(De) formação e infâncias contra a barbárie : uma análise crítica a partir da música Another Brick In The Wall

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tatiana de Freitas
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8674
Resumo: Resumo: Atualmente vivemos numa sociedade danificada que abre espaço para a reprodução da barbárie tão temida pelo frankfurtiano Theodor Adorno Embora o pensador da Teoria Crítica de Sociedade não ter se debruçado efetivamente sobre o conceito de infância, suas contribuições revelam complexidades de um tempo histórico marcado pelo antagonismo entre sociedade e formação e, de certa forma, permite uma compreensão aguçada sobre o processo formativo do indivíduo e por que não, da infância enquanto condição humana, social e cultural Mediante a isso, há o paradoxo em relação ao conhecimento teórico avançado sobre a infância em contraposição com a incapacidade da geração atual de lidar com as crianças Na compreensão de Adorno para que Auschwitz não se repita, o processo de desbarbarização deve ser o foco principal da educação Diante disso, o objetivo geral é analisar de forma crítica a propagação da barbárie na infância contemporânea e na educação enquanto processo formativo humano a partir das confluências entre o clipe musical Another Brick in the Wall da banda Pink Floyd e uma educação contra barbárie na infância A metodologia se configura numa pesquisa qualitativa, com estudo bibliográfico e análise documental da respectiva música A base teórica limiar é a Teoria Crítica de Sociedade à luz dos fundamentos dos pensadores da Escola de Frankfurt e leituras secundárias de pensadores contemporâneos Por meio do respectivo levantamento bibliográfico acerca da interlocução entre a Infância, Educação, Formação e a Teoria Crítica de Sociedade, é preciso acolher e minimizar, por meio da formação docente, as desigualdades sociais e educacionais em defesa de uma educação da infância atenta às condições de cada comunidade educativa e, que garanta os processos democráticos e humanizadores do ensino A infância, por esse ângulo, deve ser reconhecida enquanto condição social, e a criança como cidadã de direito a uma educação emancipatória e igualitária
id UEL_463ccf4e52727602f4846d2bfcbcfe3c
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8674
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling (De) formação e infâncias contra a barbárie : uma análise crítica a partir da música Another Brick In The WallEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasInfânciaTeoria críticaCriançasEducation - BrazilChildhoodCritical theoryChildren - TrainingResumo: Atualmente vivemos numa sociedade danificada que abre espaço para a reprodução da barbárie tão temida pelo frankfurtiano Theodor Adorno Embora o pensador da Teoria Crítica de Sociedade não ter se debruçado efetivamente sobre o conceito de infância, suas contribuições revelam complexidades de um tempo histórico marcado pelo antagonismo entre sociedade e formação e, de certa forma, permite uma compreensão aguçada sobre o processo formativo do indivíduo e por que não, da infância enquanto condição humana, social e cultural Mediante a isso, há o paradoxo em relação ao conhecimento teórico avançado sobre a infância em contraposição com a incapacidade da geração atual de lidar com as crianças Na compreensão de Adorno para que Auschwitz não se repita, o processo de desbarbarização deve ser o foco principal da educação Diante disso, o objetivo geral é analisar de forma crítica a propagação da barbárie na infância contemporânea e na educação enquanto processo formativo humano a partir das confluências entre o clipe musical Another Brick in the Wall da banda Pink Floyd e uma educação contra barbárie na infância A metodologia se configura numa pesquisa qualitativa, com estudo bibliográfico e análise documental da respectiva música A base teórica limiar é a Teoria Crítica de Sociedade à luz dos fundamentos dos pensadores da Escola de Frankfurt e leituras secundárias de pensadores contemporâneos Por meio do respectivo levantamento bibliográfico acerca da interlocução entre a Infância, Educação, Formação e a Teoria Crítica de Sociedade, é preciso acolher e minimizar, por meio da formação docente, as desigualdades sociais e educacionais em defesa de uma educação da infância atenta às condições de cada comunidade educativa e, que garanta os processos democráticos e humanizadores do ensino A infância, por esse ângulo, deve ser reconhecida enquanto condição social, e a criança como cidadã de direito a uma educação emancipatória e igualitáriaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Considering that we currently live in a damaged society, it is possible to notice a space made to reproduce the so feared barbarism discussed by Theodor Adorno of Frankfurt School Although the scholar of Critical Theory has not effectively focused on the concept of childhood, his contributions reveal the complexities of a historical time characterized by the antagonism between society and education and, in a matter of speaking, allows a keen understanding of the formative process of the individual in reverse of the childhood as a human, social and cultural condition Through this, there is the paradox concerning the advanced theoretical knowledge about childhood in opposition to the inability of the current generation to deal with children In order to assure that Auschwitz does not repeat, the process of debarbarization must be the main focus of education Therefore, the general aim is to critically reflect on the spread of barbarism in contemporary childhood and education as a human formative process from the confluences with Pink Floyd's music video Another Brick in the Wall The methodology is qualitative research, with bibliographic study and critical analysis of the respective song The theoretical outset basis is the Critical Theory of Society in the light of the foundations of the Frankfurt School scholars, as well as the readings of contemporary thinkers Within the respective bibliographic survey on the dialogue between Childhood, Education, Development, and the Critical Theory of Society, it is necessary to embrace and decrease, throughout teacher education, social and educational inequalities in defense of a childhood education attentive to the conditions of each educational community, ensuring the democratic and humanizing processes of teaching Childhood, from this perspective, needs to be recognized as a social condition being the child considered a citizen entitled to an emancipatory and egalitarian educationOliveira, Marta Regina Furlan de [Orientador]Silva, Alex Sander daBarros, Marta Silene FerreiraSilva, Tatiana de Freitas2024-05-01T11:39:39Z2024-05-01T11:39:39Z2022.0018.02.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8674porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:07Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8674Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:07Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv (De) formação e infâncias contra a barbárie : uma análise crítica a partir da música Another Brick In The Wall
title (De) formação e infâncias contra a barbárie : uma análise crítica a partir da música Another Brick In The Wall
spellingShingle (De) formação e infâncias contra a barbárie : uma análise crítica a partir da música Another Brick In The Wall
Silva, Tatiana de Freitas
Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Infância
Teoria crítica
Crianças
Education - Brazil
Childhood
Critical theory
Children - Training
title_short (De) formação e infâncias contra a barbárie : uma análise crítica a partir da música Another Brick In The Wall
title_full (De) formação e infâncias contra a barbárie : uma análise crítica a partir da música Another Brick In The Wall
title_fullStr (De) formação e infâncias contra a barbárie : uma análise crítica a partir da música Another Brick In The Wall
title_full_unstemmed (De) formação e infâncias contra a barbárie : uma análise crítica a partir da música Another Brick In The Wall
title_sort (De) formação e infâncias contra a barbárie : uma análise crítica a partir da música Another Brick In The Wall
author Silva, Tatiana de Freitas
author_facet Silva, Tatiana de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Marta Regina Furlan de [Orientador]
Silva, Alex Sander da
Barros, Marta Silene Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tatiana de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Infância
Teoria crítica
Crianças
Education - Brazil
Childhood
Critical theory
Children - Training
topic Educação
Efeito das inovações tecnológicas
Infância
Teoria crítica
Crianças
Education - Brazil
Childhood
Critical theory
Children - Training
description Resumo: Atualmente vivemos numa sociedade danificada que abre espaço para a reprodução da barbárie tão temida pelo frankfurtiano Theodor Adorno Embora o pensador da Teoria Crítica de Sociedade não ter se debruçado efetivamente sobre o conceito de infância, suas contribuições revelam complexidades de um tempo histórico marcado pelo antagonismo entre sociedade e formação e, de certa forma, permite uma compreensão aguçada sobre o processo formativo do indivíduo e por que não, da infância enquanto condição humana, social e cultural Mediante a isso, há o paradoxo em relação ao conhecimento teórico avançado sobre a infância em contraposição com a incapacidade da geração atual de lidar com as crianças Na compreensão de Adorno para que Auschwitz não se repita, o processo de desbarbarização deve ser o foco principal da educação Diante disso, o objetivo geral é analisar de forma crítica a propagação da barbárie na infância contemporânea e na educação enquanto processo formativo humano a partir das confluências entre o clipe musical Another Brick in the Wall da banda Pink Floyd e uma educação contra barbárie na infância A metodologia se configura numa pesquisa qualitativa, com estudo bibliográfico e análise documental da respectiva música A base teórica limiar é a Teoria Crítica de Sociedade à luz dos fundamentos dos pensadores da Escola de Frankfurt e leituras secundárias de pensadores contemporâneos Por meio do respectivo levantamento bibliográfico acerca da interlocução entre a Infância, Educação, Formação e a Teoria Crítica de Sociedade, é preciso acolher e minimizar, por meio da formação docente, as desigualdades sociais e educacionais em defesa de uma educação da infância atenta às condições de cada comunidade educativa e, que garanta os processos democráticos e humanizadores do ensino A infância, por esse ângulo, deve ser reconhecida enquanto condição social, e a criança como cidadã de direito a uma educação emancipatória e igualitária
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 18.02.2022
2022.00
2024-05-01T11:39:39Z
2024-05-01T11:39:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8674
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823285817376768