Hidrovias e ferrovias : políticas de caminhos estratégicos no Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Dreico Esli de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16988
Resumo: Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar importantes caminhos planejados e percorridos dentro do território paranaense Esses caminhos estratégicos refletem as intencionalidades geopolíticas, econômicas e sociais do Governo do Estado do Paraná, resgatam também os aspectos históricos e geográficos diretamente relacionados aos primeiros percursos implementados na expansão ao interior do Estado Fornecem informações sobre os fatores fronteiriços e estratégico-políticos constantemente presentes no Paraná, desde as expedições militares espanholas e portuguesas no século XVI, passando pelo projeto de uma rota hídricas do governo provincial no século XIX, ao atual projeto de caminho ferroviário, neste século XXI A análise deste trabalho ainda aponta as dificuldades, principalmente fisiográficas, encontradas na efetivação desses caminhos Dentre esses projetos, dois receberam ênfase, por seus audaciosos projetos de ligação do litoral paranaense ao interior da América do Sul O primeiro deles, o projeto hídrico, apresentado logo após a emancipação no Paraná, em 1853, e discutido até o fim da Guerra do Paraguai em 187, e o segundo, e mais recente projeto paranaense, tendo os mesmo objetivos geopolíticos de ligação com os países vizinhos, e propondo percorrer todo o território paranaense, o projeto FERROSUL, ao propor a utilização do modal ferroviário O trabalho possui um recorte de análise historiográfica, tendo como base metodológica conceitos da Geografia Teve como principal processo metodológico a análise dos documentos oficiais do século XIX, documentos contemporâneos e trabalhos de campo vinculados as instituições responsáveis pela logística estrutural de transportes no Paraná
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