A consciência histórica dos jovens-alunos do ensino médio : uma investigação com a metodologia da educação histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourençato, Lidiane Camila
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13485
Resumo: Resumo: Esta investigação teve por objetivo realizar uma pesquisa de campo em duas escolas estaduais brasileiras, localizadas no município de Londrina-Pr, a partir de preceitos da Educação Histórica Neste sentido as investigações tiveram como suporte de pesquisa autores como Rüsen (1989, 21, 21), Barca (2, 28), Schmidt (28) e buscou compreender como depois de onze anos de escola os jovens-alunos identificam a evidência histórica e o sentido de fonte para a produção do conhecimento histórico, assim como investigar como lidam com a temporalidade, tanto na história como em sua vida prática Consideramos os sujeitos desta pesquisa através da categoria de jovens-alunos, uma vez que entendemos que esta condição contribui na formação da consciência histórica e do pensamento histórico Elegemos como suporte para a discussão destes conceitos autores como Hobsbawn (1995) e Sacristán (25), entre outros Percebemos a partir de observações das aulas de História e da análise do instrumento de pesquisa com formato de questionário, como estes jovens-alunos trabalham com os conceitos históricos, como por exemplo, temporalidade, fonte histórica, como lidam com o caráter de evidência histórica, assim como quais as relações que estes sujeitos estabelecem entre a história e a vida prática Estes conceitos, assim como a narrativa histórica são considerados de grande importância para os pesquisadores da Educação histórica e do Ensino de História por serem fundamentais para a formação da consciência histórica dos sujeitos
id UEL_3fe1964535b34a3d5b77266895a3ad6e
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13485
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A consciência histórica dos jovens-alunos do ensino médio : uma investigação com a metodologia da educação históricaEducaçãoEducação históricaJovensFormação de conceitosHistóriaHistoryConcept formationStudy and teachingHistory - Education - YoungResumo: Esta investigação teve por objetivo realizar uma pesquisa de campo em duas escolas estaduais brasileiras, localizadas no município de Londrina-Pr, a partir de preceitos da Educação Histórica Neste sentido as investigações tiveram como suporte de pesquisa autores como Rüsen (1989, 21, 21), Barca (2, 28), Schmidt (28) e buscou compreender como depois de onze anos de escola os jovens-alunos identificam a evidência histórica e o sentido de fonte para a produção do conhecimento histórico, assim como investigar como lidam com a temporalidade, tanto na história como em sua vida prática Consideramos os sujeitos desta pesquisa através da categoria de jovens-alunos, uma vez que entendemos que esta condição contribui na formação da consciência histórica e do pensamento histórico Elegemos como suporte para a discussão destes conceitos autores como Hobsbawn (1995) e Sacristán (25), entre outros Percebemos a partir de observações das aulas de História e da análise do instrumento de pesquisa com formato de questionário, como estes jovens-alunos trabalham com os conceitos históricos, como por exemplo, temporalidade, fonte histórica, como lidam com o caráter de evidência histórica, assim como quais as relações que estes sujeitos estabelecem entre a história e a vida prática Estes conceitos, assim como a narrativa histórica são considerados de grande importância para os pesquisadores da Educação histórica e do Ensino de História por serem fundamentais para a formação da consciência histórica dos sujeitosDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This study aimed to conduct a field research in two Brazilian public schools located in Londrina – PR, from the precepts of historical education In this sense the investigations were as support of research authors such as Rüsen (1989, 21, 21), Barca (2, 28), Schmidt (28) and sought to understand how after eleven years of school young students identify historical evidence and the meaning source for the production of historical knowledge, as well as investigate how they deal with temporality, both in history and in their practical life We consider the subject of this research by category of young students, once we understand that this condition contributes to the formation of historical consciousness and historical thinking We chose to support the discussion of these concepts authors as Hobsbawm (1995) and Sacristán (25), among others We realized from observations of the lessons of history and analysis of the survey instrument with questionnaire format, how these young students working with historical concepts, such as temporality, historical sources, such as dealing with the nature of historical evidence, so and what relations these subjects established between the history and daily life These concepts, as well as the historical narrative are considered of great importance to researchers in the historic Education and Teaching of History to be essential for the formation of historical consciousness of the subjectCainelli, Marlene Rosa [Orientador]Ramos, Márcia Elisa TetéSchmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos SantosLourençato, Lidiane Camila2024-05-01T14:15:29Z2024-05-01T14:15:29Z2012.0013.04.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13485porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:39Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13485Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:39Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A consciência histórica dos jovens-alunos do ensino médio : uma investigação com a metodologia da educação histórica
title A consciência histórica dos jovens-alunos do ensino médio : uma investigação com a metodologia da educação histórica
spellingShingle A consciência histórica dos jovens-alunos do ensino médio : uma investigação com a metodologia da educação histórica
Lourençato, Lidiane Camila
Educação
Educação histórica
Jovens
Formação de conceitos
História
History
Concept formation
Study and teaching
History - Education - Young
title_short A consciência histórica dos jovens-alunos do ensino médio : uma investigação com a metodologia da educação histórica
title_full A consciência histórica dos jovens-alunos do ensino médio : uma investigação com a metodologia da educação histórica
title_fullStr A consciência histórica dos jovens-alunos do ensino médio : uma investigação com a metodologia da educação histórica
title_full_unstemmed A consciência histórica dos jovens-alunos do ensino médio : uma investigação com a metodologia da educação histórica
title_sort A consciência histórica dos jovens-alunos do ensino médio : uma investigação com a metodologia da educação histórica
author Lourençato, Lidiane Camila
author_facet Lourençato, Lidiane Camila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]
Ramos, Márcia Elisa Teté
Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourençato, Lidiane Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação histórica
Jovens
Formação de conceitos
História
History
Concept formation
Study and teaching
History - Education - Young
topic Educação
Educação histórica
Jovens
Formação de conceitos
História
History
Concept formation
Study and teaching
History - Education - Young
description Resumo: Esta investigação teve por objetivo realizar uma pesquisa de campo em duas escolas estaduais brasileiras, localizadas no município de Londrina-Pr, a partir de preceitos da Educação Histórica Neste sentido as investigações tiveram como suporte de pesquisa autores como Rüsen (1989, 21, 21), Barca (2, 28), Schmidt (28) e buscou compreender como depois de onze anos de escola os jovens-alunos identificam a evidência histórica e o sentido de fonte para a produção do conhecimento histórico, assim como investigar como lidam com a temporalidade, tanto na história como em sua vida prática Consideramos os sujeitos desta pesquisa através da categoria de jovens-alunos, uma vez que entendemos que esta condição contribui na formação da consciência histórica e do pensamento histórico Elegemos como suporte para a discussão destes conceitos autores como Hobsbawn (1995) e Sacristán (25), entre outros Percebemos a partir de observações das aulas de História e da análise do instrumento de pesquisa com formato de questionário, como estes jovens-alunos trabalham com os conceitos históricos, como por exemplo, temporalidade, fonte histórica, como lidam com o caráter de evidência histórica, assim como quais as relações que estes sujeitos estabelecem entre a história e a vida prática Estes conceitos, assim como a narrativa histórica são considerados de grande importância para os pesquisadores da Educação histórica e do Ensino de História por serem fundamentais para a formação da consciência histórica dos sujeitos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 13.04.2012
2012.00
2024-05-01T14:15:29Z
2024-05-01T14:15:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13485
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823244412256256