A consciência histórica dos jovens-alunos do ensino médio : uma investigação com a metodologia da educação histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13485 |
Resumo: | Resumo: Esta investigação teve por objetivo realizar uma pesquisa de campo em duas escolas estaduais brasileiras, localizadas no município de Londrina-Pr, a partir de preceitos da Educação Histórica Neste sentido as investigações tiveram como suporte de pesquisa autores como Rüsen (1989, 21, 21), Barca (2, 28), Schmidt (28) e buscou compreender como depois de onze anos de escola os jovens-alunos identificam a evidência histórica e o sentido de fonte para a produção do conhecimento histórico, assim como investigar como lidam com a temporalidade, tanto na história como em sua vida prática Consideramos os sujeitos desta pesquisa através da categoria de jovens-alunos, uma vez que entendemos que esta condição contribui na formação da consciência histórica e do pensamento histórico Elegemos como suporte para a discussão destes conceitos autores como Hobsbawn (1995) e Sacristán (25), entre outros Percebemos a partir de observações das aulas de História e da análise do instrumento de pesquisa com formato de questionário, como estes jovens-alunos trabalham com os conceitos históricos, como por exemplo, temporalidade, fonte histórica, como lidam com o caráter de evidência histórica, assim como quais as relações que estes sujeitos estabelecem entre a história e a vida prática Estes conceitos, assim como a narrativa histórica são considerados de grande importância para os pesquisadores da Educação histórica e do Ensino de História por serem fundamentais para a formação da consciência histórica dos sujeitos |
id |
UEL_3fe1964535b34a3d5b77266895a3ad6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13485 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A consciência histórica dos jovens-alunos do ensino médio : uma investigação com a metodologia da educação históricaEducaçãoEducação históricaJovensFormação de conceitosHistóriaHistoryConcept formationStudy and teachingHistory - Education - YoungResumo: Esta investigação teve por objetivo realizar uma pesquisa de campo em duas escolas estaduais brasileiras, localizadas no município de Londrina-Pr, a partir de preceitos da Educação Histórica Neste sentido as investigações tiveram como suporte de pesquisa autores como Rüsen (1989, 21, 21), Barca (2, 28), Schmidt (28) e buscou compreender como depois de onze anos de escola os jovens-alunos identificam a evidência histórica e o sentido de fonte para a produção do conhecimento histórico, assim como investigar como lidam com a temporalidade, tanto na história como em sua vida prática Consideramos os sujeitos desta pesquisa através da categoria de jovens-alunos, uma vez que entendemos que esta condição contribui na formação da consciência histórica e do pensamento histórico Elegemos como suporte para a discussão destes conceitos autores como Hobsbawn (1995) e Sacristán (25), entre outros Percebemos a partir de observações das aulas de História e da análise do instrumento de pesquisa com formato de questionário, como estes jovens-alunos trabalham com os conceitos históricos, como por exemplo, temporalidade, fonte histórica, como lidam com o caráter de evidência histórica, assim como quais as relações que estes sujeitos estabelecem entre a história e a vida prática Estes conceitos, assim como a narrativa histórica são considerados de grande importância para os pesquisadores da Educação histórica e do Ensino de História por serem fundamentais para a formação da consciência histórica dos sujeitosDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This study aimed to conduct a field research in two Brazilian public schools located in Londrina – PR, from the precepts of historical education In this sense the investigations were as support of research authors such as Rüsen (1989, 21, 21), Barca (2, 28), Schmidt (28) and sought to understand how after eleven years of school young students identify historical evidence and the meaning source for the production of historical knowledge, as well as investigate how they deal with temporality, both in history and in their practical life We consider the subject of this research by category of young students, once we understand that this condition contributes to the formation of historical consciousness and historical thinking We chose to support the discussion of these concepts authors as Hobsbawm (1995) and Sacristán (25), among others We realized from observations of the lessons of history and analysis of the survey instrument with questionnaire format, how these young students working with historical concepts, such as temporality, historical sources, such as dealing with the nature of historical evidence, so and what relations these subjects established between the history and daily life These concepts, as well as the historical narrative are considered of great importance to researchers in the historic Education and Teaching of History to be essential for the formation of historical consciousness of the subjectCainelli, Marlene Rosa [Orientador]Ramos, Márcia Elisa TetéSchmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos SantosLourençato, Lidiane Camila2024-05-01T14:15:29Z2024-05-01T14:15:29Z2012.0013.04.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13485porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:39Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13485Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:39Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A consciência histórica dos jovens-alunos do ensino médio : uma investigação com a metodologia da educação histórica |
title |
A consciência histórica dos jovens-alunos do ensino médio : uma investigação com a metodologia da educação histórica |
spellingShingle |
A consciência histórica dos jovens-alunos do ensino médio : uma investigação com a metodologia da educação histórica Lourençato, Lidiane Camila Educação Educação histórica Jovens Formação de conceitos História History Concept formation Study and teaching History - Education - Young |
title_short |
A consciência histórica dos jovens-alunos do ensino médio : uma investigação com a metodologia da educação histórica |
title_full |
A consciência histórica dos jovens-alunos do ensino médio : uma investigação com a metodologia da educação histórica |
title_fullStr |
A consciência histórica dos jovens-alunos do ensino médio : uma investigação com a metodologia da educação histórica |
title_full_unstemmed |
A consciência histórica dos jovens-alunos do ensino médio : uma investigação com a metodologia da educação histórica |
title_sort |
A consciência histórica dos jovens-alunos do ensino médio : uma investigação com a metodologia da educação histórica |
author |
Lourençato, Lidiane Camila |
author_facet |
Lourençato, Lidiane Camila |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cainelli, Marlene Rosa [Orientador] Ramos, Márcia Elisa Teté Schmidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourençato, Lidiane Camila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação histórica Jovens Formação de conceitos História History Concept formation Study and teaching History - Education - Young |
topic |
Educação Educação histórica Jovens Formação de conceitos História History Concept formation Study and teaching History - Education - Young |
description |
Resumo: Esta investigação teve por objetivo realizar uma pesquisa de campo em duas escolas estaduais brasileiras, localizadas no município de Londrina-Pr, a partir de preceitos da Educação Histórica Neste sentido as investigações tiveram como suporte de pesquisa autores como Rüsen (1989, 21, 21), Barca (2, 28), Schmidt (28) e buscou compreender como depois de onze anos de escola os jovens-alunos identificam a evidência histórica e o sentido de fonte para a produção do conhecimento histórico, assim como investigar como lidam com a temporalidade, tanto na história como em sua vida prática Consideramos os sujeitos desta pesquisa através da categoria de jovens-alunos, uma vez que entendemos que esta condição contribui na formação da consciência histórica e do pensamento histórico Elegemos como suporte para a discussão destes conceitos autores como Hobsbawn (1995) e Sacristán (25), entre outros Percebemos a partir de observações das aulas de História e da análise do instrumento de pesquisa com formato de questionário, como estes jovens-alunos trabalham com os conceitos históricos, como por exemplo, temporalidade, fonte histórica, como lidam com o caráter de evidência histórica, assim como quais as relações que estes sujeitos estabelecem entre a história e a vida prática Estes conceitos, assim como a narrativa histórica são considerados de grande importância para os pesquisadores da Educação histórica e do Ensino de História por serem fundamentais para a formação da consciência histórica dos sujeitos |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
13.04.2012 2012.00 2024-05-01T14:15:29Z 2024-05-01T14:15:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13485 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823244412256256 |