A concepção das professoras da educação infantil acerca da formação e atuação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9294 |
Resumo: | Resumo: A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, deve garantir o direito da criança a uma educação de qualidade, que promova o seu pleno desenvolvimento por meio da ação docente que envolve o cuidado, a educação e o ensino Neste sentido, o estudo tem como objetivo geral conhecer, registrar e analisar as concepções e as práticas das professoras sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil a partir da formação inicial e continuada A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa - Docência: Saberes e Práticas e vinculada ao grupo de pesquisa do CNPq, intitulado: Infância, Educação Infantil e Formação de Professores Justifica-se a pertinência da pesquisa por acreditar que muitos fatores contribuem para um atendimento de baixa qualidade, que vão desde a formação inicial aligeirada e superficial, condições inadequadas de trabalho, ações espontaneístas até alta rotatividade no emprego, entre outros Isso porque há uma relação bastante próxima entre a formação e a atuação profissional, visto que o conhecimento teórico e metodológico favorece um atendimento de mais qualidade às crianças e suas famílias Como problema de pesquisa, questionou-se: “até que ponto os processos formativos contribuem, efetivamente, para a atuação de mais qualidade das professoras no contexto da Educação Infantil?” Como metodologia, optou-se pela pesquisa bibliográfica e de campo, tomando por base a perspectiva crítico-dialética Para a discussão do referencial teórico, foram utilizados autores da Teoria Histórico Cultural e autores que dialogam com esse referencial, tais como: Vygotsky (21); Leontiev (21); Elkonin (1998); Assis (212); Martins e Moser (212); Massucato e Azevedo (212); Melo (27); Pasqualini e Martins (218); Chaves (214); Kishimoto (22); Kuhlmann (27); Nascimento (215); Paschoal e Machado (29); Kramer (23), entre outros Além disso, foram analisados leis, Decretos, Pareceres, Resoluções e documentos oficiais propostos pelo Ministério da Educação, que orientam a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil, como os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil volumes 1 (26a) e 2 (26b), a Política Nacional de Educação Infantil (26c), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (21) e a Base Nacional Comum Curricular (217) Participaram da pesquisa professoras que atuam na Educação Infantil no município de Londrina Para a coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada com questões abertas que cobriram aspectos sobre a formação profissional e a relação com as práticas pedagógicas no cotidiano das instituições Os resultados parciais da pesquisa evidenciam que, embora a legislação garanta o direito à educação desde o nascimento, esta conquista não se efetiva para todas as crianças, seja em função da fragilidade na formação docente, condições adversas de trabalho ou em função da dicotomia entre os processos formativos e a atuação com as crianças Por outro lado, os resultados indicam que a articulação entre formação e atuação profissional é um dos caminhos para a concretização de práticas que respeitem a individualidade da criança, suas manifestações e suas diferentes linguagens, direito historicamente conquistado, que possibilita a democratização da Educação Infantil, sobretudo em relação ao acesso e permanência nas instituições |
id |
UEL_e75b2bfc63e3eb29954aadab67409ab4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/9294 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A concepção das professoras da educação infantil acerca da formação e atuação docenteEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasEducação de criançasProfessoresFormaçãoEducation - BrazilEarly childhood educationTeacher trainingWomen teachersResumo: A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, deve garantir o direito da criança a uma educação de qualidade, que promova o seu pleno desenvolvimento por meio da ação docente que envolve o cuidado, a educação e o ensino Neste sentido, o estudo tem como objetivo geral conhecer, registrar e analisar as concepções e as práticas das professoras sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil a partir da formação inicial e continuada A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa - Docência: Saberes e Práticas e vinculada ao grupo de pesquisa do CNPq, intitulado: Infância, Educação Infantil e Formação de Professores Justifica-se a pertinência da pesquisa por acreditar que muitos fatores contribuem para um atendimento de baixa qualidade, que vão desde a formação inicial aligeirada e superficial, condições inadequadas de trabalho, ações espontaneístas até alta rotatividade no emprego, entre outros Isso porque há uma relação bastante próxima entre a formação e a atuação profissional, visto que o conhecimento teórico e metodológico favorece um atendimento de mais qualidade às crianças e suas famílias Como problema de pesquisa, questionou-se: “até que ponto os processos formativos contribuem, efetivamente, para a atuação de mais qualidade das professoras no contexto da Educação Infantil?” Como metodologia, optou-se pela pesquisa bibliográfica e de campo, tomando por base a perspectiva crítico-dialética Para a discussão do referencial teórico, foram utilizados autores da Teoria Histórico Cultural e autores que dialogam com esse referencial, tais como: Vygotsky (21); Leontiev (21); Elkonin (1998); Assis (212); Martins e Moser (212); Massucato e Azevedo (212); Melo (27); Pasqualini e Martins (218); Chaves (214); Kishimoto (22); Kuhlmann (27); Nascimento (215); Paschoal e Machado (29); Kramer (23), entre outros Além disso, foram analisados leis, Decretos, Pareceres, Resoluções e documentos oficiais propostos pelo Ministério da Educação, que orientam a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil, como os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil volumes 1 (26a) e 2 (26b), a Política Nacional de Educação Infantil (26c), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (21) e a Base Nacional Comum Curricular (217) Participaram da pesquisa professoras que atuam na Educação Infantil no município de Londrina Para a coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada com questões abertas que cobriram aspectos sobre a formação profissional e a relação com as práticas pedagógicas no cotidiano das instituições Os resultados parciais da pesquisa evidenciam que, embora a legislação garanta o direito à educação desde o nascimento, esta conquista não se efetiva para todas as crianças, seja em função da fragilidade na formação docente, condições adversas de trabalho ou em função da dicotomia entre os processos formativos e a atuação com as crianças Por outro lado, os resultados indicam que a articulação entre formação e atuação profissional é um dos caminhos para a concretização de práticas que respeitem a individualidade da criança, suas manifestações e suas diferentes linguagens, direito historicamente conquistado, que possibilita a democratização da Educação Infantil, sobretudo em relação ao acesso e permanência nas instituiçõesDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Early childhood education, the first stage of elementary education, must guarantee the child's right to a quality education, promoting their full development through the teaching action that involves care, education, and teaching In this sense, the study’s general objective to know, register and analyze the conceptions and practices of teachers about pedagogical work in Early Childhood Education from the initial and continuing education The research is linked to the Graduate Program in Education from the State University of Londrina, Research Fild - Teaching: Knowledge and Practices and linked to the CNPq research group, entitled: Childhood, Early Childhood Education and Teacher Education The pertinence of the research is justified by the belief that many factors contribute to low-quality care, ranging from light and superficial initial training, inadequate working conditions, and spontaneous actions to high job turnover This is because there is a very close relationship between training and professional performance since theoretical and methodological knowledge favors better quality care for children and their families As a research problem, the central question is: "to what extent do the training processes effectively contribute to the performance of higher quality teachers in the context of Early Childhood Education?" As a methodology, the bibliographic and field research were chosen, based on the critical-dialectic perspective For the discussion of the theoretical framework, authors from the Historical-Cultural Theory and authors who dialogue with this framework were used, such as Vygotsky (21); Leontiev (21); Elkonin (1998); Assis (212); Martins and Moser (212); Massucato and Azevedo (212); Melo (27); Pasqualini and Martins (28); Chaves (214); Kishimoto (22); Kuhlmann (27); Nascimento (215); Paschoal and Machado (29); Kramer (23), among others Besides, laws, decrees, opinions, resolutions, and official documents proposed by the Ministry of Education were analyzed, guiding the organization of pedagogical work in early childhood education, such as the National Quality Parameters for Early Childhood Education volumes 1 (26a) and 2 (26b), the National Early Childhood Education Policy (26c), the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (21) and the Common National Curricular Base ( 217) Teachers working in early childhood education in the city of Londrina participated in the research For data collection, semi-structured interviews were used with open questions covering aspects of professional training and the relationship with pedagogical practices in the institutions' daily lives The partial results of the research show that, although the legislation guarantees the right to education from birth, this achievement is not useful for all children, either due to the weakness in teacher training, adverse working conditions, or due to the dichotomy between training processes and acting with children On the other hand, the results indicate that the articulation between training and professional performance is one of the paths for the realization of practices that respect the individuality of the child, its manifestations and its different languages, a right historically conquered, which enables the democratization of Early Childhood Education, especially concerning access and permanence in institutionsPaschoal, Jaqueline Delgado [Orientador]Araujo, Luciana A. deBarros, Marta Silene FerreiraMoura, Gislaine Franco de2024-05-01T11:54:35Z2024-05-01T11:54:35Z2020.0003.12.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9294porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9294Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:58Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A concepção das professoras da educação infantil acerca da formação e atuação docente |
title |
A concepção das professoras da educação infantil acerca da formação e atuação docente |
spellingShingle |
A concepção das professoras da educação infantil acerca da formação e atuação docente Moura, Gislaine Franco de Educação Efeito das inovações tecnológicas Educação de crianças Professores Formação Education - Brazil Early childhood education Teacher training Women teachers |
title_short |
A concepção das professoras da educação infantil acerca da formação e atuação docente |
title_full |
A concepção das professoras da educação infantil acerca da formação e atuação docente |
title_fullStr |
A concepção das professoras da educação infantil acerca da formação e atuação docente |
title_full_unstemmed |
A concepção das professoras da educação infantil acerca da formação e atuação docente |
title_sort |
A concepção das professoras da educação infantil acerca da formação e atuação docente |
author |
Moura, Gislaine Franco de |
author_facet |
Moura, Gislaine Franco de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paschoal, Jaqueline Delgado [Orientador] Araujo, Luciana A. de Barros, Marta Silene Ferreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Gislaine Franco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Efeito das inovações tecnológicas Educação de crianças Professores Formação Education - Brazil Early childhood education Teacher training Women teachers |
topic |
Educação Efeito das inovações tecnológicas Educação de crianças Professores Formação Education - Brazil Early childhood education Teacher training Women teachers |
description |
Resumo: A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, deve garantir o direito da criança a uma educação de qualidade, que promova o seu pleno desenvolvimento por meio da ação docente que envolve o cuidado, a educação e o ensino Neste sentido, o estudo tem como objetivo geral conhecer, registrar e analisar as concepções e as práticas das professoras sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil a partir da formação inicial e continuada A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa - Docência: Saberes e Práticas e vinculada ao grupo de pesquisa do CNPq, intitulado: Infância, Educação Infantil e Formação de Professores Justifica-se a pertinência da pesquisa por acreditar que muitos fatores contribuem para um atendimento de baixa qualidade, que vão desde a formação inicial aligeirada e superficial, condições inadequadas de trabalho, ações espontaneístas até alta rotatividade no emprego, entre outros Isso porque há uma relação bastante próxima entre a formação e a atuação profissional, visto que o conhecimento teórico e metodológico favorece um atendimento de mais qualidade às crianças e suas famílias Como problema de pesquisa, questionou-se: “até que ponto os processos formativos contribuem, efetivamente, para a atuação de mais qualidade das professoras no contexto da Educação Infantil?” Como metodologia, optou-se pela pesquisa bibliográfica e de campo, tomando por base a perspectiva crítico-dialética Para a discussão do referencial teórico, foram utilizados autores da Teoria Histórico Cultural e autores que dialogam com esse referencial, tais como: Vygotsky (21); Leontiev (21); Elkonin (1998); Assis (212); Martins e Moser (212); Massucato e Azevedo (212); Melo (27); Pasqualini e Martins (218); Chaves (214); Kishimoto (22); Kuhlmann (27); Nascimento (215); Paschoal e Machado (29); Kramer (23), entre outros Além disso, foram analisados leis, Decretos, Pareceres, Resoluções e documentos oficiais propostos pelo Ministério da Educação, que orientam a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil, como os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil volumes 1 (26a) e 2 (26b), a Política Nacional de Educação Infantil (26c), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (21) e a Base Nacional Comum Curricular (217) Participaram da pesquisa professoras que atuam na Educação Infantil no município de Londrina Para a coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada com questões abertas que cobriram aspectos sobre a formação profissional e a relação com as práticas pedagógicas no cotidiano das instituições Os resultados parciais da pesquisa evidenciam que, embora a legislação garanta o direito à educação desde o nascimento, esta conquista não se efetiva para todas as crianças, seja em função da fragilidade na formação docente, condições adversas de trabalho ou em função da dicotomia entre os processos formativos e a atuação com as crianças Por outro lado, os resultados indicam que a articulação entre formação e atuação profissional é um dos caminhos para a concretização de práticas que respeitem a individualidade da criança, suas manifestações e suas diferentes linguagens, direito historicamente conquistado, que possibilita a democratização da Educação Infantil, sobretudo em relação ao acesso e permanência nas instituições |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
03.12.2020 2020.00 2024-05-01T11:54:35Z 2024-05-01T11:54:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9294 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823271177158656 |