Molduras relacionais de oposição : revisão de literatura e procedimentos de ensino para crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8460 |
Resumo: | Resumo: A Teoria das Molduras Relacionais (Relational Frame Theory - RFT) caracteriza-se como pesquisa experimental que objetiva expandir os estudos sobre as relações derivadas de estímulos e formação de redes relacionais O presente trabalho teve o enfoque no emoldurar relacional por oposição com dois objetivos interdependentes O Estudo 1 visou caracterizar as produções que realizaram treinos relacionais na moldura de oposição, por meio de uma revisão sistemática de literatura Foram incluídos estudos recuperados em bases de dados nacionais e internacionais e indicados por pesquisadores da área, totalizando 36 produções Os dados apontam para publicações em duas grandes categorias: estudos que treinaram o repertório de oposição e estudos que verificaram os efeitos desse repertório no comportamento verbal O presente estudo de revisão traz contribuições para a área de pesquisa ao compilar o que tem sido estudado por outros pesquisadores possibilitando a compreensão da moldura de oposição, seja no seu estabelecimento ou verificando a transformação de função, considerada como os efeitos desse do responder por oposição Compreender o funcionamento do emoldurar relacional ajuda a compreender os aspectos de como os indivíduos se relacionam verbalmente O Estudo 2 desenvolveu e avaliou um procedimento de ensino de relações de coordenação e oposição não arbitrárias e arbitrárias para crianças Participaram do estudo quatro crianças com idades entre 5 e 7 anos, três deles com desenvolvimento típico e um com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista O procedimento começou com um treino composto por três fases Na Fase 1, foi realizado um Treino de Múltiplos Exemplares com estímulos não arbitrários, no qual foram estabelecidas as dicas contextuais para coordenação e oposição Na Fase 2, foi realizado um treino relacional arbitrário com relações culturalmente aprendidas Na Fase 3, foi realizado o treino relacional arbitrário, com estímulos sem significado em nossa cultura Em cada fase foi realizado um treino direto das relações e testes das relações derivadas de Implicação Mútua e Implicação Mútua Combinatória Ao final do procedimento, foi realizado o teste de transformação de função Todos os participantes concluíram as fases do procedimento e demonstraram as propriedades definidoras do Responder Relacional Arbitrariamente Aplicável Mesmo com idades e diagnóstico diferentes, todos os participantes apresentaram desempenho semelhantes, levando em conta o número de blocos de tentativas para atingir os critérios de acertos Esse dado demonstra que crianças podem se beneficiar desse tipo de intervenção, especialmente aquelas com atraso no desenvolvimento da linguagem Esses dados também demonstram que procedimentos de ensino podem ser desenvolvidos para ensinar repertório relacional para crianças e as habilidades básicas de linguagem podem ser treinadas |
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Molduras relacionais de oposição : revisão de literatura e procedimentos de ensino para criançasAnálise do comportamentoTeoria das molduras relacionaisComportamento verbalBehavioral analysisRelational frame theoryVerbal behaviorResumo: A Teoria das Molduras Relacionais (Relational Frame Theory - RFT) caracteriza-se como pesquisa experimental que objetiva expandir os estudos sobre as relações derivadas de estímulos e formação de redes relacionais O presente trabalho teve o enfoque no emoldurar relacional por oposição com dois objetivos interdependentes O Estudo 1 visou caracterizar as produções que realizaram treinos relacionais na moldura de oposição, por meio de uma revisão sistemática de literatura Foram incluídos estudos recuperados em bases de dados nacionais e internacionais e indicados por pesquisadores da área, totalizando 36 produções Os dados apontam para publicações em duas grandes categorias: estudos que treinaram o repertório de oposição e estudos que verificaram os efeitos desse repertório no comportamento verbal O presente estudo de revisão traz contribuições para a área de pesquisa ao compilar o que tem sido estudado por outros pesquisadores possibilitando a compreensão da moldura de oposição, seja no seu estabelecimento ou verificando a transformação de função, considerada como os efeitos desse do responder por oposição Compreender o funcionamento do emoldurar relacional ajuda a compreender os aspectos de como os indivíduos se relacionam verbalmente O Estudo 2 desenvolveu e avaliou um procedimento de ensino de relações de coordenação e oposição não arbitrárias e arbitrárias para crianças Participaram do estudo quatro crianças com idades entre 5 e 7 anos, três deles com desenvolvimento típico e um com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista O procedimento começou com um treino composto por três fases Na Fase 1, foi realizado um Treino de Múltiplos Exemplares com estímulos não arbitrários, no qual foram estabelecidas as dicas contextuais para coordenação e oposição Na Fase 2, foi realizado um treino relacional arbitrário com relações culturalmente aprendidas Na Fase 3, foi realizado o treino relacional arbitrário, com estímulos sem significado em nossa cultura Em cada fase foi realizado um treino direto das relações e testes das relações derivadas de Implicação Mútua e Implicação Mútua Combinatória Ao final do procedimento, foi realizado o teste de transformação de função Todos os participantes concluíram as fases do procedimento e demonstraram as propriedades definidoras do Responder Relacional Arbitrariamente Aplicável Mesmo com idades e diagnóstico diferentes, todos os participantes apresentaram desempenho semelhantes, levando em conta o número de blocos de tentativas para atingir os critérios de acertos Esse dado demonstra que crianças podem se beneficiar desse tipo de intervenção, especialmente aquelas com atraso no desenvolvimento da linguagem Esses dados também demonstram que procedimentos de ensino podem ser desenvolvidos para ensinar repertório relacional para crianças e as habilidades básicas de linguagem podem ser treinadasDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: The Relational Frame Theory (RFT) is characterized as an experimental research that aims to expand studies about derived stimulus relations and the formation of relational networks The present work focused on the opposition relational framework and had two interdependent objectives Study 1 aimed to characterize the productions that carried out relational training in the opposition framework through a systematic literature review Studies retrieved from national and international journals and indicated by researchers in the area were included, totaling 36 productions The data point to publications in two main categories: studies that set out to train the opposition repertoire and studies that verify this repertoire's effects on verbal behavior The present review study contributes to the research area by compiling what has been studied by other researchers who evaluated and proposed teaching procedures in the opposition framework Understanding how relational framing work help to understand the aspects of individuals’ verbal relationships Study 2 developed and evaluated a teaching procedure for non-arbitrary and arbitrary coordination and opposition relations for children Four children aged between 5 and 6 participated in the study, having P1, P2, and P3 typical development and having P4 a diagnosis of Autism Spectrum Disorder The procedure started with training that consisted of three phases In Phase 1, non-arbitrary relational training was carried out, in which contextual cues for coordination and opposition were established based on a Multiple Exemplar Training In Phase 2, arbitrary relational training with culturally learned relationships was carried out In Phase 3, arbitrary relational training was carried out, with meaningless stimuli In each phase, direct training of the relations and testing of the relations derived from Mutual Entailment and Mutual Combinatory Entailment were performed At the end of the procedure, the test for the transformation of functions was performed All participants completed the stages of the procedure and demonstrated the defining properties of the Arbitrarily Applicable Relational Responding Even with different ages and diagnoses, all participants performed similarly, taking into account the number of blocks of trials to reach the correctness criteria This data demonstrates that children can be benefited from this type of intervention, especially those with language development delay These data also show that teaching procedures can be developed to teach relational repertoire to children, and primary language skills can be trainedHaydu, Verônica Bender [Orientador]Gamba, Jonas FernandesGonçalves Neto, José UmbelinoAlmeida, João Henrique de [Coorientador]Bim, Natalia Ramos2024-05-01T11:33:49Z2024-05-01T11:33:49Z2020.0030.09.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8460porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8460Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:12Repositório Institucional da UEL - 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