ensino de razões, proporções e semelhanças de triângulos Os resultados evidenciaram que trazer para a sala de aula a História da Matemática é uma caminho muito promissor, pois possibilita mostrar aos alunos que existe uma conexão entre aquilo que se aprende na escola e os desafios enfrentados pelos homens ao longo da vida, muito embora a maioria dos professores ainda se prenda a fatos históricos ou tão somente ao conteúdos matemáticos da sequência contida em grande parte dos livros didáticos Despertou-se a curiosidade dos alunos, que se mostraram motivados para aprender, por meio de uma experiência nova e desafiante, que lhes deu liberdade para efetivar a construção do seu próprio conhecimento matemático
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 11.12.2019
2019.00
2024-05-01T15:16:43Z
2024-05-01T15:16:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16917
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654587275542528