Mediação pedagógica no ensino de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Katia da Silva Ribeiro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14349
Resumo: Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar a mediação pedagógica no ensino de música em uma turma do 6º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino do Paraná A pesquisa se apoiou na teoria histórico-cultural, sobretudo em estudos de Vigotski, Luria e Leontiev, além de autores nacionais que desenvolveram uma aproximação deste corpo teórico com os fenômenos educacionais No desenvolvimento da pesquisa, abordam-se as mudanças pelas quais passou o ensino de música na escola pública, refletidas em seus documentos orientadores, e desdobramentos deste ensino, evidenciando como se apresenta hoje na escola O estudo, de caráter qualitativo e interpretativo, envolveu pesquisa bibliográfica e observações de campo, num período de três meses, com elaboração de um diário e filmagem dos acontecimentos em sala durante as aulas de música na referida turma e, após as observações, foi feita uma entrevista com o professor, cujo roteiro levou em conta os fenômenos observados Dentre os resultados obtidos, destacam-se: a mediação pedagógica na sala de aula foi instaurada mediante um processo dialógico, apresentando momentos de interação entre professor e aluno, aluno e professor e entre alunos O professor possibilitou a emergência dos conhecimentos dos alunos advindos de seu cotidiano, relacionando-os com os conceitos sistematizados (elementos formais, orquestra e notação musical) objeto de ensino, promovendo um processo de elaboração conjunta rumo a uma nova conceituação, tendo em vista os conhecimentos sistematizados Em outros momentos, o processo interativo mostrou que os pontos de ancoragem na cultura dos alunos, inicialmente previstos, não se apresentaram de forma imediata e o professor teve que rever sua estratégia, propondo outro percurso, com o intuito de estabelecer um novo patamar de referências comum a todos, para tornar possível a retomada do processo de elaboração conceitual conjunta Essa configuração da mediação pedagógica é resultado de um processo histórico complexo, no qual se entrelaçam uma leitura da realidade escolar em seus limites e possibilidades, do percurso formativo, da legislação educacional que norteia a atividade docente e dos conhecimentos advindos de sua experiência profissional
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This study aims to investigate the pedagogical mediation in teaching music in a class in the 6th grade of elementary school in the public school system of the state of Paraná The research was based on cultural-historical theory mainly on studies of Vygotsky, Luria and Leontiev, and national authors developed a theoretical framework of this approach to educational phenomena During the development of the research, subjects such as the transformations that the musical teaching has gone through in the state's public system, as observed in pedagogical and guiding documents, and its consequences, are shown as they are executed today The study has a qualitative and interpretative character, involving literature, field observations over a period of three months, with development of a diary of events and filming in the room during music lessons in class and, after the observations, an interview with the teacher was taken, whose script took into account the observed phenomena Among the results included, some are here highlighted: the pedagogical interaction in the classroom was established in a dialogical process with different interactive moments between, teacher and student, student and teacher and among students The teacher allowed the emergence of cultural expertise of students coming from their everyday, relating them to the systematized concepts (formal elements, orchestra and musical notation) from the object of teaching, promoting a process of joint development towards a new concept in view the systematic knowledge At other times, the interactive process showed that the anchor points in the culture of the students, initially planned not presented immediately and the teacher had to revise their strategy, proposing another route, in order to establish a new level of common references to all, making possible the resumption of joint conceptual elaboration process This configuration of the process of pedagogical mediation is the result of a complex historical process in which intertwine the interpretation of the school reality in its limits and possibilities, the training path, the educational legislation that guides the teaching activity and the knowledge derived from his professional experienceToscano, Carlos [Orientador]Galuch, Maria Terezinha BellandaOliveira, Francismara Neves deAraujo, Katia da Silva Ribeiro2024-05-01T14:30:21Z2024-05-01T14:30:21Z2014.0030.06.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14349porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:46:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14349Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:46:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - 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