Competência em informação no contexto EAD : práticas profissionais do tutor a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jéssica Gabriela Tamião de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11947
Resumo: Resumo: A sociedade da informação, correspondente aos tempos atuais, é regida por um ambiente tecnológico que evolui rapidamente Esse cenário é dinamizado pelo crescimento exponencial do uso da internet e o surgimento de ferramentas que transformaram as relações do ser humano, juntamente com sua capacidade de produzir e consumir informação No aspecto cognitivo, assiste-se ao fortalecimento da Competência em Informação e ao surgimento de novas formas de aprendizado, como a Educação a Distância no ensino superior Diante disso, o presente estudo propõe uma análise da Competência em Informação no ambiente de trabalho, sobretudo no desempenho da função do tutor a distância, personagem relevante no cenário da EAD Para tanto, como aporte teórico a pesquisa discorre sobre temas relacionados à EAD, Competência em Informação e os sete pilares de Bruce (1999) Os procedimentos metodológicos adotados referem-se a uma pesquisa de campo em uma instituição de ensino EAD, de uma cidade do interior do Paraná Os dados qualitativos foram colhidos por meio de entrevista semiestruturada com os tutores a distância, com objetivo de identificar a prática da Competência em Informação em suas atuações profissionais Os resultados identificaram que embora os tutores apresentem habilidades informacionais, a prática da CoInfo não é institucionalizada na universidade em questão Conclui-se que a aplicação de modelos de Competência em Informação é essencial para a otimização de práticas profissionais no cenário EAD
id UEL_44524b89216cd1ee853c166d8c76be03
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11947
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Competência em informação no contexto EAD : práticas profissionais do tutor a distânciaCiência da InformaçãoEnsino a distânciaCompetência em informaçãoTecnologia da informaçãoInformation scienceDistance educationInformation literacyInformation technologyResumo: A sociedade da informação, correspondente aos tempos atuais, é regida por um ambiente tecnológico que evolui rapidamente Esse cenário é dinamizado pelo crescimento exponencial do uso da internet e o surgimento de ferramentas que transformaram as relações do ser humano, juntamente com sua capacidade de produzir e consumir informação No aspecto cognitivo, assiste-se ao fortalecimento da Competência em Informação e ao surgimento de novas formas de aprendizado, como a Educação a Distância no ensino superior Diante disso, o presente estudo propõe uma análise da Competência em Informação no ambiente de trabalho, sobretudo no desempenho da função do tutor a distância, personagem relevante no cenário da EAD Para tanto, como aporte teórico a pesquisa discorre sobre temas relacionados à EAD, Competência em Informação e os sete pilares de Bruce (1999) Os procedimentos metodológicos adotados referem-se a uma pesquisa de campo em uma instituição de ensino EAD, de uma cidade do interior do Paraná Os dados qualitativos foram colhidos por meio de entrevista semiestruturada com os tutores a distância, com objetivo de identificar a prática da Competência em Informação em suas atuações profissionais Os resultados identificaram que embora os tutores apresentem habilidades informacionais, a prática da CoInfo não é institucionalizada na universidade em questão Conclui-se que a aplicação de modelos de Competência em Informação é essencial para a otimização de práticas profissionais no cenário EADDissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAbstract: The information society, corresponding to the current times, is governed by a technological environment that evolves rapidly This context is boosted by the exponential growth of Internet use and the emergence of tools that have transformed human relations, along with their ability to produce and consume information In the cognitive aspect, we are witnessing the strengthening of Information Literacy and the emergence of new forms of learning, such as Distance Learning in higher education The present master´s dissertation study proposes an analysis of the Information Literacy in the workplace, especially in the performance of the role of the distance tutor, a relevant character in the Distance Learning context The research deals with topics related to Distance Learning and 7 faces of Information Literacy (Bruce, 1999) The methodological procedure adopted refers to a case study in a Distance Learning University, in a city of Paraná Qualitative data were collected through interviews with distance tutors, aiming to identify the practice of Information Literacy in their professional activities The results identified that although instructors have informational skills, Information Literacy practice is not institutionalized at the university in question Conclude that an application of Information Literacy models is essential for the optimization of professional practices in the Distance Learning contextCavalcante, Luciane de Fátima Beckman [Orientador]Belluzzo, Regina Celia BaptistaAlcará, Adriana RoseclerSouza, Jéssica Gabriela Tamião de2024-05-01T13:46:35Z2024-05-01T13:46:35Z2019.0016.12.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11947porMestradoCiência da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:49Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11947Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:49Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência em informação no contexto EAD : práticas profissionais do tutor a distância
title Competência em informação no contexto EAD : práticas profissionais do tutor a distância
spellingShingle Competência em informação no contexto EAD : práticas profissionais do tutor a distância
Souza, Jéssica Gabriela Tamião de
Ciência da Informação
Ensino a distância
Competência em informação
Tecnologia da informação
Information science
Distance education
Information literacy
Information technology
title_short Competência em informação no contexto EAD : práticas profissionais do tutor a distância
title_full Competência em informação no contexto EAD : práticas profissionais do tutor a distância
title_fullStr Competência em informação no contexto EAD : práticas profissionais do tutor a distância
title_full_unstemmed Competência em informação no contexto EAD : práticas profissionais do tutor a distância
title_sort Competência em informação no contexto EAD : práticas profissionais do tutor a distância
author Souza, Jéssica Gabriela Tamião de
author_facet Souza, Jéssica Gabriela Tamião de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman [Orientador]
Belluzzo, Regina Celia Baptista
Alcará, Adriana Rosecler
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jéssica Gabriela Tamião de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da Informação
Ensino a distância
Competência em informação
Tecnologia da informação
Information science
Distance education
Information literacy
Information technology
topic Ciência da Informação
Ensino a distância
Competência em informação
Tecnologia da informação
Information science
Distance education
Information literacy
Information technology
description Resumo: A sociedade da informação, correspondente aos tempos atuais, é regida por um ambiente tecnológico que evolui rapidamente Esse cenário é dinamizado pelo crescimento exponencial do uso da internet e o surgimento de ferramentas que transformaram as relações do ser humano, juntamente com sua capacidade de produzir e consumir informação No aspecto cognitivo, assiste-se ao fortalecimento da Competência em Informação e ao surgimento de novas formas de aprendizado, como a Educação a Distância no ensino superior Diante disso, o presente estudo propõe uma análise da Competência em Informação no ambiente de trabalho, sobretudo no desempenho da função do tutor a distância, personagem relevante no cenário da EAD Para tanto, como aporte teórico a pesquisa discorre sobre temas relacionados à EAD, Competência em Informação e os sete pilares de Bruce (1999) Os procedimentos metodológicos adotados referem-se a uma pesquisa de campo em uma instituição de ensino EAD, de uma cidade do interior do Paraná Os dados qualitativos foram colhidos por meio de entrevista semiestruturada com os tutores a distância, com objetivo de identificar a prática da Competência em Informação em suas atuações profissionais Os resultados identificaram que embora os tutores apresentem habilidades informacionais, a prática da CoInfo não é institucionalizada na universidade em questão Conclui-se que a aplicação de modelos de Competência em Informação é essencial para a otimização de práticas profissionais no cenário EAD
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 16.12.2019
2019.00
2024-05-01T13:46:35Z
2024-05-01T13:46:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11947
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ciência da Informação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823257371607040