Patrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012) : entre a experiência e o institucional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13696 |
Resumo: | Resumo: A partir da década de 198 ampliaram-se debates sobre a definição de Patrimônio Cultural entre os órgãos responsáveis pela sua preservação Nesta pesquisa, tais concepções são relacionadas ao espaço escolar, em duas escolas estaduais, no município de Primavera do Leste, Mato Grosso O cotidiano e as experiências destas comunidades escolares (alunos e educadores) são analisados por meio de questionários socioeconômico e cultural, entrevista e fotografias Consideramos a produção cultural alimentada por práticas de educadores e de alunos advindos de diferentes grupos étnicos e/ou culturais, de diversas regiões do Brasil Estas implicações estão pulverizadas nas práticas escolares, nos hábitos alimentares, nas danças, nas linguagens verbais, e são consideradas nas percepções de Patrimônio Cultural escolar A partir deste contexto investigamos no espaço escolar comparações referentes às noções de Patrimônio Cultural, elencando os apontamentos dos grupos que compõem as escolas em análise, e se existe uma relação direta entre o que foi estabelecido pelos órgãos responsáveis pelo Patrimônio e pela preservação cultural da sociedade no Brasil |
id |
UEL_4508315d73956299384a0f3886845da5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13696 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Patrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012) : entre a experiência e o institucionalPatrimônio culturalMato GrossoCulturaEstudo e ensinoMato GrossoMato GrossoCultureCultural propertyMato GrossoStudy and teachingResumo: A partir da década de 198 ampliaram-se debates sobre a definição de Patrimônio Cultural entre os órgãos responsáveis pela sua preservação Nesta pesquisa, tais concepções são relacionadas ao espaço escolar, em duas escolas estaduais, no município de Primavera do Leste, Mato Grosso O cotidiano e as experiências destas comunidades escolares (alunos e educadores) são analisados por meio de questionários socioeconômico e cultural, entrevista e fotografias Consideramos a produção cultural alimentada por práticas de educadores e de alunos advindos de diferentes grupos étnicos e/ou culturais, de diversas regiões do Brasil Estas implicações estão pulverizadas nas práticas escolares, nos hábitos alimentares, nas danças, nas linguagens verbais, e são consideradas nas percepções de Patrimônio Cultural escolar A partir deste contexto investigamos no espaço escolar comparações referentes às noções de Patrimônio Cultural, elencando os apontamentos dos grupos que compõem as escolas em análise, e se existe uma relação direta entre o que foi estabelecido pelos órgãos responsáveis pelo Patrimônio e pela preservação cultural da sociedade no BrasilDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: From the 198s on, there has been an increase in debates regarding the definition of Cultural Heritage among the agencies responsible for its preservation In this research, these concepts are related to the school environment, in two state schools in the town of Primavera do Leste, Mato Grosso The everyday experiences of these school communities (students and educators) were analyzed by the means of socioeconomic and cultural questionnaires, interviews and photographs The cultural production fueled by practices of educators and students coming from different ethnic and / or cultural backgrounds, from various regions of Brazil have been considered The implications are sprayed on school practices, eating habits, dances, in verbal language, and are considered as perceptions of schools’ Cultural Heritage In this context, we investigate comparisons of notions of Cultural Heritage, listing the notes from the groups that comprise the analyzed schools, and whether there is a direct relationship between what was established by agencies responsible for this inheritance, and the actual preservation of such cultural heritage and society in BrazilMartinez, Cláudia Eliane Parreiras Marques [Orientador]Camargo, Célia ReisMolina, Ana HeloísaPitas, Janaina Rodrigues2024-05-01T14:17:33Z2024-05-01T14:17:33Z2013.0003.05.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13696porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13696Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Patrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012) : entre a experiência e o institucional |
title |
Patrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012) : entre a experiência e o institucional |
spellingShingle |
Patrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012) : entre a experiência e o institucional Pitas, Janaina Rodrigues Patrimônio cultural Mato Grosso Cultura Estudo e ensino Mato Grosso Mato Grosso Culture Cultural property Mato Grosso Study and teaching |
title_short |
Patrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012) : entre a experiência e o institucional |
title_full |
Patrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012) : entre a experiência e o institucional |
title_fullStr |
Patrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012) : entre a experiência e o institucional |
title_full_unstemmed |
Patrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012) : entre a experiência e o institucional |
title_sort |
Patrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012) : entre a experiência e o institucional |
author |
Pitas, Janaina Rodrigues |
author_facet |
Pitas, Janaina Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martinez, Cláudia Eliane Parreiras Marques [Orientador] Camargo, Célia Reis Molina, Ana Heloísa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pitas, Janaina Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patrimônio cultural Mato Grosso Cultura Estudo e ensino Mato Grosso Mato Grosso Culture Cultural property Mato Grosso Study and teaching |
topic |
Patrimônio cultural Mato Grosso Cultura Estudo e ensino Mato Grosso Mato Grosso Culture Cultural property Mato Grosso Study and teaching |
description |
Resumo: A partir da década de 198 ampliaram-se debates sobre a definição de Patrimônio Cultural entre os órgãos responsáveis pela sua preservação Nesta pesquisa, tais concepções são relacionadas ao espaço escolar, em duas escolas estaduais, no município de Primavera do Leste, Mato Grosso O cotidiano e as experiências destas comunidades escolares (alunos e educadores) são analisados por meio de questionários socioeconômico e cultural, entrevista e fotografias Consideramos a produção cultural alimentada por práticas de educadores e de alunos advindos de diferentes grupos étnicos e/ou culturais, de diversas regiões do Brasil Estas implicações estão pulverizadas nas práticas escolares, nos hábitos alimentares, nas danças, nas linguagens verbais, e são consideradas nas percepções de Patrimônio Cultural escolar A partir deste contexto investigamos no espaço escolar comparações referentes às noções de Patrimônio Cultural, elencando os apontamentos dos grupos que compõem as escolas em análise, e se existe uma relação direta entre o que foi estabelecido pelos órgãos responsáveis pelo Patrimônio e pela preservação cultural da sociedade no Brasil |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
03.05.2013 2013.00 2024-05-01T14:17:33Z 2024-05-01T14:17:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13696 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado História Social Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História Social |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823273559523328 |