Relatório de estágio : texto e competência discursiva em espanhol como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Silvana Salino
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16215
Resumo: Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar a competência discursiva (CD) manifestada em textos escritos que compõem o relatório de estágio (RE), o qual é redigido e apresentado como avaliação acadêmica, pelos alunos de 3º ano, como requisito da disciplina de Estágio Supervisionado I, do Curso de Letras Espanhol, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) A base teórica em que se sustenta o trabalho está na Linguística Textual (LT), nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), na teoria dos Gêneros Textuais e em referências da Linguística Aplicada O estudo trata da reflexão acerca do espanhol como língua estrangeira (E/LE), da concepção de texto e da competência discursiva no gênero RE Os critérios de análise têm origem na articulação entre as possibilidades oferecidas pela revisão da literatura, dadas as características de um corpus dessa natureza Por conseguinte, tem-se dois momentos de análise: a) o organizacional, o qual trata de dois aspectos da textualidade, coesão e coerência, do uso das formas remissivas presas, livres e lexicais e da consequente identificação de referências anafóricas; e b) o enunciativo, por meio do qual se identifica a presença do coletivo no discurso individual e se classificam as vozes e as modalizações presentes nos textos Os dados gerados possibilitaram o (re)conhecimento dos elementos linguísticos utilizados pelos informantes para externar a opinião discente em relação ao processo prático da formação docente inicial e, consequentemente, a demonstração do conhecimento linguístico-pragmático da língua alvo expresso pelo informante, como usuário e futuro professor de E/LE Os resultados convocam outras áreas do curso à reflexão e ao agir acadêmico Esperamos que a pesquisa agregue conhecimento à literatura da área de ensino e de aprendizagem de E/LE, no que se refere ao desenvolvimento da competência discursiva
id UEL_3fc6b8eded8a80080de41088ed69088a
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16215
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Relatório de estágio : texto e competência discursiva em espanhol como língua estrangeiraLíngua espanholaEstudo e ensinoEstágios supervisionadosRelatóriosLinguísticaStudy and teachingLinguisticsSpanish languageResumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar a competência discursiva (CD) manifestada em textos escritos que compõem o relatório de estágio (RE), o qual é redigido e apresentado como avaliação acadêmica, pelos alunos de 3º ano, como requisito da disciplina de Estágio Supervisionado I, do Curso de Letras Espanhol, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) A base teórica em que se sustenta o trabalho está na Linguística Textual (LT), nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), na teoria dos Gêneros Textuais e em referências da Linguística Aplicada O estudo trata da reflexão acerca do espanhol como língua estrangeira (E/LE), da concepção de texto e da competência discursiva no gênero RE Os critérios de análise têm origem na articulação entre as possibilidades oferecidas pela revisão da literatura, dadas as características de um corpus dessa natureza Por conseguinte, tem-se dois momentos de análise: a) o organizacional, o qual trata de dois aspectos da textualidade, coesão e coerência, do uso das formas remissivas presas, livres e lexicais e da consequente identificação de referências anafóricas; e b) o enunciativo, por meio do qual se identifica a presença do coletivo no discurso individual e se classificam as vozes e as modalizações presentes nos textos Os dados gerados possibilitaram o (re)conhecimento dos elementos linguísticos utilizados pelos informantes para externar a opinião discente em relação ao processo prático da formação docente inicial e, consequentemente, a demonstração do conhecimento linguístico-pragmático da língua alvo expresso pelo informante, como usuário e futuro professor de E/LE Os resultados convocam outras áreas do curso à reflexão e ao agir acadêmico Esperamos que a pesquisa agregue conhecimento à literatura da área de ensino e de aprendizagem de E/LE, no que se refere ao desenvolvimento da competência discursivaTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This research aimed at analyzing the discourse competence in initial and final texts written to make up a practicum report This report is one of the assessment tools from the third year of a Spanish teacher education course at the State University of Londrina The theoretical framework for this study was based on the Text Linguistics, the Sociodiscoursive Interactionism, the Theory of Textual Genres, as well as references from Applied Linguistics The study proposes a reflection about Spanish as a foreign language, the text concept and the discourse competence in the practicum report genre Taking into consideration the features of the data collected, the analysis criteria came from the literature review and were divided into organizational and enunciative moments The former, approached two aspects of textuality, such as cohesion and coherence, the use of stuck cross reference, free and lexical forms and the identification of anaphoric references The latter supported identifying the presence of the collective in the individual discourse and classifying both the voice and the modalization from the texts The data provided the acknowledgement of linguistic elements used by the undergraduate students in order to express their opinion about the practicum experience during the pre-service education period As a consequence, the data demonstrated the future Spanish teachers" linguistic-pragmatic knowledge of the target language The results call other areas of the course to reflect and to act academically This research is expected to add knowledge about the development of the discourse competence to the literature on the teaching and learning Spanish areaJoanilho, Mariângela Peccioli Galli [Orientador]Santos, Givan José Ferreira dosMincoff, Luciane Braz PerezCristovão, Vera Lúcia LopesOliveira, Esther Gomes deRamos, Silvana Salino2024-05-01T15:03:29Z2024-05-01T15:03:29Z2016.0021.11.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16215porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16215Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio : texto e competência discursiva em espanhol como língua estrangeira
title Relatório de estágio : texto e competência discursiva em espanhol como língua estrangeira
spellingShingle Relatório de estágio : texto e competência discursiva em espanhol como língua estrangeira
Ramos, Silvana Salino
Língua espanhola
Estudo e ensino
Estágios supervisionados
Relatórios
Linguística
Study and teaching
Linguistics
Spanish language
title_short Relatório de estágio : texto e competência discursiva em espanhol como língua estrangeira
title_full Relatório de estágio : texto e competência discursiva em espanhol como língua estrangeira
title_fullStr Relatório de estágio : texto e competência discursiva em espanhol como língua estrangeira
title_full_unstemmed Relatório de estágio : texto e competência discursiva em espanhol como língua estrangeira
title_sort Relatório de estágio : texto e competência discursiva em espanhol como língua estrangeira
author Ramos, Silvana Salino
author_facet Ramos, Silvana Salino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Joanilho, Mariângela Peccioli Galli [Orientador]
Santos, Givan José Ferreira dos
Mincoff, Luciane Braz Perez
Cristovão, Vera Lúcia Lopes
Oliveira, Esther Gomes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Silvana Salino
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Estudo e ensino
Estágios supervisionados
Relatórios
Linguística
Study and teaching
Linguistics
Spanish language
topic Língua espanhola
Estudo e ensino
Estágios supervisionados
Relatórios
Linguística
Study and teaching
Linguistics
Spanish language
description Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar a competência discursiva (CD) manifestada em textos escritos que compõem o relatório de estágio (RE), o qual é redigido e apresentado como avaliação acadêmica, pelos alunos de 3º ano, como requisito da disciplina de Estágio Supervisionado I, do Curso de Letras Espanhol, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) A base teórica em que se sustenta o trabalho está na Linguística Textual (LT), nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), na teoria dos Gêneros Textuais e em referências da Linguística Aplicada O estudo trata da reflexão acerca do espanhol como língua estrangeira (E/LE), da concepção de texto e da competência discursiva no gênero RE Os critérios de análise têm origem na articulação entre as possibilidades oferecidas pela revisão da literatura, dadas as características de um corpus dessa natureza Por conseguinte, tem-se dois momentos de análise: a) o organizacional, o qual trata de dois aspectos da textualidade, coesão e coerência, do uso das formas remissivas presas, livres e lexicais e da consequente identificação de referências anafóricas; e b) o enunciativo, por meio do qual se identifica a presença do coletivo no discurso individual e se classificam as vozes e as modalizações presentes nos textos Os dados gerados possibilitaram o (re)conhecimento dos elementos linguísticos utilizados pelos informantes para externar a opinião discente em relação ao processo prático da formação docente inicial e, consequentemente, a demonstração do conhecimento linguístico-pragmático da língua alvo expresso pelo informante, como usuário e futuro professor de E/LE Os resultados convocam outras áreas do curso à reflexão e ao agir acadêmico Esperamos que a pesquisa agregue conhecimento à literatura da área de ensino e de aprendizagem de E/LE, no que se refere ao desenvolvimento da competência discursiva
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2016.00
2024-05-01T15:03:29Z
2024-05-01T15:03:29Z
21.11.2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16215
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Doutorado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823303636877312