Ensino de história e patrimônio histórico : um estudo sobre os saberes dos/as alunos/as sobre a Estação Ferroviária de Ourinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Karina Jacób
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9755
Resumo: Resumo: Essa pesquisa tem um olhar indeclinável de que a memória e a história têm papel fundamental na constituição social das cidades, bem como influenciam os saberes que os habitantes constroem sobre estas Assim, temos como objetivo geral analisar os saberes que as crianças têm sobre a Estação Ferroviária Ourinhos e como estes são construídos O prédio em questão é um dos principais patrimônios locais, cuja construção data de 198 e foi fator crucial para a criação e desenvolvimento da cidade A hipótese que se formula é que apesar da escola não abordar esse tema como conhecimento histórico ensinado, as crianças constroem saberes sobre o mesmo Para isso, essa pesquisa se justifica pelo emergir de relações mais significativas da questão deste patrimônio, o prédio da Estação Ferroviária de Ourinhos, a fim de ampliar a sua importância e compreender como a criança elabora os saberes sobre o lugar onde vive No que concerne aos aportes teóricos, primeiramente recorremos às contribuições de Selva Guimarães Fonseca (29), Márcia Hipólide (29), Hilary Cooper (212), Ana Claudia Urban e Tereza Jussara Luporini (215), para abordar e aprofundar o conhecimento acerca do campo do ensino de História com recorte para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir das especificidades de ensinar História para crianças, das relações com a alfabetização, da importância de se ensinar sobre o passado Quanto ao tema Patrimônio e Educação Patrimonial, foram tratados a partir do enquadramento conceitual em torno dos conceitos de identidade, memória e lugares de memória, ancorados em Maurice Halbwachs (26), Michael Pollak (1989; 1992), Pierre Nora (1993) e Paul Ricoeur (27) Para os estudos da memória e dos entrelaçamentos com o patrimônio, no que se refere às construções epistêmicas sobre o passado, aportamos em Michael Oakeshott (23) e David Lowenthal (1998) As definições metodológicas do estudo deram-se a partir da análise de questionários aplicados em 74 alunos do 5ºano de três escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ourinhos Os dados gerados pelos questionários foram tabulados e analisados de acordo com a metodologia da Grounded Theory (GT), principalmente a partir das propostas estabelecidas por Charmaz (29) A conclusão da pesquisa só foi possível com o avanço do cotejamento dos dados, quando analisamos e identificamos nas respostas possibilidades de categorias Por fim, o estudo do Ensino de História e Patrimônio Histórico sobre os saberes dos/as alunos/as e sobre a Estação Ferroviária de Ourinhos, mostrou que os educandos, apesar de fazerem poucas referências ao patrimônio histórico, demonstram, por outro lado, saberes que indicam consciência que a Estação Ferroviária e os Patrimônios são lugares que fazem parte da cidade, mas não os compreendem tendo por base o conhecimento científico
id UEL_4514fe71fc3d0336440643af101bdbf0
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9755
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Ensino de história e patrimônio histórico : um estudo sobre os saberes dos/as alunos/as sobre a Estação Ferroviária de OurinhosHistóriaEstudo e ensinoEducação patrimonialMemóriaPatrimônio históricoStudy and teachingPatrimonial educationMemoryHistorical heritageHistoryResumo: Essa pesquisa tem um olhar indeclinável de que a memória e a história têm papel fundamental na constituição social das cidades, bem como influenciam os saberes que os habitantes constroem sobre estas Assim, temos como objetivo geral analisar os saberes que as crianças têm sobre a Estação Ferroviária Ourinhos e como estes são construídos O prédio em questão é um dos principais patrimônios locais, cuja construção data de 198 e foi fator crucial para a criação e desenvolvimento da cidade A hipótese que se formula é que apesar da escola não abordar esse tema como conhecimento histórico ensinado, as crianças constroem saberes sobre o mesmo Para isso, essa pesquisa se justifica pelo emergir de relações mais significativas da questão deste patrimônio, o prédio da Estação Ferroviária de Ourinhos, a fim de ampliar a sua importância e compreender como a criança elabora os saberes sobre o lugar onde vive No que concerne aos aportes teóricos, primeiramente recorremos às contribuições de Selva Guimarães Fonseca (29), Márcia Hipólide (29), Hilary Cooper (212), Ana Claudia Urban e Tereza Jussara Luporini (215), para abordar e aprofundar o conhecimento acerca do campo do ensino de História com recorte para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir das especificidades de ensinar História para crianças, das relações com a alfabetização, da importância de se ensinar sobre o passado Quanto ao tema Patrimônio e Educação Patrimonial, foram tratados a partir do enquadramento conceitual em torno dos conceitos de identidade, memória e lugares de memória, ancorados em Maurice Halbwachs (26), Michael Pollak (1989; 1992), Pierre Nora (1993) e Paul Ricoeur (27) Para os estudos da memória e dos entrelaçamentos com o patrimônio, no que se refere às construções epistêmicas sobre o passado, aportamos em Michael Oakeshott (23) e David Lowenthal (1998) As definições metodológicas do estudo deram-se a partir da análise de questionários aplicados em 74 alunos do 5ºano de três escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ourinhos Os dados gerados pelos questionários foram tabulados e analisados de acordo com a metodologia da Grounded Theory (GT), principalmente a partir das propostas estabelecidas por Charmaz (29) A conclusão da pesquisa só foi possível com o avanço do cotejamento dos dados, quando analisamos e identificamos nas respostas possibilidades de categorias Por fim, o estudo do Ensino de História e Patrimônio Histórico sobre os saberes dos/as alunos/as e sobre a Estação Ferroviária de Ourinhos, mostrou que os educandos, apesar de fazerem poucas referências ao patrimônio histórico, demonstram, por outro lado, saberes que indicam consciência que a Estação Ferroviária e os Patrimônios são lugares que fazem parte da cidade, mas não os compreendem tendo por base o conhecimento científicoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This research has an undeniable view that memory and history play a fundamental role in the social constitution of cities, as well as influencing the knowledge that inhabitants build on them Thus, our general objective is to analyze the knowledge that children have about the Ourinhos Railway Station and how they are built The building in question is one of the main local heritages, whose construction dates back to 198 and was a crucial factor in the creation and development of the city The hypothesis that is formulated is that although the school does not approach this theme as historical knowledge taught, children build knowledge about it For this reason, this research is justified by the emergence of more significant relationships in the matter of this heritage, the Ourinhos Railway Station building, in order to expand its importance and understand how the child develops knowledge about the place where they live Regarding the theoretical contributions, first, we resorted to the contributions of Selva Guimarães Fonseca (29), Márcia Hipólide (29), Hilary Cooper (212), Ana Claudia Urban and Tereza Jussara Luporini (215) to address and deepen the knowledge about the field of History teaching with a focus on the Early Years of Elementary School from the specifics of teaching history to children, the relationships with literacy, the importance of teaching about the past, using As for the theme Heritage and Heritage Education, they were treated from the conceptual framework around the concepts of identity, memory and places of memory, anchored in Maurice Halbwachs (26), Michael Pollak (1989; 1992), Pierre Nora (1993) and Paul Ricoeur (27) For the studies of memory and intertwining with heritage in terms of epistemic constructions about the past, we use Michael Oakeshott (23) and David Lowenthal (1998) The methodological definitions of the study were based on the analysis of questionnaires applied to 74 5th grade students from three elementary schools of the Municipal Education Network of Ourinhos The data generated by the questionnaires were tabulated and analyzed according to the Grounded Theory methodology (GT), mainly from the proposals established by Charmaz (29) The conclusion of the survey was only possible with the advancement of data collation, when we analyzed and identified possibilities of categories in the responses Finally, the study of the Teaching of History and Historical Heritage about the knowledge of students and about the Ourinhos Railway Station, showed that students, despite making few references to historical heritage, demonstrate, on the other hand, knowledge that indicate awareness that the Railway Station and Heritage are places that are part of the city but do not understand them based on scientific knowledgeOliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]Franco, Alexia PáduaCainelli, Marlene RosaMonteiro, Karina Jacób2024-05-01T12:10:34Z2024-05-01T12:10:34Z2022.0001.02.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9755porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:09Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9755Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:09Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de história e patrimônio histórico : um estudo sobre os saberes dos/as alunos/as sobre a Estação Ferroviária de Ourinhos
title Ensino de história e patrimônio histórico : um estudo sobre os saberes dos/as alunos/as sobre a Estação Ferroviária de Ourinhos
spellingShingle Ensino de história e patrimônio histórico : um estudo sobre os saberes dos/as alunos/as sobre a Estação Ferroviária de Ourinhos
Monteiro, Karina Jacób
História
Estudo e ensino
Educação patrimonial
Memória
Patrimônio histórico
Study and teaching
Patrimonial education
Memory
Historical heritage
History
title_short Ensino de história e patrimônio histórico : um estudo sobre os saberes dos/as alunos/as sobre a Estação Ferroviária de Ourinhos
title_full Ensino de história e patrimônio histórico : um estudo sobre os saberes dos/as alunos/as sobre a Estação Ferroviária de Ourinhos
title_fullStr Ensino de história e patrimônio histórico : um estudo sobre os saberes dos/as alunos/as sobre a Estação Ferroviária de Ourinhos
title_full_unstemmed Ensino de história e patrimônio histórico : um estudo sobre os saberes dos/as alunos/as sobre a Estação Ferroviária de Ourinhos
title_sort Ensino de história e patrimônio histórico : um estudo sobre os saberes dos/as alunos/as sobre a Estação Ferroviária de Ourinhos
author Monteiro, Karina Jacób
author_facet Monteiro, Karina Jacób
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]
Franco, Alexia Pádua
Cainelli, Marlene Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Karina Jacób
dc.subject.por.fl_str_mv História
Estudo e ensino
Educação patrimonial
Memória
Patrimônio histórico
Study and teaching
Patrimonial education
Memory
Historical heritage
History
topic História
Estudo e ensino
Educação patrimonial
Memória
Patrimônio histórico
Study and teaching
Patrimonial education
Memory
Historical heritage
History
description Resumo: Essa pesquisa tem um olhar indeclinável de que a memória e a história têm papel fundamental na constituição social das cidades, bem como influenciam os saberes que os habitantes constroem sobre estas Assim, temos como objetivo geral analisar os saberes que as crianças têm sobre a Estação Ferroviária Ourinhos e como estes são construídos O prédio em questão é um dos principais patrimônios locais, cuja construção data de 198 e foi fator crucial para a criação e desenvolvimento da cidade A hipótese que se formula é que apesar da escola não abordar esse tema como conhecimento histórico ensinado, as crianças constroem saberes sobre o mesmo Para isso, essa pesquisa se justifica pelo emergir de relações mais significativas da questão deste patrimônio, o prédio da Estação Ferroviária de Ourinhos, a fim de ampliar a sua importância e compreender como a criança elabora os saberes sobre o lugar onde vive No que concerne aos aportes teóricos, primeiramente recorremos às contribuições de Selva Guimarães Fonseca (29), Márcia Hipólide (29), Hilary Cooper (212), Ana Claudia Urban e Tereza Jussara Luporini (215), para abordar e aprofundar o conhecimento acerca do campo do ensino de História com recorte para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir das especificidades de ensinar História para crianças, das relações com a alfabetização, da importância de se ensinar sobre o passado Quanto ao tema Patrimônio e Educação Patrimonial, foram tratados a partir do enquadramento conceitual em torno dos conceitos de identidade, memória e lugares de memória, ancorados em Maurice Halbwachs (26), Michael Pollak (1989; 1992), Pierre Nora (1993) e Paul Ricoeur (27) Para os estudos da memória e dos entrelaçamentos com o patrimônio, no que se refere às construções epistêmicas sobre o passado, aportamos em Michael Oakeshott (23) e David Lowenthal (1998) As definições metodológicas do estudo deram-se a partir da análise de questionários aplicados em 74 alunos do 5ºano de três escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ourinhos Os dados gerados pelos questionários foram tabulados e analisados de acordo com a metodologia da Grounded Theory (GT), principalmente a partir das propostas estabelecidas por Charmaz (29) A conclusão da pesquisa só foi possível com o avanço do cotejamento dos dados, quando analisamos e identificamos nas respostas possibilidades de categorias Por fim, o estudo do Ensino de História e Patrimônio Histórico sobre os saberes dos/as alunos/as e sobre a Estação Ferroviária de Ourinhos, mostrou que os educandos, apesar de fazerem poucas referências ao patrimônio histórico, demonstram, por outro lado, saberes que indicam consciência que a Estação Ferroviária e os Patrimônios são lugares que fazem parte da cidade, mas não os compreendem tendo por base o conhecimento científico
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 01.02.2022
2022.00
2024-05-01T12:10:34Z
2024-05-01T12:10:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9755
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823288975687680