A concepção das professoras da educação infantil acerca da formação e atuação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Gislaine Franco de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9294
Resumo: Resumo: A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, deve garantir o direito da criança a uma educação de qualidade, que promova o seu pleno desenvolvimento por meio da ação docente que envolve o cuidado, a educação e o ensino Neste sentido, o estudo tem como objetivo geral conhecer, registrar e analisar as concepções e as práticas das professoras sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil a partir da formação inicial e continuada A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa - Docência: Saberes e Práticas e vinculada ao grupo de pesquisa do CNPq, intitulado: Infância, Educação Infantil e Formação de Professores Justifica-se a pertinência da pesquisa por acreditar que muitos fatores contribuem para um atendimento de baixa qualidade, que vão desde a formação inicial aligeirada e superficial, condições inadequadas de trabalho, ações espontaneístas até alta rotatividade no emprego, entre outros Isso porque há uma relação bastante próxima entre a formação e a atuação profissional, visto que o conhecimento teórico e metodológico favorece um atendimento de mais qualidade às crianças e suas famílias Como problema de pesquisa, questionou-se: “até que ponto os processos formativos contribuem, efetivamente, para a atuação de mais qualidade das professoras no contexto da Educação Infantil?” Como metodologia, optou-se pela pesquisa bibliográfica e de campo, tomando por base a perspectiva crítico-dialética Para a discussão do referencial teórico, foram utilizados autores da Teoria Histórico Cultural e autores que dialogam com esse referencial, tais como: Vygotsky (21); Leontiev (21); Elkonin (1998); Assis (212); Martins e Moser (212); Massucato e Azevedo (212); Melo (27); Pasqualini e Martins (218); Chaves (214); Kishimoto (22); Kuhlmann (27); Nascimento (215); Paschoal e Machado (29); Kramer (23), entre outros Além disso, foram analisados leis, Decretos, Pareceres, Resoluções e documentos oficiais propostos pelo Ministério da Educação, que orientam a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil, como os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil volumes 1 (26a) e 2 (26b), a Política Nacional de Educação Infantil (26c), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (21) e a Base Nacional Comum Curricular (217) Participaram da pesquisa professoras que atuam na Educação Infantil no município de Londrina Para a coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada com questões abertas que cobriram aspectos sobre a formação profissional e a relação com as práticas pedagógicas no cotidiano das instituições Os resultados parciais da pesquisa evidenciam que, embora a legislação garanta o direito à educação desde o nascimento, esta conquista não se efetiva para todas as crianças, seja em função da fragilidade na formação docente, condições adversas de trabalho ou em função da dicotomia entre os processos formativos e a atuação com as crianças Por outro lado, os resultados indicam que a articulação entre formação e atuação profissional é um dos caminhos para a concretização de práticas que respeitem a individualidade da criança, suas manifestações e suas diferentes linguagens, direito historicamente conquistado, que possibilita a democratização da Educação Infantil, sobretudo em relação ao acesso e permanência nas instituições
id UEL_e75b2bfc63e3eb29954aadab67409ab4
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9294
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A concepção das professoras da educação infantil acerca da formação e atuação docenteEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasEducação de criançasProfessoresFormaçãoEducation - BrazilEarly childhood educationTeacher trainingWomen teachersResumo: A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, deve garantir o direito da criança a uma educação de qualidade, que promova o seu pleno desenvolvimento por meio da ação docente que envolve o cuidado, a educação e o ensino Neste sentido, o estudo tem como objetivo geral conhecer, registrar e analisar as concepções e as práticas das professoras sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil a partir da formação inicial e continuada A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa - Docência: Saberes e Práticas e vinculada ao grupo de pesquisa do CNPq, intitulado: Infância, Educação Infantil e Formação de Professores Justifica-se a pertinência da pesquisa por acreditar que muitos fatores contribuem para um atendimento de baixa qualidade, que vão desde a formação inicial aligeirada e superficial, condições inadequadas de trabalho, ações espontaneístas até alta rotatividade no emprego, entre outros Isso porque há uma relação bastante próxima entre a formação e a atuação profissional, visto que o conhecimento teórico e metodológico favorece um atendimento de mais qualidade às crianças e suas famílias Como problema de pesquisa, questionou-se: “até que ponto os processos formativos contribuem, efetivamente, para a atuação de mais qualidade das professoras no contexto da Educação Infantil?” Como metodologia, optou-se pela pesquisa bibliográfica e de campo, tomando por base a perspectiva crítico-dialética Para a discussão do referencial teórico, foram utilizados autores da Teoria Histórico Cultural e autores que dialogam com esse referencial, tais como: Vygotsky (21); Leontiev (21); Elkonin (1998); Assis (212); Martins e Moser (212); Massucato e Azevedo (212); Melo (27); Pasqualini e Martins (218); Chaves (214); Kishimoto (22); Kuhlmann (27); Nascimento (215); Paschoal e Machado (29); Kramer (23), entre outros Além disso, foram analisados leis, Decretos, Pareceres, Resoluções e documentos oficiais propostos pelo Ministério da Educação, que orientam a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil, como os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil volumes 1 (26a) e 2 (26b), a Política Nacional de Educação Infantil (26c), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (21) e a Base Nacional Comum Curricular (217) Participaram da pesquisa professoras que atuam na Educação Infantil no município de Londrina Para a coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada com questões abertas que cobriram aspectos sobre a formação profissional e a relação com as práticas pedagógicas no cotidiano das instituições Os resultados parciais da pesquisa evidenciam que, embora a legislação garanta o direito à educação desde o nascimento, esta conquista não se efetiva para todas as crianças, seja em função da fragilidade na formação docente, condições adversas de trabalho ou em função da dicotomia entre os processos formativos e a atuação com as crianças Por outro lado, os resultados indicam que a articulação entre formação e atuação profissional é um dos caminhos para a concretização de práticas que respeitem a individualidade da criança, suas manifestações e suas diferentes linguagens, direito historicamente conquistado, que possibilita a democratização da Educação Infantil, sobretudo em relação ao acesso e permanência nas instituiçõesDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Early childhood education, the first stage of elementary education, must guarantee the child's right to a quality education, promoting their full development through the teaching action that involves care, education, and teaching In this sense, the study’s general objective to know, register and analyze the conceptions and practices of teachers about pedagogical work in Early Childhood Education from the initial and continuing education The research is linked to the Graduate Program in Education from the State University of Londrina, Research Fild - Teaching: Knowledge and Practices and linked to the CNPq research group, entitled: Childhood, Early Childhood Education and Teacher Education The pertinence of the research is justified by the belief that many factors contribute to low-quality care, ranging from light and superficial initial training, inadequate working conditions, and spontaneous actions to high job turnover This is because there is a very close relationship between training and professional performance since theoretical and methodological knowledge favors better quality care for children and their families As a research problem, the central question is: "to what extent do the training processes effectively contribute to the performance of higher quality teachers in the context of Early Childhood Education?" As a methodology, the bibliographic and field research were chosen, based on the critical-dialectic perspective For the discussion of the theoretical framework, authors from the Historical-Cultural Theory and authors who dialogue with this framework were used, such as Vygotsky (21); Leontiev (21); Elkonin (1998); Assis (212); Martins and Moser (212); Massucato and Azevedo (212); Melo (27); Pasqualini and Martins (28); Chaves (214); Kishimoto (22); Kuhlmann (27); Nascimento (215); Paschoal and Machado (29); Kramer (23), among others Besides, laws, decrees, opinions, resolutions, and official documents proposed by the Ministry of Education were analyzed, guiding the organization of pedagogical work in early childhood education, such as the National Quality Parameters for Early Childhood Education volumes 1 (26a) and 2 (26b), the National Early Childhood Education Policy (26c), the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (21) and the Common National Curricular Base ( 217) Teachers working in early childhood education in the city of Londrina participated in the research For data collection, semi-structured interviews were used with open questions covering aspects of professional training and the relationship with pedagogical practices in the institutions' daily lives The partial results of the research show that, although the legislation guarantees the right to education from birth, this achievement is not useful for all children, either due to the weakness in teacher training, adverse working conditions, or due to the dichotomy between training processes and acting with children On the other hand, the results indicate that the articulation between training and professional performance is one of the paths for the realization of practices that respect the individuality of the child, its manifestations and its different languages, a right historically conquered, which enables the democratization of Early Childhood Education, especially concerning access and permanence in institutionsPaschoal, Jaqueline Delgado [Orientador]Araujo, Luciana A. deBarros, Marta Silene FerreiraMoura, Gislaine Franco de2024-05-01T11:54:35Z2024-05-01T11:54:35Z2020.0003.12.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9294porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:58Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9294Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:58Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A concepção das professoras da educação infantil acerca da formação e atuação docente
title A concepção das professoras da educação infantil acerca da formação e atuação docente
spellingShingle A concepção das professoras da educação infantil acerca da formação e atuação docente
Moura, Gislaine Franco de
Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Educação de crianças
Professores
Formação
Education - Brazil
Early childhood education
Teacher training
Women teachers
title_short A concepção das professoras da educação infantil acerca da formação e atuação docente
title_full A concepção das professoras da educação infantil acerca da formação e atuação docente
title_fullStr A concepção das professoras da educação infantil acerca da formação e atuação docente
title_full_unstemmed A concepção das professoras da educação infantil acerca da formação e atuação docente
title_sort A concepção das professoras da educação infantil acerca da formação e atuação docente
author Moura, Gislaine Franco de
author_facet Moura, Gislaine Franco de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paschoal, Jaqueline Delgado [Orientador]
Araujo, Luciana A. de
Barros, Marta Silene Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Gislaine Franco de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Educação de crianças
Professores
Formação
Education - Brazil
Early childhood education
Teacher training
Women teachers
topic Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Educação de crianças
Professores
Formação
Education - Brazil
Early childhood education
Teacher training
Women teachers
description Resumo: A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, deve garantir o direito da criança a uma educação de qualidade, que promova o seu pleno desenvolvimento por meio da ação docente que envolve o cuidado, a educação e o ensino Neste sentido, o estudo tem como objetivo geral conhecer, registrar e analisar as concepções e as práticas das professoras sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil a partir da formação inicial e continuada A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa - Docência: Saberes e Práticas e vinculada ao grupo de pesquisa do CNPq, intitulado: Infância, Educação Infantil e Formação de Professores Justifica-se a pertinência da pesquisa por acreditar que muitos fatores contribuem para um atendimento de baixa qualidade, que vão desde a formação inicial aligeirada e superficial, condições inadequadas de trabalho, ações espontaneístas até alta rotatividade no emprego, entre outros Isso porque há uma relação bastante próxima entre a formação e a atuação profissional, visto que o conhecimento teórico e metodológico favorece um atendimento de mais qualidade às crianças e suas famílias Como problema de pesquisa, questionou-se: “até que ponto os processos formativos contribuem, efetivamente, para a atuação de mais qualidade das professoras no contexto da Educação Infantil?” Como metodologia, optou-se pela pesquisa bibliográfica e de campo, tomando por base a perspectiva crítico-dialética Para a discussão do referencial teórico, foram utilizados autores da Teoria Histórico Cultural e autores que dialogam com esse referencial, tais como: Vygotsky (21); Leontiev (21); Elkonin (1998); Assis (212); Martins e Moser (212); Massucato e Azevedo (212); Melo (27); Pasqualini e Martins (218); Chaves (214); Kishimoto (22); Kuhlmann (27); Nascimento (215); Paschoal e Machado (29); Kramer (23), entre outros Além disso, foram analisados leis, Decretos, Pareceres, Resoluções e documentos oficiais propostos pelo Ministério da Educação, que orientam a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil, como os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil volumes 1 (26a) e 2 (26b), a Política Nacional de Educação Infantil (26c), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (21) e a Base Nacional Comum Curricular (217) Participaram da pesquisa professoras que atuam na Educação Infantil no município de Londrina Para a coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada com questões abertas que cobriram aspectos sobre a formação profissional e a relação com as práticas pedagógicas no cotidiano das instituições Os resultados parciais da pesquisa evidenciam que, embora a legislação garanta o direito à educação desde o nascimento, esta conquista não se efetiva para todas as crianças, seja em função da fragilidade na formação docente, condições adversas de trabalho ou em função da dicotomia entre os processos formativos e a atuação com as crianças Por outro lado, os resultados indicam que a articulação entre formação e atuação profissional é um dos caminhos para a concretização de práticas que respeitem a individualidade da criança, suas manifestações e suas diferentes linguagens, direito historicamente conquistado, que possibilita a democratização da Educação Infantil, sobretudo em relação ao acesso e permanência nas instituições
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 03.12.2020
2020.00
2024-05-01T11:54:35Z
2024-05-01T11:54:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9294
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823271177158656