Construção do conceito de medição por meio de uma estratégia pedagógica baseada no modelo didático de formulação de perguntas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montai, Vinicius
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12411
Resumo: Resumo: O laboratório didático é de suma importância no aprendizado de Física já que contribui para relacionar teoria e prática Entretanto, estudos relatam que muitos alunos demonstram dificuldade em compreender as atividades experimentais por se encontrarem no Paradigma Pontual e, portanto, carregam representações problemáticas ao se depararem com a realização de atividades investigativas que envolvem mensurações A utilização de práticas que permitam o desenvolvimento dos conteúdos por meio das interações discursivas constitui uma importante estratégia na superação de problemas que afetam o sistema de ensino em geral e particularmente o ensino de Física O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de entendimento alcançado pelos alunos durante uma atividade de medição no laboratório didático, no qual o Modelo de Formulação de Perguntas foi adotado para guiar o discurso do professor, como estratégia para a superação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes no ensino de Física Foram analisados 21 alunos do 1º ano de graduação em Engenharia Ambiental de uma universidade pública na cidade de Londrina (Paraná) Questionários escritos foram aplicados antes e após a realização de uma atividade experimental para verificar o entendimento dos alunos sobre o processo de medição Os alunos foram orientados a realizar a medição do período de um pêndulo simples e após o procedimento, o professor guiou uma discussão orientando-se principalmente nos fundamentos do Modelo Didático de Formulação de Perguntas, a fim de estimular os alunos a refletirem a respeito da atividade realizada e dos resultados encontrados Com isso, o professor visou explorar possíveis mudanças no entendimento dos alunos a respeito do processo de medição para o paradigma de conjunto Os resultados mostraram que os 21 alunos encontravam-se no Paradigma Pontual antes da realização da atividade experimental No entanto, após a discussão baseada no Modelo de Formulação de Perguntas, 16 alunos passaram a ter razões que os enquadravam no Paradigma de Conjunto Embora inicialmente os alunos tenham apresentado conceitos que se encaixaram no Paradigma Pontual, a devida orientação do professor durante a realização da atividade experimental, guiado pela Modelo de Formulação de Perguntas, demonstrou ser eficiente na condução do raciocínio dos alunos ao Paradigma de Conjunto e, conseqüentemente, contribuiu de maneira positiva na construção do conceito de medição dos estudantes
id UEL_b07c760709cc0c19488456fd6fd3883d
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12411
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Construção do conceito de medição por meio de uma estratégia pedagógica baseada no modelo didático de formulação de perguntasFísicaEstudo e ensino (Superior)Física experimentalMedidas físicasFormação de conceitosPhysicsPhysicsPhysical measurementsPhysics - Questions and answersStudy and teachingExperimentsConcept formationResumo: O laboratório didático é de suma importância no aprendizado de Física já que contribui para relacionar teoria e prática Entretanto, estudos relatam que muitos alunos demonstram dificuldade em compreender as atividades experimentais por se encontrarem no Paradigma Pontual e, portanto, carregam representações problemáticas ao se depararem com a realização de atividades investigativas que envolvem mensurações A utilização de práticas que permitam o desenvolvimento dos conteúdos por meio das interações discursivas constitui uma importante estratégia na superação de problemas que afetam o sistema de ensino em geral e particularmente o ensino de Física O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de entendimento alcançado pelos alunos durante uma atividade de medição no laboratório didático, no qual o Modelo de Formulação de Perguntas foi adotado para guiar o discurso do professor, como estratégia para a superação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes no ensino de Física Foram analisados 21 alunos do 1º ano de graduação em Engenharia Ambiental de uma universidade pública na cidade de Londrina (Paraná) Questionários escritos foram aplicados antes e após a realização de uma atividade experimental para verificar o entendimento dos alunos sobre o processo de medição Os alunos foram orientados a realizar a medição do período de um pêndulo simples e após o procedimento, o professor guiou uma discussão orientando-se principalmente nos fundamentos do Modelo Didático de Formulação de Perguntas, a fim de estimular os alunos a refletirem a respeito da atividade realizada e dos resultados encontrados Com isso, o professor visou explorar possíveis mudanças no entendimento dos alunos a respeito do processo de medição para o paradigma de conjunto Os resultados mostraram que os 21 alunos encontravam-se no Paradigma Pontual antes da realização da atividade experimental No entanto, após a discussão baseada no Modelo de Formulação de Perguntas, 16 alunos passaram a ter razões que os enquadravam no Paradigma de Conjunto Embora inicialmente os alunos tenham apresentado conceitos que se encaixaram no Paradigma Pontual, a devida orientação do professor durante a realização da atividade experimental, guiado pela Modelo de Formulação de Perguntas, demonstrou ser eficiente na condução do raciocínio dos alunos ao Paradigma de Conjunto e, conseqüentemente, contribuiu de maneira positiva na construção do conceito de medição dos estudantesDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The didactic laboratory is of addition importance in Physics learning since it contributes to relate theory and practice However, studies tell that many students demonstrate difficulty in understanding the experimental activities for if they find in the Punctual Paradigm and, therefore, they carry problematic representations to the they come across the accomplishment of activities that involve measurements The use of practices that you/they allow the development of the contents through the discursive interactions constitutes an important strategy in general in the overcome of problems that affect the education system and particularly Physics teaching The present study had as objective evaluates the understanding level reached by the students during a measurement activity in the didactic laboratory, in which the Model of Formulation of Questions was adopted to guide the teacher's speech, as strategy for the overcome of the difficulties faced by the students in Physics teaching 21 students the 1st years old were analyzed in Environmental Engineering of a public university in the city of Londrina (Paraná) Questionnaires writings were applied before and after the accomplishment of an experimental activity to verify the students' understanding on the measurement process The students were guided to accomplish the measurement of the period of a simple pendulum and after the procedure, the teacher guided a discussion being guided mainly in the foundations of the Didactic Model of Formulation of Questions, in order to stimulate the students to reflect her/it regarding the accomplished activity and of the found results With that, the teacher sought to explore possible changes in the students' understanding regarding the measurement process for the group paradigm The results showed that the 21 students met in the Punctual Paradigm before the accomplishment of the experimental activity However, after the discussion based on the Model of Formulation of Questions, 16 students started to have reasons that framed them in the Paradigm of Group Although initially the students have presented concepts that they were fit in the Punctual Paradigm, the teacher's due orientation during the accomplishment of the experimental activity, guided by the Model of Formulation of Questions, it demonstrated to belong efficient in the transport of the reasoning to the students to the Paradigm of Group and, consequently, it contributed in a positive way in the construction of the concept of the students' measurementLaburú, Carlos Eduardo [Orientador]Lorencini Junior, ÁlvaroFusinato, Polônia AltoéMontai, Vinicius2024-05-01T13:53:52Z2024-05-01T13:53:52Z2010.0030.04.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12411porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:25Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12411Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:25Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção do conceito de medição por meio de uma estratégia pedagógica baseada no modelo didático de formulação de perguntas
title Construção do conceito de medição por meio de uma estratégia pedagógica baseada no modelo didático de formulação de perguntas
spellingShingle Construção do conceito de medição por meio de uma estratégia pedagógica baseada no modelo didático de formulação de perguntas
Montai, Vinicius
Física
Estudo e ensino (Superior)
Física experimental
Medidas físicas
Formação de conceitos
Physics
Physics
Physical measurements
Physics - Questions and answers
Study and teaching
Experiments
Concept formation
title_short Construção do conceito de medição por meio de uma estratégia pedagógica baseada no modelo didático de formulação de perguntas
title_full Construção do conceito de medição por meio de uma estratégia pedagógica baseada no modelo didático de formulação de perguntas
title_fullStr Construção do conceito de medição por meio de uma estratégia pedagógica baseada no modelo didático de formulação de perguntas
title_full_unstemmed Construção do conceito de medição por meio de uma estratégia pedagógica baseada no modelo didático de formulação de perguntas
title_sort Construção do conceito de medição por meio de uma estratégia pedagógica baseada no modelo didático de formulação de perguntas
author Montai, Vinicius
author_facet Montai, Vinicius
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]
Lorencini Junior, Álvaro
Fusinato, Polônia Altoé
dc.contributor.author.fl_str_mv Montai, Vinicius
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Estudo e ensino (Superior)
Física experimental
Medidas físicas
Formação de conceitos
Physics
Physics
Physical measurements
Physics - Questions and answers
Study and teaching
Experiments
Concept formation
topic Física
Estudo e ensino (Superior)
Física experimental
Medidas físicas
Formação de conceitos
Physics
Physics
Physical measurements
Physics - Questions and answers
Study and teaching
Experiments
Concept formation
description Resumo: O laboratório didático é de suma importância no aprendizado de Física já que contribui para relacionar teoria e prática Entretanto, estudos relatam que muitos alunos demonstram dificuldade em compreender as atividades experimentais por se encontrarem no Paradigma Pontual e, portanto, carregam representações problemáticas ao se depararem com a realização de atividades investigativas que envolvem mensurações A utilização de práticas que permitam o desenvolvimento dos conteúdos por meio das interações discursivas constitui uma importante estratégia na superação de problemas que afetam o sistema de ensino em geral e particularmente o ensino de Física O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de entendimento alcançado pelos alunos durante uma atividade de medição no laboratório didático, no qual o Modelo de Formulação de Perguntas foi adotado para guiar o discurso do professor, como estratégia para a superação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes no ensino de Física Foram analisados 21 alunos do 1º ano de graduação em Engenharia Ambiental de uma universidade pública na cidade de Londrina (Paraná) Questionários escritos foram aplicados antes e após a realização de uma atividade experimental para verificar o entendimento dos alunos sobre o processo de medição Os alunos foram orientados a realizar a medição do período de um pêndulo simples e após o procedimento, o professor guiou uma discussão orientando-se principalmente nos fundamentos do Modelo Didático de Formulação de Perguntas, a fim de estimular os alunos a refletirem a respeito da atividade realizada e dos resultados encontrados Com isso, o professor visou explorar possíveis mudanças no entendimento dos alunos a respeito do processo de medição para o paradigma de conjunto Os resultados mostraram que os 21 alunos encontravam-se no Paradigma Pontual antes da realização da atividade experimental No entanto, após a discussão baseada no Modelo de Formulação de Perguntas, 16 alunos passaram a ter razões que os enquadravam no Paradigma de Conjunto Embora inicialmente os alunos tenham apresentado conceitos que se encaixaram no Paradigma Pontual, a devida orientação do professor durante a realização da atividade experimental, guiado pela Modelo de Formulação de Perguntas, demonstrou ser eficiente na condução do raciocínio dos alunos ao Paradigma de Conjunto e, conseqüentemente, contribuiu de maneira positiva na construção do conceito de medição dos estudantes
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2010.00
2024-05-01T13:53:52Z
2024-05-01T13:53:52Z
30.04.2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12411
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823315583303680