Um estudo da superação conceitual de estudantes do ensino médio sobre procedimentos de medição a partir de um encaminhamento didático baseado em provocações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Dirceu Reis de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11666
Resumo: Resumo: Em práticas investigativas que tratam das mensurações, pesquisas assinalam que os alunos sem uma instrução formal apresentam representações problemáticas caracterizadas pelo denominado Paradigma Pontual, ao depararem-se na realização de medidas acarretando em problemas às instruções pedagógicas no ensino de Física Além de se diferenciar de outras investigações pela amostra e metodologia empregada, o presente estudo tem o objetivo de investigar os avanços dos estudantes nos procedimentos de medição em uma atividade experimental a partir de perguntas provocativas Tais perguntas, pertencentes a uma entrevista semi-estruturada, foram aplicadas em doze estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública da cidade de Londrina-PR Os participantes foram escolhidos por conveniência e a realização da atividade ocorreu em uma sala isolada na escola Os resultados da pesquisa indicam que as perguntas provocativas e o experimento selecionado proporcionaram avanços interessantes no trato dos procedimentos de medição em alunos Na coleta, os estudantes, frente às contradições que ocorrem entre a teoria e a evidência, abandonam suas ideias de senso comum e adotam o critério de levar em consideração o conjunto de dados e alguns dados que são caracterizados por não apresentar valores discrepantes em relação aos dados próximos No processamento, os estudantes mostram um entendimento da aleatoriedade do resultado ao levar em consideração o intervalo de flutuação de valores, escolhendo como um bom resultado de medida uma média das medições, ao invés de selecionar um único valor Na comparação, os participantes realizam a comparação de dados entre duas ou mais amostras levando em conta a média aritmética e a qualitativa e não ponto a ponto Desse modo, alguns estudantes comentam que os resultados de suas medidas são iguais, justificando que sua média é pertencente ao intervalo de valores da amostra colocada em comparação
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: In investigative practices that they are about the mensuration, researches mark that the students without a formal instruction present problematic representations characterized by the denominated Punctual Paradigm to the they be run across in the accomplishment of measures carting in problems to the pedagogic instructions in Physics teaching Besides differing of another investigations for the sample and methodology maid, the present study has the objective of investigating the students' progresses in the mensuration procedures in an experimental activity starting from provocative questions Such questions, belonging to a semi-structured interview, were applied in twelve students of the first year of the medium teaching of a school of the public net of the city of Londrina-PR The participants were chosen for convenience and the accomplishment of the activity happened in a room isolated in the school The results of the research indicate that the provocative questions and the selected experiment provided interesting progresses in the treatment of the mensuration procedures in students In the collection, the students front to the contradictions that happen between the theory and the evidence, they abandon its ideas of common sense and they adopt the approach of taking in consideration the group of data and some data that are characterized by not presenting differing values in relation to the close data In the processing, the students show an understanding of the aleatory of the result when taking in consideration the interval of flotation of values, choosing as a good measure result an average of the mensurations, instead of selecting an only value In the comparison, the participants accomplish the comparison of data between two or more samples taking into account the arithmetic average and the qualitative and non point to point Gave way, some students comment that the results of its measures are the same justifying that its average is belonging to the interval of values of the sample placed in comparisonLaburú, Carlos Eduardo [Orientador]Mion, Rejane Aurora deSilva, Osmar Henrique Moura daSales, Dirceu Reis de2024-05-01T13:18:58Z2024-05-01T13:18:58Z2009.002009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11666porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11666Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:06Repositório Institucional da UEL - 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