A concepção crítica do trabalho docente dos alunos do curso de pós-graduação em educação : contradições e possibilidades para a formação omnilateral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano, Maria Luzia Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12175
Resumo: Resumo: A presente pesquisa faz parte da Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente que investiga os aspectos didático-pedagógicos e motivacionais da docência Entende-se que é o modo de produção da vida material de uma sociedade que vai determinar a forma de pensar, agir e transmitir as ideias e os conhecimentos que os homens têm acerca da realidade natural, social e da sua própria vida Sendo assim, a educação e também o ensino são determinados por essa forma de produção, pelo sistema econômico dominante, ou seja, o sistema capitalista A fim de compreender a história e a estruturação do Programa de Pós-Graduação em Educação em que a pesquisa está inserida realizou-se uma entrevista semiestruturada com um dos professores que foi responsável pela fundação do Programa Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo geral verificar em que medida o curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina possibilita que os futuros docentes tenham uma formação omnilateral para a prática de uma ação docente transformadora Buscou-se também compreender os fenômenos educacionais e sociais que compõem tais questões e contribuir com avanços para esse campo de pesquisa Para tanto realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem crítico-dialética, tendo como base teórica-metodológica o materialismo histórico dialético Primeiramente foi realizada uma entrevista aberta semiestruturada com os alunos regularmente matriculados na Linha 2: “Docência: Saberes e Práticas”, Núcleo 2: “Ação Docente” que ingressaram em março de 216 Com base nas respostas obtidas a partir das entrevistas de tais alunos foi elaborado um questionário que foi enviado a todos os alunos matriculados de forma regular no referido programa no período anteriormente descrito Os resultados indicaram que os alunos entendem que a ação docente envolve todo o contexto de aquisição e desenvolvimento do conhecimento Entretanto, mesmo o professor podendo ser considerado o protagonista do processo educacional no sentido de levar seus alunos à emancipação e consequentemente à formação omnilateral, é preciso compreender que a escola e a universidade são influenciadas e determinadas pelas questões econômicas, políticas e sociais que são características de uma sociedade capitalista
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The present research is part of the Research Line “Teaching: Knowledge and Practices” of the Nucleus of “Teaching Practice” that investigates the didactic-pedagogical and motivational aspects of teaching The mode of production of material life in a society determines the way of thinking, acting, and transmitting the ideas and knowledge that men have about the natural, social reality, and of their own life Thus, the production method of the current dominant economic system, that is, the capitalist system, also determines both education and teaching In order to understand the history and structuring of the Graduate Program in Education in which the present research is inserted, a semi-structured interview was conducted with one of the professors responsible for the foundation of the Program Therefore, this research main objective was to verify the extent to which the Graduate course in Education of the State University of Londrina enables future professors to have omnilateral training to pursue transforming teaching practices It was also sought to understand the educational and social phenomena that compose such questions and also to contribute with advances to this field of research For this purpose, descriptive research with a critical-dialectical approach was carried out, having the Historical-Dialectal Materialism as the theoretical-methodological basis First, a semi-structured open interview was conducted with the students regularly enrolled in Line 2: “Teaching: Knowledge and Practices” from Nucleus 2: "Teaching Practice" who joined in March 216 Based on the answers obtained from the as mentioned interviews, a questionnaire was prepared and sent to all the students regularly enrolled in the program in the previously described period The results indicated the students understand that the teaching practice involves the entire context of acquisition and development of knowledge However, even though the teacher is considered the protagonist of the educational process that leads his students to emancipation and consequently to the omnilateral formation, it must be understood that the school and the university are influenced and determined by the economic, political and social issues that are characteristic of a capitalist societyFranco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]Czernisz, Eliane Cleide da SilvaOliveira, Katya Luciane deGaluch, Maria Terezinha BellandaNunes, César AparecidoFran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]Mariano, Maria Luzia Silva2024-05-01T13:49:32Z2024-05-01T13:49:32Z2019.0006.12.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12175porDoutoradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:45Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12175Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:45Repositório Institucional da UEL - 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