Acompanhamento Terapêutico : características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16276 |
Resumo: | Resumo: O termo Acompanhamento Terapêutico tem resultado em definições na área da Psicologia que indicam a necessidade de mais investigação sobre os comportamentos do psicólogo envolvidos com a prestação desse serviço A produção científica sobre o Acompanhamento Terapêutico, embora variada e diversa, pouco tem contribuído para a formulação de uma definição consensual do que caracteriza esse tipo de serviço O objetivo desta pesquisa consiste em caracterizar as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico como um subcampo de atuação do psicólogo no Brasil Para isso a pesquisa foi organizada em dois estudos O Estudo 1 teve por objetivo caracterizar de forma crítica diferentes contribuições da Psicologia e da Análise do Comportamento para a definição de Acompanhamento Terapêutico, problematizando características que têm sido utilizadas em suas definições no Brasil Verificou-se que o Acompanhamento Terapêutico tem sido definido por meio do uso de metáforas e como um serviço necessariamente subordinado ao trabalho do psicólogo clínico Já o Estudo 2 teve como objetivo caracterizar as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico como um subcampo de atuação de psicólogos, por meio de análise da literatura especializada onde foram identificadas, partir da perspectiva analítico-comportamental, as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico O conceito de comportamento como um complexo sistema de relações entre classes de estímulos antecedentes, classes de respostas e classes de estímulos consequentes foi considerado como base para identificar essas classes de comportamentos A identificação foi feita a partir de um procedimento constituído por 4 etapas que permitiu identificar, avaliar e corrigir a linguagem que tem sido utilizada para se referir às classes de comportamentos Foram identificadas 911 classes de comportamentos, que foram (re)nomeadas e organizadas em uma lista e estão categorizadas de acordo com seus componentes, o que possibilitou questionar definições em que o acompanhante terapêutico é subordinado a outro profissional, ou que o aproximam às funções que são realizadas por estagiários, ou como sendo um profissional responsável exclusivamente por uma modalidade de atuação Defende-se que utilizar recursos conceituais e tecnológicos derivados da Análise do Comportamento e especificamente da Programação de Ensino, parece sinalizar uma alternativa para definir mais claramente o “perfil” do acompanhante Terapêutico Por fim, a presente pesquisa poderá contribuir com a produção de um conhecimento que poderá favorecer o desenvolvimento da profissão e do ensino de Psicologia |
id |
UEL_40dbf30523a7144cc9f744688f44893a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/16276 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Acompanhamento Terapêutico : características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no BrasilAnálise do comportamentoAcompanhamento terapêuticoPsicólogosAtuação profissionalPsicologiaBehavioral analysisContinuity of carePsychologyResumo: O termo Acompanhamento Terapêutico tem resultado em definições na área da Psicologia que indicam a necessidade de mais investigação sobre os comportamentos do psicólogo envolvidos com a prestação desse serviço A produção científica sobre o Acompanhamento Terapêutico, embora variada e diversa, pouco tem contribuído para a formulação de uma definição consensual do que caracteriza esse tipo de serviço O objetivo desta pesquisa consiste em caracterizar as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico como um subcampo de atuação do psicólogo no Brasil Para isso a pesquisa foi organizada em dois estudos O Estudo 1 teve por objetivo caracterizar de forma crítica diferentes contribuições da Psicologia e da Análise do Comportamento para a definição de Acompanhamento Terapêutico, problematizando características que têm sido utilizadas em suas definições no Brasil Verificou-se que o Acompanhamento Terapêutico tem sido definido por meio do uso de metáforas e como um serviço necessariamente subordinado ao trabalho do psicólogo clínico Já o Estudo 2 teve como objetivo caracterizar as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico como um subcampo de atuação de psicólogos, por meio de análise da literatura especializada onde foram identificadas, partir da perspectiva analítico-comportamental, as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico O conceito de comportamento como um complexo sistema de relações entre classes de estímulos antecedentes, classes de respostas e classes de estímulos consequentes foi considerado como base para identificar essas classes de comportamentos A identificação foi feita a partir de um procedimento constituído por 4 etapas que permitiu identificar, avaliar e corrigir a linguagem que tem sido utilizada para se referir às classes de comportamentos Foram identificadas 911 classes de comportamentos, que foram (re)nomeadas e organizadas em uma lista e estão categorizadas de acordo com seus componentes, o que possibilitou questionar definições em que o acompanhante terapêutico é subordinado a outro profissional, ou que o aproximam às funções que são realizadas por estagiários, ou como sendo um profissional responsável exclusivamente por uma modalidade de atuação Defende-se que utilizar recursos conceituais e tecnológicos derivados da Análise do Comportamento e especificamente da Programação de Ensino, parece sinalizar uma alternativa para definir mais claramente o “perfil” do acompanhante Terapêutico Por fim, a presente pesquisa poderá contribuir com a produção de um conhecimento que poderá favorecer o desenvolvimento da profissão e do ensino de PsicologiaDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: The term Therapeutic Accompaniment has a result in the area of Psychology that requires a need for more research on the behaviors of the psychologist involved with a service delivery The scientific production on Therapeutic Accompaniment, although varied and diverse, has contributed little to a formulation of a consensual definition of what characterizes this type of service The objective of this research is to characterize as classes of behaviors constituent of Therapeutic Accompaniment as a subfield of psychologist performance in Brazil Therefore, the research was organized in two studies Study 1 aimed to critically characterize different contributions of Psychology and Behavior Analysis to the definition of Therapeutic Accompaniment, problematizing characteristics that are being tested in Brazil It was verified that the Therapeutic Follow-up has been defined through the use of metaphors and as a service necessarily subordinated to the work of the clinical psychologist Study 2 has as its objective to characterize as classes of behaviors constituent of Therapeutic Accompaniment as a doing not field of action of psychologists, through an analysis of the specialized literature where from the analytic-behavioral perspective were identified as classes of constituent behaviors of Therapeutic Accompaniment The concept of behavior as a complex system of relations between classes of antecedent stimuli, classes of responses and classes of consequent stimuli was considered as the basis for identifying these classes of behavior The identification was made by a procedure consisting of 4 steps that allowed to identify, evaluate and correct the language that has been used to refer to the behavior classes 911 classes of behaviors were identified that were (re) named and organized into a list and are categorized according to their components, which made it possible to question whether the therapeutic companion is subordinate to another professional, or you are at the top of the functions carried out by trainees, or as being responsible for a modality of performance It is argued that it uses conceptual and technological resources derived from Behavior Analysis and specifically from the Teaching Program, it seems to signal an alternative to define more clearly the profile of the Therapeutic Accompanist Finally, the present research can contribute with the production of a knowledge that is to favor the development of the profession and the teaching of PsychologyKienen, Nádia [Orientador]Fornazari, Sílvia AparecidaKubo, Olga MitsueBeltramello, Otávio2024-05-01T15:04:43Z2024-05-01T15:04:43Z2018.0019.01.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16276porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:40Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16276Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:40Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acompanhamento Terapêutico : características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no Brasil |
title |
Acompanhamento Terapêutico : características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no Brasil |
spellingShingle |
Acompanhamento Terapêutico : características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no Brasil Beltramello, Otávio Análise do comportamento Acompanhamento terapêutico Psicólogos Atuação profissional Psicologia Behavioral analysis Continuity of care Psychology |
title_short |
Acompanhamento Terapêutico : características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no Brasil |
title_full |
Acompanhamento Terapêutico : características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no Brasil |
title_fullStr |
Acompanhamento Terapêutico : características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no Brasil |
title_full_unstemmed |
Acompanhamento Terapêutico : características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no Brasil |
title_sort |
Acompanhamento Terapêutico : características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no Brasil |
author |
Beltramello, Otávio |
author_facet |
Beltramello, Otávio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kienen, Nádia [Orientador] Fornazari, Sílvia Aparecida Kubo, Olga Mitsue |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beltramello, Otávio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do comportamento Acompanhamento terapêutico Psicólogos Atuação profissional Psicologia Behavioral analysis Continuity of care Psychology |
topic |
Análise do comportamento Acompanhamento terapêutico Psicólogos Atuação profissional Psicologia Behavioral analysis Continuity of care Psychology |
description |
Resumo: O termo Acompanhamento Terapêutico tem resultado em definições na área da Psicologia que indicam a necessidade de mais investigação sobre os comportamentos do psicólogo envolvidos com a prestação desse serviço A produção científica sobre o Acompanhamento Terapêutico, embora variada e diversa, pouco tem contribuído para a formulação de uma definição consensual do que caracteriza esse tipo de serviço O objetivo desta pesquisa consiste em caracterizar as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico como um subcampo de atuação do psicólogo no Brasil Para isso a pesquisa foi organizada em dois estudos O Estudo 1 teve por objetivo caracterizar de forma crítica diferentes contribuições da Psicologia e da Análise do Comportamento para a definição de Acompanhamento Terapêutico, problematizando características que têm sido utilizadas em suas definições no Brasil Verificou-se que o Acompanhamento Terapêutico tem sido definido por meio do uso de metáforas e como um serviço necessariamente subordinado ao trabalho do psicólogo clínico Já o Estudo 2 teve como objetivo caracterizar as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico como um subcampo de atuação de psicólogos, por meio de análise da literatura especializada onde foram identificadas, partir da perspectiva analítico-comportamental, as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico O conceito de comportamento como um complexo sistema de relações entre classes de estímulos antecedentes, classes de respostas e classes de estímulos consequentes foi considerado como base para identificar essas classes de comportamentos A identificação foi feita a partir de um procedimento constituído por 4 etapas que permitiu identificar, avaliar e corrigir a linguagem que tem sido utilizada para se referir às classes de comportamentos Foram identificadas 911 classes de comportamentos, que foram (re)nomeadas e organizadas em uma lista e estão categorizadas de acordo com seus componentes, o que possibilitou questionar definições em que o acompanhante terapêutico é subordinado a outro profissional, ou que o aproximam às funções que são realizadas por estagiários, ou como sendo um profissional responsável exclusivamente por uma modalidade de atuação Defende-se que utilizar recursos conceituais e tecnológicos derivados da Análise do Comportamento e especificamente da Programação de Ensino, parece sinalizar uma alternativa para definir mais claramente o “perfil” do acompanhante Terapêutico Por fim, a presente pesquisa poderá contribuir com a produção de um conhecimento que poderá favorecer o desenvolvimento da profissão e do ensino de Psicologia |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
19.01.2018 2018.00 2024-05-01T15:04:43Z 2024-05-01T15:04:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16276 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Análise do Comportamento Centro de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823246159183872 |