Patrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012) : entre a experiência e o institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pitas, Janaina Rodrigues
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13696
Resumo: Resumo: A partir da década de 198 ampliaram-se debates sobre a definição de Patrimônio Cultural entre os órgãos responsáveis pela sua preservação Nesta pesquisa, tais concepções são relacionadas ao espaço escolar, em duas escolas estaduais, no município de Primavera do Leste, Mato Grosso O cotidiano e as experiências destas comunidades escolares (alunos e educadores) são analisados por meio de questionários socioeconômico e cultural, entrevista e fotografias Consideramos a produção cultural alimentada por práticas de educadores e de alunos advindos de diferentes grupos étnicos e/ou culturais, de diversas regiões do Brasil Estas implicações estão pulverizadas nas práticas escolares, nos hábitos alimentares, nas danças, nas linguagens verbais, e são consideradas nas percepções de Patrimônio Cultural escolar A partir deste contexto investigamos no espaço escolar comparações referentes às noções de Patrimônio Cultural, elencando os apontamentos dos grupos que compõem as escolas em análise, e se existe uma relação direta entre o que foi estabelecido pelos órgãos responsáveis pelo Patrimônio e pela preservação cultural da sociedade no Brasil
id UEL_4508315d73956299384a0f3886845da5
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13696
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Patrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012) : entre a experiência e o institucionalPatrimônio culturalMato GrossoCulturaEstudo e ensinoMato GrossoMato GrossoCultureCultural propertyMato GrossoStudy and teachingResumo: A partir da década de 198 ampliaram-se debates sobre a definição de Patrimônio Cultural entre os órgãos responsáveis pela sua preservação Nesta pesquisa, tais concepções são relacionadas ao espaço escolar, em duas escolas estaduais, no município de Primavera do Leste, Mato Grosso O cotidiano e as experiências destas comunidades escolares (alunos e educadores) são analisados por meio de questionários socioeconômico e cultural, entrevista e fotografias Consideramos a produção cultural alimentada por práticas de educadores e de alunos advindos de diferentes grupos étnicos e/ou culturais, de diversas regiões do Brasil Estas implicações estão pulverizadas nas práticas escolares, nos hábitos alimentares, nas danças, nas linguagens verbais, e são consideradas nas percepções de Patrimônio Cultural escolar A partir deste contexto investigamos no espaço escolar comparações referentes às noções de Patrimônio Cultural, elencando os apontamentos dos grupos que compõem as escolas em análise, e se existe uma relação direta entre o que foi estabelecido pelos órgãos responsáveis pelo Patrimônio e pela preservação cultural da sociedade no BrasilDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: From the 198s on, there has been an increase in debates regarding the definition of Cultural Heritage among the agencies responsible for its preservation In this research, these concepts are related to the school environment, in two state schools in the town of Primavera do Leste, Mato Grosso The everyday experiences of these school communities (students and educators) were analyzed by the means of socioeconomic and cultural questionnaires, interviews and photographs The cultural production fueled by practices of educators and students coming from different ethnic and / or cultural backgrounds, from various regions of Brazil have been considered The implications are sprayed on school practices, eating habits, dances, in verbal language, and are considered as perceptions of schools’ Cultural Heritage In this context, we investigate comparisons of notions of Cultural Heritage, listing the notes from the groups that comprise the analyzed schools, and whether there is a direct relationship between what was established by agencies responsible for this inheritance, and the actual preservation of such cultural heritage and society in BrazilMartinez, Cláudia Eliane Parreiras Marques [Orientador]Camargo, Célia ReisMolina, Ana HeloísaPitas, Janaina Rodrigues2024-05-01T14:17:33Z2024-05-01T14:17:33Z2013.0003.05.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13696porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13696Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Patrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012) : entre a experiência e o institucional
title Patrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012) : entre a experiência e o institucional
spellingShingle Patrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012) : entre a experiência e o institucional
Pitas, Janaina Rodrigues
Patrimônio cultural
Mato Grosso
Cultura
Estudo e ensino
Mato Grosso
Mato Grosso
Culture
Cultural property
Mato Grosso
Study and teaching
title_short Patrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012) : entre a experiência e o institucional
title_full Patrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012) : entre a experiência e o institucional
title_fullStr Patrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012) : entre a experiência e o institucional
title_full_unstemmed Patrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012) : entre a experiência e o institucional
title_sort Patrimônio cultural no âmbito escolar no município de Primavera do Leste/MT (1990-2012) : entre a experiência e o institucional
author Pitas, Janaina Rodrigues
author_facet Pitas, Janaina Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martinez, Cláudia Eliane Parreiras Marques [Orientador]
Camargo, Célia Reis
Molina, Ana Heloísa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pitas, Janaina Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio cultural
Mato Grosso
Cultura
Estudo e ensino
Mato Grosso
Mato Grosso
Culture
Cultural property
Mato Grosso
Study and teaching
topic Patrimônio cultural
Mato Grosso
Cultura
Estudo e ensino
Mato Grosso
Mato Grosso
Culture
Cultural property
Mato Grosso
Study and teaching
description Resumo: A partir da década de 198 ampliaram-se debates sobre a definição de Patrimônio Cultural entre os órgãos responsáveis pela sua preservação Nesta pesquisa, tais concepções são relacionadas ao espaço escolar, em duas escolas estaduais, no município de Primavera do Leste, Mato Grosso O cotidiano e as experiências destas comunidades escolares (alunos e educadores) são analisados por meio de questionários socioeconômico e cultural, entrevista e fotografias Consideramos a produção cultural alimentada por práticas de educadores e de alunos advindos de diferentes grupos étnicos e/ou culturais, de diversas regiões do Brasil Estas implicações estão pulverizadas nas práticas escolares, nos hábitos alimentares, nas danças, nas linguagens verbais, e são consideradas nas percepções de Patrimônio Cultural escolar A partir deste contexto investigamos no espaço escolar comparações referentes às noções de Patrimônio Cultural, elencando os apontamentos dos grupos que compõem as escolas em análise, e se existe uma relação direta entre o que foi estabelecido pelos órgãos responsáveis pelo Patrimônio e pela preservação cultural da sociedade no Brasil
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 03.05.2013
2013.00
2024-05-01T14:17:33Z
2024-05-01T14:17:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13696
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
História Social
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em História Social
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823273559523328