Literatura infantil e ludicidade no livro didático de 1º ano de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel, Camila Matos de Oliveira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11588
Resumo: Resumo: Esta pesquisa tem por tema o livro didático para crianças de 1º ano do Ensino Fundamental como suporte de textos literários, trazendo para esse contexto possibilidades lúdicas A problemática se deu em virtude de os textos literários serem levados para salas de alfabetização, por meio do suporte livro didático, como objetos de análise com fim em conhecimentos específicos, pelo fato de se pretender antecipar conteúdos e acelerar o processo de aquisição da leitura e escrita nessa faixa etária, contribuindo muitas vezes para aprender a ler em detrimento do prazer de ler Propomos uma reflexão a respeito da relação entre textos da literatura infantil presentes em livro didático de 1º ano do Ensino Fundamental, com os seguintes objetivos: 1)Identificar em livro didático de 1º ano do Ensino Fundamental possibilidades de intervenção lúdica por meio da literatura infantil 2) Delimitar no livro didático a presença do lúdico, reconhecendo a importância da ludicidade para leitores em formação 3) Analisar textos literários que constam do livro didático da Coleção Tecendo o Amanhã Admite-se para esta investigação que a maneira de pensar a relação entre lúdico e livro didático não é estática, e que, atualmente, o conceito de ludismo deve superar a ideia de prazer, do não sério para que a literatura no livro didático não seja vista ré dessa noção de lúdico Ludismo deve ser tomado também sob uma perspectiva social, considerando que a aplicação de atividades lúdicas podem contribuir com o processo de formação que visa à autonomia e à participação ativa e construtiva na sociedade Por meio do referencial teórico buscou-se tecer considerações a respeito do conceito de criança, brincar e literatura infantil no espaço escolar e considerações a respeito do livro didático como portador da literatura infantil As reflexões evidenciaram que os modos de pensar a literatura infantil presente em livros didáticos para criança de 1º ano devem ir além de alfabetizar, para isso o professor deve conhecer um pouco mais sobre a natureza da literatura infantil e considerar não apenas seu aspecto pedagógico como também seu caráter lúdico, pois o ato de ler apenas para aprender algo pode até causar aversão à leitura no leitor em formação Nesse sentido, o aspecto lúdico da literatura infantil não deve ser constituído com a influência do conceito de lúdico que a sociedade de modo geral apresenta — prazer, não sério Com isso é possível afastar muitos equívocos que estão presentes na escola em relação a utilização de textos literários presentes em livros didáticos
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