(Con)figurações femininas nos desvãos da ordem patriarcal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Marcos Hidemi de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13394
Resumo: Resumo: Essa tese utiliza duas linhas teóricas de compreensão dos mecanismos de funcionamento da sociedade brasileira, com seus reflexos na literatura, empregadas por Roberto Reis e Roberto Schwarz Do primeiro, as metáforas núcleo e nebulosa, presentes em A permanência do círculo (1987) como definições específicas para os ocupantes do poder e os despossuídos em geral, na pesquisa que o autor empreende a respeito da presença da hierarquia na esfera social que possui homologia com as personagens literárias Do último, a lógica do favor, estudada sobretudo em Ao vencedor as batatas (1977) enquanto característica cultural e identitária que, ao mesmo tempo em que apazigua e oculta os conflitos entre as classes, fortemente molda as relações sociais entre os integrantes dos segmentos financeiramente privilegiados e os dos segmentos integrados pelos desvalidos Estes se singularizam pelo anseio de ascensão socioeconômica, mediante atitudes subservientes para aproximarem-se do primeiro grupo, a fim de fugirem ao estigma da pobreza Com o objetivo de verificar a manifestação das lógicas acima expostas e a permanência ou não da ordem patriarcal, a pesquisa utiliza como porto de partida Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis, aqui servindo como referencial comparativo para as demais obras, para empreender a análise dos romances Clara dos Anjos (1948 – publicação póstuma), de Lima Barreto, S Bernardo (1934), de Graciliano Ramos, Crônica da casa assassinada (1959), de Lúcio Cardoso, e Ópera dos mortos (1967), de Autran Dourado Nos enredos dessas obras, centrados nas três primeiras décadas do século XX (a exceção fica por conta do romance oitocentista de Machado), os relacionamentos afetivos entre suas figuras masculinas e femininas continuam sendo assinalados por um confronto em que as últimas, independentemente de sua posição social, permanecem numa situação de desvantagem em relação às primeiras, comprovando que as transgressões femininas apenas promovem rachaduras na constituição dos valores patriarcais
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S Bernardo (1934), by Graciliano Ramos; Crônica da casa assassinada (1959), by Lúcio Cardoso; and Ópera dos mortos (1967), by Autran Dourado These novels whose stories occur in the first three decades of the twentieth century (the exception is the nineteenth-century novel by Machado de Assis) show romantic relationships between male and female characters still marked by a confrontation in which the female figures, whatever their social position, remain at a disadvantage compared to male characters, proving that the female transgressions only promote cracks in the formation of patriarchal valuesNascimento, Gizêlda Melo do [Orientador]Rapucci, Cleide AntoniaKamita, Rosana CássiaAlves, Regina Célia dos SantosJoanilho, André LuizBatista, Raimunda de BritoFernandes, Frederico Augusto GarciaLima, Marcos Hidemi de2024-05-01T14:14:57Z2024-05-01T14:14:57Z2011.0015.04.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13394porDoutoradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13394Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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