Acompanhamento Terapêutico : características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beltramello, Otávio
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16276
Resumo: Resumo: O termo Acompanhamento Terapêutico tem resultado em definições na área da Psicologia que indicam a necessidade de mais investigação sobre os comportamentos do psicólogo envolvidos com a prestação desse serviço A produção científica sobre o Acompanhamento Terapêutico, embora variada e diversa, pouco tem contribuído para a formulação de uma definição consensual do que caracteriza esse tipo de serviço O objetivo desta pesquisa consiste em caracterizar as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico como um subcampo de atuação do psicólogo no Brasil Para isso a pesquisa foi organizada em dois estudos O Estudo 1 teve por objetivo caracterizar de forma crítica diferentes contribuições da Psicologia e da Análise do Comportamento para a definição de Acompanhamento Terapêutico, problematizando características que têm sido utilizadas em suas definições no Brasil Verificou-se que o Acompanhamento Terapêutico tem sido definido por meio do uso de metáforas e como um serviço necessariamente subordinado ao trabalho do psicólogo clínico Já o Estudo 2 teve como objetivo caracterizar as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico como um subcampo de atuação de psicólogos, por meio de análise da literatura especializada onde foram identificadas, partir da perspectiva analítico-comportamental, as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico O conceito de comportamento como um complexo sistema de relações entre classes de estímulos antecedentes, classes de respostas e classes de estímulos consequentes foi considerado como base para identificar essas classes de comportamentos A identificação foi feita a partir de um procedimento constituído por 4 etapas que permitiu identificar, avaliar e corrigir a linguagem que tem sido utilizada para se referir às classes de comportamentos Foram identificadas 911 classes de comportamentos, que foram (re)nomeadas e organizadas em uma lista e estão categorizadas de acordo com seus componentes, o que possibilitou questionar definições em que o acompanhante terapêutico é subordinado a outro profissional, ou que o aproximam às funções que são realizadas por estagiários, ou como sendo um profissional responsável exclusivamente por uma modalidade de atuação Defende-se que utilizar recursos conceituais e tecnológicos derivados da Análise do Comportamento e especificamente da Programação de Ensino, parece sinalizar uma alternativa para definir mais claramente o “perfil” do acompanhante Terapêutico Por fim, a presente pesquisa poderá contribuir com a produção de um conhecimento que poderá favorecer o desenvolvimento da profissão e do ensino de Psicologia
id UEL_40dbf30523a7144cc9f744688f44893a
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16276
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Acompanhamento Terapêutico : características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no BrasilAnálise do comportamentoAcompanhamento terapêuticoPsicólogosAtuação profissionalPsicologiaBehavioral analysisContinuity of carePsychologyResumo: O termo Acompanhamento Terapêutico tem resultado em definições na área da Psicologia que indicam a necessidade de mais investigação sobre os comportamentos do psicólogo envolvidos com a prestação desse serviço A produção científica sobre o Acompanhamento Terapêutico, embora variada e diversa, pouco tem contribuído para a formulação de uma definição consensual do que caracteriza esse tipo de serviço O objetivo desta pesquisa consiste em caracterizar as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico como um subcampo de atuação do psicólogo no Brasil Para isso a pesquisa foi organizada em dois estudos O Estudo 1 teve por objetivo caracterizar de forma crítica diferentes contribuições da Psicologia e da Análise do Comportamento para a definição de Acompanhamento Terapêutico, problematizando características que têm sido utilizadas em suas definições no Brasil Verificou-se que o Acompanhamento Terapêutico tem sido definido por meio do uso de metáforas e como um serviço necessariamente subordinado ao trabalho do psicólogo clínico Já o Estudo 2 teve como objetivo caracterizar as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico como um subcampo de atuação de psicólogos, por meio de análise da literatura especializada onde foram identificadas, partir da perspectiva analítico-comportamental, as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico O conceito de comportamento como um complexo sistema de relações entre classes de estímulos antecedentes, classes de respostas e classes de estímulos consequentes foi considerado como base para identificar essas classes de comportamentos A identificação foi feita a partir de um procedimento constituído por 4 etapas que permitiu identificar, avaliar e corrigir a linguagem que tem sido utilizada para se referir às classes de comportamentos Foram identificadas 911 classes de comportamentos, que foram (re)nomeadas e organizadas em uma lista e estão categorizadas de acordo com seus componentes, o que possibilitou questionar definições em que o acompanhante terapêutico é subordinado a outro profissional, ou que o aproximam às funções que são realizadas por estagiários, ou como sendo um profissional responsável exclusivamente por uma modalidade de atuação Defende-se que utilizar recursos conceituais e tecnológicos derivados da Análise do Comportamento e especificamente da Programação de Ensino, parece sinalizar uma alternativa para definir mais claramente o “perfil” do acompanhante Terapêutico Por fim, a presente pesquisa poderá contribuir com a produção de um conhecimento que poderá favorecer o desenvolvimento da profissão e do ensino de PsicologiaDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: The term Therapeutic Accompaniment has a result in the area of Psychology that requires a need for more research on the behaviors of the psychologist involved with a service delivery The scientific production on Therapeutic Accompaniment, although varied and diverse, has contributed little to a formulation of a consensual definition of what characterizes this type of service The objective of this research is to characterize as classes of behaviors constituent of Therapeutic Accompaniment as a subfield of psychologist performance in Brazil Therefore, the research was organized in two studies Study 1 aimed to critically characterize different contributions of Psychology and Behavior Analysis to the definition of Therapeutic Accompaniment, problematizing characteristics that are being tested in Brazil It was verified that the Therapeutic Follow-up has been defined through the use of metaphors and as a service necessarily subordinated to the work of the clinical psychologist Study 2 has as its objective to characterize as classes of behaviors constituent of Therapeutic Accompaniment as a doing not field of action of psychologists, through an analysis of the specialized literature where from the analytic-behavioral perspective were identified as classes of constituent behaviors of Therapeutic Accompaniment The concept of behavior as a complex system of relations between classes of antecedent stimuli, classes of responses and classes of consequent stimuli was considered as the basis for identifying these classes of behavior The identification was made by a procedure consisting of 4 steps that allowed to identify, evaluate and correct the language that has been used to refer to the behavior classes 911 classes of behaviors were identified that were (re) named and organized into a list and are categorized according to their components, which made it possible to question whether the therapeutic companion is subordinate to another professional, or you are at the top of the functions carried out by trainees, or as being responsible for a modality of performance It is argued that it uses conceptual and technological resources derived from Behavior Analysis and specifically from the Teaching Program, it seems to signal an alternative to define more clearly the profile of the Therapeutic Accompanist Finally, the present research can contribute with the production of a knowledge that is to favor the development of the profession and the teaching of PsychologyKienen, Nádia [Orientador]Fornazari, Sílvia AparecidaKubo, Olga MitsueBeltramello, Otávio2024-05-01T15:04:43Z2024-05-01T15:04:43Z2018.0019.01.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16276porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:40Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16276Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:40Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Acompanhamento Terapêutico : características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no Brasil
title Acompanhamento Terapêutico : características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no Brasil
spellingShingle Acompanhamento Terapêutico : características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no Brasil
Beltramello, Otávio
Análise do comportamento
Acompanhamento terapêutico
Psicólogos
Atuação profissional
Psicologia
Behavioral analysis
Continuity of care
Psychology
title_short Acompanhamento Terapêutico : características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no Brasil
title_full Acompanhamento Terapêutico : características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no Brasil
title_fullStr Acompanhamento Terapêutico : características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no Brasil
title_full_unstemmed Acompanhamento Terapêutico : características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no Brasil
title_sort Acompanhamento Terapêutico : características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no Brasil
author Beltramello, Otávio
author_facet Beltramello, Otávio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kienen, Nádia [Orientador]
Fornazari, Sílvia Aparecida
Kubo, Olga Mitsue
dc.contributor.author.fl_str_mv Beltramello, Otávio
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do comportamento
Acompanhamento terapêutico
Psicólogos
Atuação profissional
Psicologia
Behavioral analysis
Continuity of care
Psychology
topic Análise do comportamento
Acompanhamento terapêutico
Psicólogos
Atuação profissional
Psicologia
Behavioral analysis
Continuity of care
Psychology
description Resumo: O termo Acompanhamento Terapêutico tem resultado em definições na área da Psicologia que indicam a necessidade de mais investigação sobre os comportamentos do psicólogo envolvidos com a prestação desse serviço A produção científica sobre o Acompanhamento Terapêutico, embora variada e diversa, pouco tem contribuído para a formulação de uma definição consensual do que caracteriza esse tipo de serviço O objetivo desta pesquisa consiste em caracterizar as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico como um subcampo de atuação do psicólogo no Brasil Para isso a pesquisa foi organizada em dois estudos O Estudo 1 teve por objetivo caracterizar de forma crítica diferentes contribuições da Psicologia e da Análise do Comportamento para a definição de Acompanhamento Terapêutico, problematizando características que têm sido utilizadas em suas definições no Brasil Verificou-se que o Acompanhamento Terapêutico tem sido definido por meio do uso de metáforas e como um serviço necessariamente subordinado ao trabalho do psicólogo clínico Já o Estudo 2 teve como objetivo caracterizar as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico como um subcampo de atuação de psicólogos, por meio de análise da literatura especializada onde foram identificadas, partir da perspectiva analítico-comportamental, as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico O conceito de comportamento como um complexo sistema de relações entre classes de estímulos antecedentes, classes de respostas e classes de estímulos consequentes foi considerado como base para identificar essas classes de comportamentos A identificação foi feita a partir de um procedimento constituído por 4 etapas que permitiu identificar, avaliar e corrigir a linguagem que tem sido utilizada para se referir às classes de comportamentos Foram identificadas 911 classes de comportamentos, que foram (re)nomeadas e organizadas em uma lista e estão categorizadas de acordo com seus componentes, o que possibilitou questionar definições em que o acompanhante terapêutico é subordinado a outro profissional, ou que o aproximam às funções que são realizadas por estagiários, ou como sendo um profissional responsável exclusivamente por uma modalidade de atuação Defende-se que utilizar recursos conceituais e tecnológicos derivados da Análise do Comportamento e especificamente da Programação de Ensino, parece sinalizar uma alternativa para definir mais claramente o “perfil” do acompanhante Terapêutico Por fim, a presente pesquisa poderá contribuir com a produção de um conhecimento que poderá favorecer o desenvolvimento da profissão e do ensino de Psicologia
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 19.01.2018
2018.00
2024-05-01T15:04:43Z
2024-05-01T15:04:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16276
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Análise do Comportamento
Centro de Ciências Biológicas
Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823246159183872