Panorama dos conteúdos de embriologia nos livros didáticos: estudos teóricos para subsidiar produção de protocolos de ciência cidadã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz, Karen Gomes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17566
Resumo: Esta monografia integra um projeto de Ciência Cidadã que visa analisar e propor melhorias nos conteúdos de ciências e biologia para a Educação Básica, já que há muitos erros observados ao longo dos materiais didáticos que são fornecidos a rede pública brasileira. O foco específico deste estudo é a análise teórica dos conteúdos de embriologia presentes nos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020. O objetivo é identificar lacunas e possíveis problemas nos materiais educacionais mais utilizados nas escolas brasileiras. Para a realização desta pesquisa, foram selecionadas seis coleções de livros didáticos, das quais foram analisadas as seções relacionadas ao desenvolvimento embrionário e à organogênese. A análise revelou resultados significativos. Apenas duas coleções (C1 e C2) tratavam de forma mais abrangente desses temas, porém, ambas apresentaram uma série de erros teóricos, desde conceituações equivocadas até problemas na descrição dos processos biológicos. As outras coleções analisadas (C3, C5 e C6) continham um conteúdo mínimo ou praticamente inexistente sobre embriologia. Em vez disso, essas coleções priorizavam tópicos relacionados ao controle da reprodução, infecções sexualmente transmissíveis (IST) e sexualidade na adolescência. A coleção C1, embora incluísse embriologia comparada, também apresentava vários erros conceituais e carecia de exemplos claros para ilustrar os conceitos abordados. Esses resultados evidenciam a necessidade premente de revisões críticas e sistemáticas nos livros didáticos de embriologia utilizados nas escolas brasileiras. Além disso, destacam a importância de uma abordagem mais abrangente e precisa do tema, que não apenas forneça informações corretas, mas também seja capaz de cativar e estimular o interesse dos alunos pelo estudo da biologia.
id UEL_352fffd9d639ceb9ed8ba60f58f4fc01
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/17566
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Panorama dos conteúdos de embriologia nos livros didáticos: estudos teóricos para subsidiar produção de protocolos de ciência cidadãEnsino médioDesenvolvimento embrionárioEquívocos conceituaisEmbriologia humanaCiências Humanas - EducaçãoCiências Humanas - EducaçãoHigh schoolEmbryonic developmentConceptual misconceptionsHuman embryologyEsta monografia integra um projeto de Ciência Cidadã que visa analisar e propor melhorias nos conteúdos de ciências e biologia para a Educação Básica, já que há muitos erros observados ao longo dos materiais didáticos que são fornecidos a rede pública brasileira. O foco específico deste estudo é a análise teórica dos conteúdos de embriologia presentes nos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020. O objetivo é identificar lacunas e possíveis problemas nos materiais educacionais mais utilizados nas escolas brasileiras. Para a realização desta pesquisa, foram selecionadas seis coleções de livros didáticos, das quais foram analisadas as seções relacionadas ao desenvolvimento embrionário e à organogênese. A análise revelou resultados significativos. Apenas duas coleções (C1 e C2) tratavam de forma mais abrangente desses temas, porém, ambas apresentaram uma série de erros teóricos, desde conceituações equivocadas até problemas na descrição dos processos biológicos. As outras coleções analisadas (C3, C5 e C6) continham um conteúdo mínimo ou praticamente inexistente sobre embriologia. Em vez disso, essas coleções priorizavam tópicos relacionados ao controle da reprodução, infecções sexualmente transmissíveis (IST) e sexualidade na adolescência. A coleção C1, embora incluísse embriologia comparada, também apresentava vários erros conceituais e carecia de exemplos claros para ilustrar os conceitos abordados. Esses resultados evidenciam a necessidade premente de revisões críticas e sistemáticas nos livros didáticos de embriologia utilizados nas escolas brasileiras. Além disso, destacam a importância de uma abordagem mais abrangente e precisa do tema, que não apenas forneça informações corretas, mas também seja capaz de cativar e estimular o interesse dos alunos pelo estudo da biologia.This thesis is part of a Citizen Science project aimed at analyzing and proposing improvements to the science and biology content for Basic Education, as there are many errors observed throughout the educational materials provided to the Brazilian public school system. The specific focus of this study is the theoretical analysis of embryology content found in the textbooks approved by the National Textbook Program (PNLD) in 2020. The objective is to identify gaps and potential issues in the most widely used educational materials in Brazilian schools. For this research, six collections of textbooks were selected, from which sections related to embryonic development and organogenesis were analyzed. The analysis revealed significant results. Only two collections (C1 and C2) addressed these topics in a more comprehensive manner; however, both presented a series of theoretical errors, ranging from misconceptions to problems in describing biological processes. The other collections analyzed (C3, C5, and C6) contained minimal or virtually nonexistent content on embryology. Instead, these collections prioritized topics related to reproductive control, sexually transmitted infections (STIs), and adolescent sexuality. Collection C1, although including comparative embryology, also exhibited several conceptual errors and lacked clear xamples to illustrate the concepts addressed. These results highlight the urgent need for critical and systematic revisions in the embryology textbooks used in Brazilian schools. Furthermore, they underscore the importance of a more comprehensive and accurate approach to the subject, one that not only provides correct information but also engages and stimulates students' interest in the study of biology.Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares deFavaron, Phelipe OliveiraMaistro, Vírginia Iara de A.Fernandes, Glaura S. A.Luiz, Karen Gomes2024-09-13T13:57:08Z2024-09-13T13:57:08Z2024-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17566porGraduação - Ciências BiológicasCCB - Departamento de Biologia GeralUniversidade Estadual de Londrina - UELBachareladoCurso PresencialLondrina31 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-14T06:06:33Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17566Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-09-14T06:06:33Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Panorama dos conteúdos de embriologia nos livros didáticos: estudos teóricos para subsidiar produção de protocolos de ciência cidadã
title Panorama dos conteúdos de embriologia nos livros didáticos: estudos teóricos para subsidiar produção de protocolos de ciência cidadã
spellingShingle Panorama dos conteúdos de embriologia nos livros didáticos: estudos teóricos para subsidiar produção de protocolos de ciência cidadã
Luiz, Karen Gomes
Ensino médio
Desenvolvimento embrionário
Equívocos conceituais
Embriologia humana
Ciências Humanas - Educação
Ciências Humanas - Educação
High school
Embryonic development
Conceptual misconceptions
Human embryology
title_short Panorama dos conteúdos de embriologia nos livros didáticos: estudos teóricos para subsidiar produção de protocolos de ciência cidadã
title_full Panorama dos conteúdos de embriologia nos livros didáticos: estudos teóricos para subsidiar produção de protocolos de ciência cidadã
title_fullStr Panorama dos conteúdos de embriologia nos livros didáticos: estudos teóricos para subsidiar produção de protocolos de ciência cidadã
title_full_unstemmed Panorama dos conteúdos de embriologia nos livros didáticos: estudos teóricos para subsidiar produção de protocolos de ciência cidadã
title_sort Panorama dos conteúdos de embriologia nos livros didáticos: estudos teóricos para subsidiar produção de protocolos de ciência cidadã
author Luiz, Karen Gomes
author_facet Luiz, Karen Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
Favaron, Phelipe Oliveira
Maistro, Vírginia Iara de A.
Fernandes, Glaura S. A.
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz, Karen Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Desenvolvimento embrionário
Equívocos conceituais
Embriologia humana
Ciências Humanas - Educação
Ciências Humanas - Educação
High school
Embryonic development
Conceptual misconceptions
Human embryology
topic Ensino médio
Desenvolvimento embrionário
Equívocos conceituais
Embriologia humana
Ciências Humanas - Educação
Ciências Humanas - Educação
High school
Embryonic development
Conceptual misconceptions
Human embryology
description Esta monografia integra um projeto de Ciência Cidadã que visa analisar e propor melhorias nos conteúdos de ciências e biologia para a Educação Básica, já que há muitos erros observados ao longo dos materiais didáticos que são fornecidos a rede pública brasileira. O foco específico deste estudo é a análise teórica dos conteúdos de embriologia presentes nos livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020. O objetivo é identificar lacunas e possíveis problemas nos materiais educacionais mais utilizados nas escolas brasileiras. Para a realização desta pesquisa, foram selecionadas seis coleções de livros didáticos, das quais foram analisadas as seções relacionadas ao desenvolvimento embrionário e à organogênese. A análise revelou resultados significativos. Apenas duas coleções (C1 e C2) tratavam de forma mais abrangente desses temas, porém, ambas apresentaram uma série de erros teóricos, desde conceituações equivocadas até problemas na descrição dos processos biológicos. As outras coleções analisadas (C3, C5 e C6) continham um conteúdo mínimo ou praticamente inexistente sobre embriologia. Em vez disso, essas coleções priorizavam tópicos relacionados ao controle da reprodução, infecções sexualmente transmissíveis (IST) e sexualidade na adolescência. A coleção C1, embora incluísse embriologia comparada, também apresentava vários erros conceituais e carecia de exemplos claros para ilustrar os conceitos abordados. Esses resultados evidenciam a necessidade premente de revisões críticas e sistemáticas nos livros didáticos de embriologia utilizados nas escolas brasileiras. Além disso, destacam a importância de uma abordagem mais abrangente e precisa do tema, que não apenas forneça informações corretas, mas também seja capaz de cativar e estimular o interesse dos alunos pelo estudo da biologia.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-13T13:57:08Z
2024-09-13T13:57:08Z
2024-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17566
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Graduação - Ciências Biológicas
CCB - Departamento de Biologia Geral
Universidade Estadual de Londrina - UEL
Bacharelado
Curso Presencial
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
31 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1813264077782253568