Competência em informação no contexto EAD : práticas profissionais do tutor a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11947 |
Resumo: | Resumo: A sociedade da informação, correspondente aos tempos atuais, é regida por um ambiente tecnológico que evolui rapidamente Esse cenário é dinamizado pelo crescimento exponencial do uso da internet e o surgimento de ferramentas que transformaram as relações do ser humano, juntamente com sua capacidade de produzir e consumir informação No aspecto cognitivo, assiste-se ao fortalecimento da Competência em Informação e ao surgimento de novas formas de aprendizado, como a Educação a Distância no ensino superior Diante disso, o presente estudo propõe uma análise da Competência em Informação no ambiente de trabalho, sobretudo no desempenho da função do tutor a distância, personagem relevante no cenário da EAD Para tanto, como aporte teórico a pesquisa discorre sobre temas relacionados à EAD, Competência em Informação e os sete pilares de Bruce (1999) Os procedimentos metodológicos adotados referem-se a uma pesquisa de campo em uma instituição de ensino EAD, de uma cidade do interior do Paraná Os dados qualitativos foram colhidos por meio de entrevista semiestruturada com os tutores a distância, com objetivo de identificar a prática da Competência em Informação em suas atuações profissionais Os resultados identificaram que embora os tutores apresentem habilidades informacionais, a prática da CoInfo não é institucionalizada na universidade em questão Conclui-se que a aplicação de modelos de Competência em Informação é essencial para a otimização de práticas profissionais no cenário EAD |
id |
UEL_44524b89216cd1ee853c166d8c76be03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11947 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Competência em informação no contexto EAD : práticas profissionais do tutor a distânciaCiência da InformaçãoEnsino a distânciaCompetência em informaçãoTecnologia da informaçãoInformation scienceDistance educationInformation literacyInformation technologyResumo: A sociedade da informação, correspondente aos tempos atuais, é regida por um ambiente tecnológico que evolui rapidamente Esse cenário é dinamizado pelo crescimento exponencial do uso da internet e o surgimento de ferramentas que transformaram as relações do ser humano, juntamente com sua capacidade de produzir e consumir informação No aspecto cognitivo, assiste-se ao fortalecimento da Competência em Informação e ao surgimento de novas formas de aprendizado, como a Educação a Distância no ensino superior Diante disso, o presente estudo propõe uma análise da Competência em Informação no ambiente de trabalho, sobretudo no desempenho da função do tutor a distância, personagem relevante no cenário da EAD Para tanto, como aporte teórico a pesquisa discorre sobre temas relacionados à EAD, Competência em Informação e os sete pilares de Bruce (1999) Os procedimentos metodológicos adotados referem-se a uma pesquisa de campo em uma instituição de ensino EAD, de uma cidade do interior do Paraná Os dados qualitativos foram colhidos por meio de entrevista semiestruturada com os tutores a distância, com objetivo de identificar a prática da Competência em Informação em suas atuações profissionais Os resultados identificaram que embora os tutores apresentem habilidades informacionais, a prática da CoInfo não é institucionalizada na universidade em questão Conclui-se que a aplicação de modelos de Competência em Informação é essencial para a otimização de práticas profissionais no cenário EADDissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAbstract: The information society, corresponding to the current times, is governed by a technological environment that evolves rapidly This context is boosted by the exponential growth of Internet use and the emergence of tools that have transformed human relations, along with their ability to produce and consume information In the cognitive aspect, we are witnessing the strengthening of Information Literacy and the emergence of new forms of learning, such as Distance Learning in higher education The present master´s dissertation study proposes an analysis of the Information Literacy in the workplace, especially in the performance of the role of the distance tutor, a relevant character in the Distance Learning context The research deals with topics related to Distance Learning and 7 faces of Information Literacy (Bruce, 1999) The methodological procedure adopted refers to a case study in a Distance Learning University, in a city of Paraná Qualitative data were collected through interviews with distance tutors, aiming to identify the practice of Information Literacy in their professional activities The results identified that although instructors have informational skills, Information Literacy practice is not institutionalized at the university in question Conclude that an application of Information Literacy models is essential for the optimization of professional practices in the Distance Learning contextCavalcante, Luciane de Fátima Beckman [Orientador]Belluzzo, Regina Celia BaptistaAlcará, Adriana RoseclerSouza, Jéssica Gabriela Tamião de2024-05-01T13:46:35Z2024-05-01T13:46:35Z2019.0016.12.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11947porMestradoCiência da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:49Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11947Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:49Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência em informação no contexto EAD : práticas profissionais do tutor a distância |
title |
Competência em informação no contexto EAD : práticas profissionais do tutor a distância |
spellingShingle |
Competência em informação no contexto EAD : práticas profissionais do tutor a distância Souza, Jéssica Gabriela Tamião de Ciência da Informação Ensino a distância Competência em informação Tecnologia da informação Information science Distance education Information literacy Information technology |
title_short |
Competência em informação no contexto EAD : práticas profissionais do tutor a distância |
title_full |
Competência em informação no contexto EAD : práticas profissionais do tutor a distância |
title_fullStr |
Competência em informação no contexto EAD : práticas profissionais do tutor a distância |
title_full_unstemmed |
Competência em informação no contexto EAD : práticas profissionais do tutor a distância |
title_sort |
Competência em informação no contexto EAD : práticas profissionais do tutor a distância |
author |
Souza, Jéssica Gabriela Tamião de |
author_facet |
Souza, Jéssica Gabriela Tamião de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman [Orientador] Belluzzo, Regina Celia Baptista Alcará, Adriana Rosecler |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Jéssica Gabriela Tamião de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da Informação Ensino a distância Competência em informação Tecnologia da informação Information science Distance education Information literacy Information technology |
topic |
Ciência da Informação Ensino a distância Competência em informação Tecnologia da informação Information science Distance education Information literacy Information technology |
description |
Resumo: A sociedade da informação, correspondente aos tempos atuais, é regida por um ambiente tecnológico que evolui rapidamente Esse cenário é dinamizado pelo crescimento exponencial do uso da internet e o surgimento de ferramentas que transformaram as relações do ser humano, juntamente com sua capacidade de produzir e consumir informação No aspecto cognitivo, assiste-se ao fortalecimento da Competência em Informação e ao surgimento de novas formas de aprendizado, como a Educação a Distância no ensino superior Diante disso, o presente estudo propõe uma análise da Competência em Informação no ambiente de trabalho, sobretudo no desempenho da função do tutor a distância, personagem relevante no cenário da EAD Para tanto, como aporte teórico a pesquisa discorre sobre temas relacionados à EAD, Competência em Informação e os sete pilares de Bruce (1999) Os procedimentos metodológicos adotados referem-se a uma pesquisa de campo em uma instituição de ensino EAD, de uma cidade do interior do Paraná Os dados qualitativos foram colhidos por meio de entrevista semiestruturada com os tutores a distância, com objetivo de identificar a prática da Competência em Informação em suas atuações profissionais Os resultados identificaram que embora os tutores apresentem habilidades informacionais, a prática da CoInfo não é institucionalizada na universidade em questão Conclui-se que a aplicação de modelos de Competência em Informação é essencial para a otimização de práticas profissionais no cenário EAD |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
16.12.2019 2019.00 2024-05-01T13:46:35Z 2024-05-01T13:46:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11947 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ciência da Informação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823257371607040 |