A formação do pensamento histórico dos jovens estudantes de Rolândia – PR: a imigração judaico-alemã à luz da burdening history
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17265 |
Resumo: | Esta pesquisa investigou a formação do pensamento histórico dos estudantes de Rolândia, município pertencente ao norte do estado do Paraná. Enquadrado no domínio científico da Educação Histórica (BARCA, 2001); (CAINELLI, 2009, 2011); (SCHMIDT, 2011, 2015), e alicerçados à metodologia Grounded Theory (CHARMAZ, 2009); (GAGO, 2007) (TAROZZI, 2011), esta pesquisa analisou as narrativas históricas dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II. Nos apropriamos das discussões sobre o Ensino de História Difícil proposta por Bodo von Borries (BORRIES, 2011, 2018), visando compreender quais elementos deste conceito são destacados na narrativa dos estudantes em relação ao Holocausto e a imigração-judaico alemã para o município de Rolândia. Uma vez que a história deste município foi constituída de contradições e silenciamentos. Destacamos a importância da Grounded Theory enquanto metodologia de pesquisa que nos permite tomar como objeto de análise as narrativas, cadernos e observações de campo, durante o estudo para a constituição de categorias de análise na pesquisa qualitativa. Assim, utilizamos do questionário socioeconômico e cultural, questionário aberto sobre o conceito substantivo Holocausto e a imigração judaico-alemã para o município de Rolândia, para então compreender as relações entre um possível passado traumático e a perspectiva de um futuro expressa na narrativa dos estudantes. |
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A formação do pensamento histórico dos jovens estudantes de Rolândia – PR: a imigração judaico-alemã à luz da burdening historyThe formation of the historical thinking of young students from Rolândia – PR: German-Jewish immigration in the light of burdening historyEducação históricaBurdening historyHistória regionalImigraçãoEnsino - HistóriaJudeus alemães - Migração - HistóriaParaná - MigraçãoNazismo - HistóriaHistória social - Estudo e ensinoCiências Humanas - HistóriaHistory educationBurdening historyRegional historyImmigrationTeachingHistoryJews GermanMigrationNazismEsta pesquisa investigou a formação do pensamento histórico dos estudantes de Rolândia, município pertencente ao norte do estado do Paraná. Enquadrado no domínio científico da Educação Histórica (BARCA, 2001); (CAINELLI, 2009, 2011); (SCHMIDT, 2011, 2015), e alicerçados à metodologia Grounded Theory (CHARMAZ, 2009); (GAGO, 2007) (TAROZZI, 2011), esta pesquisa analisou as narrativas históricas dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II. Nos apropriamos das discussões sobre o Ensino de História Difícil proposta por Bodo von Borries (BORRIES, 2011, 2018), visando compreender quais elementos deste conceito são destacados na narrativa dos estudantes em relação ao Holocausto e a imigração-judaico alemã para o município de Rolândia. Uma vez que a história deste município foi constituída de contradições e silenciamentos. Destacamos a importância da Grounded Theory enquanto metodologia de pesquisa que nos permite tomar como objeto de análise as narrativas, cadernos e observações de campo, durante o estudo para a constituição de categorias de análise na pesquisa qualitativa. Assim, utilizamos do questionário socioeconômico e cultural, questionário aberto sobre o conceito substantivo Holocausto e a imigração judaico-alemã para o município de Rolândia, para então compreender as relações entre um possível passado traumático e a perspectiva de um futuro expressa na narrativa dos estudantes.This research investigated the formation of historical thought among students of Rolândia, a municipality in the north of the state of Paraná. Framed within the scientific domain of History Education (BARCA, 2001); (CAINELLI, 2009, 2011); (SCHMIDT, 2011, 2015), and grounded on the Grounded Theory methodology (CHARMAZ, 2009); (GAGO, 2007) (TAROZZI, 2011), this research analyzed the historical narratives of 9th grade students of Elementary II. We appropriated the discussions on Difficult History Teaching proposed by Bodo von Borries (BORRIES, 2011, 2018), aiming to understand which elements of this concept are highlighted in the students' narratives regarding the Holocaust and the German-Jewish immigration to the municipality of Rolandia. Since the history of this municipality was constituted of contradictions and silencing. We emphasize the importance of Grounded Theory as a research methodology that allows us to take the narratives, field notebooks and observations during the study as an object of analysis for the constitution of categories in qualitative research. Thus, we used a socioeconomic and cultural questionnaire, an open-ended questionnaire about the substantive concept Holocaust and the German-Jewish immigration to the city of Rolândia, to then understand the relations between a possible traumatic past and the perspective of a future expressed in the students' narrative.Cainelli, Marlene RosaRamos, Marcia Elisa TetéAlves, Ronaldo CardosoCoelho, Bianca Martins2024-08-22T15:22:48Z2024-08-22T15:22:48Z2023-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17265porCLCH - Departamento de HistóriaPrograma de Pós-Graduação em História SocialUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina114 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-23T06:03:08Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17265Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-23T06:03:08Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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Esta pesquisa investigou a formação do pensamento histórico dos estudantes de Rolândia, município pertencente ao norte do estado do Paraná. Enquadrado no domínio científico da Educação Histórica (BARCA, 2001); (CAINELLI, 2009, 2011); (SCHMIDT, 2011, 2015), e alicerçados à metodologia Grounded Theory (CHARMAZ, 2009); (GAGO, 2007) (TAROZZI, 2011), esta pesquisa analisou as narrativas históricas dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II. Nos apropriamos das discussões sobre o Ensino de História Difícil proposta por Bodo von Borries (BORRIES, 2011, 2018), visando compreender quais elementos deste conceito são destacados na narrativa dos estudantes em relação ao Holocausto e a imigração-judaico alemã para o município de Rolândia. Uma vez que a história deste município foi constituída de contradições e silenciamentos. Destacamos a importância da Grounded Theory enquanto metodologia de pesquisa que nos permite tomar como objeto de análise as narrativas, cadernos e observações de campo, durante o estudo para a constituição de categorias de análise na pesquisa qualitativa. Assim, utilizamos do questionário socioeconômico e cultural, questionário aberto sobre o conceito substantivo Holocausto e a imigração judaico-alemã para o município de Rolândia, para então compreender as relações entre um possível passado traumático e a perspectiva de um futuro expressa na narrativa dos estudantes. |
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