As contribuições de instrumentos de pesquisa na construção do métier de um professor de língua portuguesa em formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Maria da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16202
Resumo: Resumo: As atividades educacionais têm sido o foco de pesquisas na Linguística Aplicada e, nesse cenário, orientações governamentais são criticamente analisadas, assim como as propostas de intervenção implementadas para a formação inicial de professores nos cursos de Letras Tendo como contexto a formação inicial do professor de Língua Portuguesa , esta Dissertação visa identificar e interpretar as representações dos professores em formação inicial evidenciadas pelos instrumentos de pesquisa investigando o processo da construção das capacidades e do agir docentes do aluno-professor de Língua Portuguesa articulado à disciplina de Estágio Curricular O arcabouço teórico-metodológico utilizado está embasado principalmente em estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), na engenharia didática (DOLZ, 216; DOLZ, SCHNEUWLY, 24) e nos aportes da Clínica da Atividade (CLOT, 26) A pesquisa de cunho qualitativo está pautada em um estudo de caso e é inserida na área de Linguística Aplicada no campo de formação inicial docente Devido a recortes realizados, um professor em formação inicial aparece como participante-protagonista do estudo enquanto outros alunos-professores compõem o coletivo participane da pesquisa Os dados de pesquisa emergiram de: a) Questionário, b) Planejamento de Miniaula (ORTALE; MARTINS, 27) , c) Implementação de Miniaula e d) Entrevista de Autoconfrontação simples (CLOT, 26:21) Os resultados alcançados possibilitaram a identificação das representações dos participantes da pesquisa quanto à formação inicial e à prática docente e apontam também para os modelos profissionais como elementos que caracterizam o métier do professor em formação inicial Concluimos, portanto, que o contato com o instrumento Entrevista de Autoconfrontação Simples evidenciou como a construção de um agir docente é inacabada e constantemente aperfeiçoada e, por isso, pode e deve ser desenvolvida em parceria com a pesquisa, em especial àquelas que preconizam o ensino como trabalho
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DOLZ, SCHNEUWLY, 24) and on the contributions from the Clinic of Activity (CLOT, 26) This is a qualitative research based on a case study and is placed within the area of Applied Linguistics, in the field of initial teacher education Due to the focus of this research, one teacher-to-be is considered the protagonist, while the other teachers-to-be compose the colective of subjects The data emerged from: a) Questionnaire, b) Minilesson Planning (ORTALE; MARTINS, 27), c) Minilesson Implementation and d) Auto-confrontation Interview (CLOT, 26:21) The results enabled the identification of representations from participants regarding initial teacher education and the teaching practice, as well as pointed towards professional models as elements that characterize the teacher-to-be métier We hence conclude that the contact with Simple Auto-confrontation Interview evidenced how the construction of teaching agency is unfinnished and constantly improved; therefore, it can and should be developed concomitantly with the research, specially those that advocate education as workNascimento, Elvira Lopes [Orientador]Cristovão, Vera Lúcia LopesBarros, Eliana Merlin Deganutti deSilva, Camila Maria da2024-05-01T15:03:16Z2024-05-01T15:03:16Z2019.0024.04.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16202porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:11Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16202Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:11Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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