MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MÚSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro Araujo, Katia da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Toscano, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4512
Resumo: Este estudo investigou a mediação pedagógica no ensino de conceitos de música no 6º ano do ensino fundamental numa escola pública do Paraná. Apoiando-se na teoria histórico-cultural, sobretudo nos estudos de Vigotski, Luria e Fontana, a pesquisa, de caráter qualitativo e interpretativo, envolveu observações e filmagem das aulas. Dentre os resultados destacamos: o ensino dos conceitos, que teve por base os conceitos cotidianos dos alunos e a mediação pedagógica, e não possibilitou uma elaboração conceitual que pudesse alcançar níveis superiores de generalização o que põe em questão o papel da escola, as condições de ensino e as necessidades formativas.
id PUC_GO-4_443c639c68c6fb4566e875508a6da4da
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4512
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MÚSICAEnsino de música; Mediação pedagógica; Aprendizagem conceitual; Teoria histórico-cultural.Este estudo investigou a mediação pedagógica no ensino de conceitos de música no 6º ano do ensino fundamental numa escola pública do Paraná. Apoiando-se na teoria histórico-cultural, sobretudo nos estudos de Vigotski, Luria e Fontana, a pesquisa, de caráter qualitativo e interpretativo, envolveu observações e filmagem das aulas. Dentre os resultados destacamos: o ensino dos conceitos, que teve por base os conceitos cotidianos dos alunos e a mediação pedagógica, e não possibilitou uma elaboração conceitual que pudesse alcançar níveis superiores de generalização o que põe em questão o papel da escola, as condições de ensino e as necessidades formativas.EDITORA DA PUC GOIÁSRibeiro Araujo, Katia da SilvaToscano, Carlos2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/451210.18224/educ.v21i2.4512Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 345-3631983-77711415-049210.18224/educ.v21i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4512/4202Direitos autorais 2019 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4512Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:46.688Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MÚSICA
title MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MÚSICA
spellingShingle MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MÚSICA
Ribeiro Araujo, Katia da Silva
Ensino de música; Mediação pedagógica; Aprendizagem conceitual; Teoria histórico-cultural.
title_short MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MÚSICA
title_full MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MÚSICA
title_fullStr MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MÚSICA
title_full_unstemmed MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MÚSICA
title_sort MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MÚSICA
author Ribeiro Araujo, Katia da Silva
author_facet Ribeiro Araujo, Katia da Silva
Toscano, Carlos
author_role author
author2 Toscano, Carlos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro Araujo, Katia da Silva
Toscano, Carlos
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música; Mediação pedagógica; Aprendizagem conceitual; Teoria histórico-cultural.
topic Ensino de música; Mediação pedagógica; Aprendizagem conceitual; Teoria histórico-cultural.
dc.description.none.fl_txt_mv Este estudo investigou a mediação pedagógica no ensino de conceitos de música no 6º ano do ensino fundamental numa escola pública do Paraná. Apoiando-se na teoria histórico-cultural, sobretudo nos estudos de Vigotski, Luria e Fontana, a pesquisa, de caráter qualitativo e interpretativo, envolveu observações e filmagem das aulas. Dentre os resultados destacamos: o ensino dos conceitos, que teve por base os conceitos cotidianos dos alunos e a mediação pedagógica, e não possibilitou uma elaboração conceitual que pudesse alcançar níveis superiores de generalização o que põe em questão o papel da escola, as condições de ensino e as necessidades formativas.
description Este estudo investigou a mediação pedagógica no ensino de conceitos de música no 6º ano do ensino fundamental numa escola pública do Paraná. Apoiando-se na teoria histórico-cultural, sobretudo nos estudos de Vigotski, Luria e Fontana, a pesquisa, de caráter qualitativo e interpretativo, envolveu observações e filmagem das aulas. Dentre os resultados destacamos: o ensino dos conceitos, que teve por base os conceitos cotidianos dos alunos e a mediação pedagógica, e não possibilitou uma elaboração conceitual que pudesse alcançar níveis superiores de generalização o que põe em questão o papel da escola, as condições de ensino e as necessidades formativas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4512
10.18224/educ.v21i2.4512
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4512
identifier_str_mv 10.18224/educ.v21i2.4512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4512/4202
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 345-363
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v21i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341973955379200