Superdotação: constituição histórica do conceito no discurso educacional brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Nêuda Batista Mendes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4931
Resumo: A presente investigação insere-se na Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Doutorado Interinstitucional em Educação, em parceria com a Faculdade Serra da Mesa, cujo objeto de estudo é a história do conceito de superdotação no discurso educacional brasileiro no período entre 1944 e 2021. A revisão de literatura no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e no site da SCIELO revelaram uma lacuna em relação à constituição histórica desse conceito. Diante disso, duas indagações nortearam a pesquisa: Qual é a constituição histórica do conceito de superdotação e como ele foi apropriado e difundido pelo discurso educacional brasileiro? Adotou-se por referências teóricas e metodológica a história dos conceitos buscando em Koselleck (1992;2006) e em Torrano (2013) as explicações necessárias para o uso dessa vertente da historiografia. Foi definido como objetivo geral conhecer a constituição histórica do conceito de superdotação no discurso educacional brasileiro e como objetivos específicos: levantar a história do conceito por meio de balanço em periódicos específicos de educação; investigar o momento inicial da constituição histórica do conceito de superdotação no discurso educacional brasileiro; identificar camadas de significados e discursos produzidos no decorrer da sua constituição histórica. Os procedimentos para o desenvolvimento deste estudo envolveram pesquisa bibliográfica e análise qualitativa de dados nos periódicos Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos do INEP, Revista Educação e Educação Especial, ambas da UFSM, e no periódico Caderno de Estudos da Fundação Carlos Chagas. Os resultados mostraram três camadas de significados: inicialmente, o conceito de superdotação foi configurado sob o prisma naturalista; em um segundo momento, apreendido como habilidades desenvolvidas; e, num terceiro momento, traduzido a partir de uma concepção biopsicossocial. Verificou-se que entender de forma mais clara o conceito de superdotação é imprescindível para uma educação que reconheça, avalie, identifique e oportunize o desenvolvimento das potencialidades humanas
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Diante disso, duas indagações nortearam a pesquisa: Qual é a constituição histórica do conceito de superdotação e como ele foi apropriado e difundido pelo discurso educacional brasileiro? Adotou-se por referências teóricas e metodológica a história dos conceitos buscando em Koselleck (1992;2006) e em Torrano (2013) as explicações necessárias para o uso dessa vertente da historiografia. Foi definido como objetivo geral conhecer a constituição histórica do conceito de superdotação no discurso educacional brasileiro e como objetivos específicos: levantar a história do conceito por meio de balanço em periódicos específicos de educação; investigar o momento inicial da constituição histórica do conceito de superdotação no discurso educacional brasileiro; identificar camadas de significados e discursos produzidos no decorrer da sua constituição histórica. Os procedimentos para o desenvolvimento deste estudo envolveram pesquisa bibliográfica e análise qualitativa de dados nos periódicos Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos do INEP, Revista Educação e Educação Especial, ambas da UFSM, e no periódico Caderno de Estudos da Fundação Carlos Chagas. Os resultados mostraram três camadas de significados: inicialmente, o conceito de superdotação foi configurado sob o prisma naturalista; em um segundo momento, apreendido como habilidades desenvolvidas; e, num terceiro momento, traduzido a partir de uma concepção biopsicossocial. Verificou-se que entender de forma mais clara o conceito de superdotação é imprescindível para uma educação que reconheça, avalie, identifique e oportunize o desenvolvimento das potencialidades humanasThe present investigation is part of the Research Line Theories of Education and Pedagogical Processes of the Stricto Sensu Graduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás, Interinstitutional Doctorate in Education, in partnership with Faculdade Serra da Mesa, whose object of study is study is the history of the concept of giftedness in the Brazilian educational discourse in the period between 1944 and 2021. The literature review in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES and on the SCIELO website revealed a gap in relation to the historical constitution of this concept. In view of this, two questions guided the research: What is the historical constitution of the concept of giftedness and how was it appropriated and disseminated by the brazilian educational discourse? The history of concepts was adopted as theoretical and methodological references, seeking in Koselleck (1992;2006) and in Torrano (2013) the necessary explanations for the use of this aspect of historiography. It was defined as a general objective to know the historical constitution of the concept of giftedness in the brazilian educational discourse and as specific objectives: to raise the history of the concept through a balance in specific education journals; investigate the initial moment of the historical constitution of the concept of giftedness in the brazilian educational discourse; identify layers of meanings and discourses produced in the course of its historical constitution. The procedures for the development of this study involved bibliographical research and qualitative data analysis in the journals Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos from INEP, Revista Educação and Educação Especial, both from UFSM, and in the journal Caderno de Estudos from Fundação Carlos Chagas. The results showed three layers of meanings: initially, the concept of giftedness was configured from a naturalistic point of view; in a second moment, apprehended as developed skills; and, in a third moment, translated from a biopsychosocial conception. It was verified that understanding more clearly the concept of giftedness is essential for an education that recognizes, evaluates, identifies and provides opportunities for the development of human potentialPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoTiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021Rodrigues, Divino de Jesus da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2861290567624956Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://lattes.cnpq.br/4340349253071492Manzi Filho, Ronaldohttp://lattes.cnpq.br/9039680215578737Gomes, Selma Reginahttp://lattes.cnpq.br/0622871659133250França, Nêuda Batista Mendes2023-08-28T18:19:24Z2023-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFRANÇA, Nêuda Batista Mendes. Superdotação: constituição histórica do conceito no discurso educacional brasileiro. 2023. 168 f. 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