Diários de aprendizagem nas aulas de sociologia : reflexões sobre juventude, escola e avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rogério Nunes da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000231780
Resumo: A pesquisa aborda o processo de avaliação na disciplina de sociologia no ensino médio. Para tanto, é analisada a proposta desenvolvida pelo educador/pesquisador denominada de “diários de aprendizagem”. Questiona-se se os objetivos propostos para o ensino de sociologia nos documentos curriculares e na produção acadêmica efetivam-se na sala de aula. As aulas de sociologia são capazes de produzir o estranhamento e a desnaturalização anunciados como objetivos em documentos do MEC (2006) e SEED-PR (2008)? A avaliação dos conteúdos de sociologia integra-se coerentemente no movimento didático das aulas no ensino médio? A análise dos documentos legais e das pesquisas acadêmicas demonstrou que os textos priorizam as concepções, os princípios e os objetivos que devem orientar o ensino de sociologia, contudo, a avaliação é uma temática pouco abordada. Situa-se a questão da avaliação desde a relação entre a trajetória escolar dos jovens e o desempenho na disciplina de sociologia. A partir das teorias de Charlot (2005), Lahire (1997) e Dayrell e Reis (2007), reflete-se sobre os sentidos e os significados que os jovens estudantes atribuem aos conhecimentos das ciências sociais e quais disposições poderiam desenvolver desde as aulas de sociologia e dos diários de aprendizagem. Uma hipótese é que os diários de aprendizagem poderiam ter alterado e ativado as disposições dos estudantes para estudar sociologia, criando dedicação à leitura e à escrita a partir dessas aulas, as quais representam um momento de consolidação do processo de ensino e aprendizagem, deixando de ser apenas um momento de atribuição de notas. Organizou-se algumas técnicas de pesquisa na metodologia qualitativa que apreendesse traços da trajetória escolar de estudantes das turmas que escreveram os diários. Para chegar as amostras e a escolha dos depoimentos, foram mobilizados dados de uma pesquisa quantitativa realizada pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia (LENPES), com questionários que auferiram algumas dimensões da vida dos estudantes de várias escolas de Londrina (PR) e região. Esses dados quantitativos foram cotejados com outros dados produzidos pelo INEPE/MEC; SEED-PR e IBGE. Como achados dessas análises, vimos que os jovens atribuem significados diversos aos conhecimentos sociológicos e que as trajetórias escolares são influenciadas por aspectos objetivos, tais como condições econômicas e organização familiar, e subjetivos, no que se refere ao modo como se apropriaram da experiência de escrever os diários ativando várias disposições para aprender e se dedicar aos estudos. Num cenário de crescimento do neoliberalismo e dos movimentos conservadores, a presença das ciências sociais na educação básica adquire dimensão política e as transformações no contexto econômico, social e político ocorridas principalmente a partir de 2016 geraram impacto na formulação das políticas educacionais e, consequentemente, no ensino de sociologia.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDiários de aprendizagem nas aulas de sociologia : reflexões sobre juventude, escola e avaliação2020-06-05Ileizi Luciana Fiorelli Silva . Márcia Rejania Lemos de Souza Alexandre J. Correia LimaRogério Nunes da SilvaUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional.URLBRA pesquisa aborda o processo de avaliação na disciplina de sociologia no ensino médio. Para tanto, é analisada a proposta desenvolvida pelo educador/pesquisador denominada de “diários de aprendizagem”. Questiona-se se os objetivos propostos para o ensino de sociologia nos documentos curriculares e na produção acadêmica efetivam-se na sala de aula. As aulas de sociologia são capazes de produzir o estranhamento e a desnaturalização anunciados como objetivos em documentos do MEC (2006) e SEED-PR (2008)? A avaliação dos conteúdos de sociologia integra-se coerentemente no movimento didático das aulas no ensino médio? A análise dos documentos legais e das pesquisas acadêmicas demonstrou que os textos priorizam as concepções, os princípios e os objetivos que devem orientar o ensino de sociologia, contudo, a avaliação é uma temática pouco abordada. Situa-se a questão da avaliação desde a relação entre a trajetória escolar dos jovens e o desempenho na disciplina de sociologia. A partir das teorias de Charlot (2005), Lahire (1997) e Dayrell e Reis (2007), reflete-se sobre os sentidos e os significados que os jovens estudantes atribuem aos conhecimentos das ciências sociais e quais disposições poderiam desenvolver desde as aulas de sociologia e dos diários de aprendizagem. Uma hipótese é que os diários de aprendizagem poderiam ter alterado e ativado as disposições dos estudantes para estudar sociologia, criando dedicação à leitura e à escrita a partir dessas aulas, as quais representam um momento de consolidação do processo de ensino e aprendizagem, deixando de ser apenas um momento de atribuição de notas. Organizou-se algumas técnicas de pesquisa na metodologia qualitativa que apreendesse traços da trajetória escolar de estudantes das turmas que escreveram os diários. Para chegar as amostras e a escolha dos depoimentos, foram mobilizados dados de uma pesquisa quantitativa realizada pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia (LENPES), com questionários que auferiram algumas dimensões da vida dos estudantes de várias escolas de Londrina (PR) e região. Esses dados quantitativos foram cotejados com outros dados produzidos pelo INEPE/MEC; SEED-PR e IBGE. Como achados dessas análises, vimos que os jovens atribuem significados diversos aos conhecimentos sociológicos e que as trajetórias escolares são influenciadas por aspectos objetivos, tais como condições econômicas e organização familiar, e subjetivos, no que se refere ao modo como se apropriaram da experiência de escrever os diários ativando várias disposições para aprender e se dedicar aos estudos. Num cenário de crescimento do neoliberalismo e dos movimentos conservadores, a presença das ciências sociais na educação básica adquire dimensão política e as transformações no contexto econômico, social e político ocorridas principalmente a partir de 2016 geraram impacto na formulação das políticas educacionais e, consequentemente, no ensino de sociologia.The present study approaches the school evaluation process in the discipline of Sociology in High School. For this, it was analyzed the “learning diaries” proposal, which was developed by the researcher. We asked if the objectives proposed for the Sociology teaching in curricular documents and in the academic production are effective in the classroom. Are Sociology classes capable of generating the “strangeness” and “denaturalization” announced as objectives from MEC (2006) and SEED-PR (2008)? Does the school tests of the Sociology contents consistently integrate into the didactic movement of classes in high school? The analysis of legal documents and of the academic research have shown that the texts prioritize the conceptions, the principles and the objectives that should guide the Sociology teaching; however, the evaluation of the school test is a rarely addressed topic. We situate the question of the test by the relationship between the young people school trajectory and its performance in the Sociology class. Based on the Charlot (2005), Lahire (1997) and Dayrell and Reis (2007) theories, we reflected on the senses and meanings that young students attribute to the knowledge of Social Sciences and what skills they could develop from sociology classes and “learning diaries”. One hypothesis is that the “learning diaries” could have changed and activated the students' skills to study Sociology, it could has created some dedication to reading and writing from these classes, which constitute a moment of the teaching- learning process consolidation, and not just a moment of grading. We organized some research techniques in the qualitative methodology. For the choice of the testimonials we mobilized data from a quantitative research carried out by the Sociology Teaching, Research and Extension Laboratory (LENPES), through questionnaires that assessed some dimensions of the students’ lives from several schools in Londrina-PR and region. These quantitative data were compared with other data produced by INEPE / MEC; SEED-PR and IBGE. Through these analyzes, we saw that young people attribute different meanings to sociological knowledge and that school trajectories are influenced by objective aspects, such as economic conditions and family; and also by subjective organization, which is how they appropriated the experience of writing the “learning diaries”, activating many skills to learn and dedicate to studies. In a scenario of growth of Neoliberalism and conservative movements, the presence of Social Sciences in basic education acquires a political dimension, and the changes in the economic, social and political context, that occurred mainly after 2016, influenced on the educational policies formulation and, consequently, in the teaching of Sociology.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000231780porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:29:30Zoai:uel.br:vtls000231780Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2021-08-25T19:23:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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