Aprendizagem da “burdening history”: desafios para a educação histórica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mneme (Caicó. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8094 |
Resumo: | Este artigo realiza reflexões a partir de resultados de pesquisa que analisou narrativas de jovens sobre a história do Brasil e do Mundo e que apontou alguns indicativos sobre a importância dos conceitos substantivos da História e suas relações com os processos cognitivos de formação da consciência histórica de jovens alunos. Verificou-se, nestas narrativas, a predominância de determinados “cânones” como marcos e marcadores de mudanças históricas em relação à história do país e da história mundial, os quais sugeriram a ausência e/ou exclusão de conteúdos que pudessem expandir, quantitativa e qualitativamente, as experiências dos jovens em relação à sua orientação no fluxo do tempo. Entre estas, destacam-se, por exemplo, a ausência de experiências relacionadas a episódios controversos da história do Brasil, da história de pessoas comuns e da própria história dos jovens, dificultando uma aprendizagem histórica significativa e, portanto, a formação de uma consciência histórica mais complexa. O conceito de “burdening history” de Bodo von Borries (2011) foi utilizado como principal referencial teórico, bem como os princípios da aprendizagem histórica e da didática humanista de Jörn Rüsen (2012;2015). |
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Aprendizagem da “burdening history”: desafios para a educação históricaAprendizagem histórica. Consciência histórica. Burdening history. Educação históricaEste artigo realiza reflexões a partir de resultados de pesquisa que analisou narrativas de jovens sobre a história do Brasil e do Mundo e que apontou alguns indicativos sobre a importância dos conceitos substantivos da História e suas relações com os processos cognitivos de formação da consciência histórica de jovens alunos. Verificou-se, nestas narrativas, a predominância de determinados “cânones” como marcos e marcadores de mudanças históricas em relação à história do país e da história mundial, os quais sugeriram a ausência e/ou exclusão de conteúdos que pudessem expandir, quantitativa e qualitativamente, as experiências dos jovens em relação à sua orientação no fluxo do tempo. Entre estas, destacam-se, por exemplo, a ausência de experiências relacionadas a episódios controversos da história do Brasil, da história de pessoas comuns e da própria história dos jovens, dificultando uma aprendizagem histórica significativa e, portanto, a formação de uma consciência histórica mais complexa. O conceito de “burdening history” de Bodo von Borries (2011) foi utilizado como principal referencial teórico, bem como os princípios da aprendizagem histórica e da didática humanista de Jörn Rüsen (2012;2015). Mneme - Revista de Humanidades2015-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8094Mneme - Revista de Humanidades; v. 16 n. 36 (2015): Dossiê Ensino de História; 10-261518-3394reponame:Mneme (Caicó. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNporhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/8094/6124Copyright (c) 2015 Mneme - Revista de Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos2015-12-21T17:57:23Zoai:periodicos.ufrn.br:article/8094Revistahttps://periodicos.ufrn.br/mnemePUBhttps://periodicos.ufrn.br/mneme/oai||muirakytan@uol.com.br1518-33941518-3394opendoar:2015-12-21T17:57:23Mneme (Caicó. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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