MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MÚSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4512 |
Resumo: | Este estudo investigou a mediação pedagógica no ensino de conceitos de música no 6º ano do ensino fundamental numa escola pública do Paraná. Apoiando-se na teoria histórico-cultural, sobretudo nos estudos de Vigotski, Luria e Fontana, a pesquisa, de caráter qualitativo e interpretativo, envolveu observações e filmagem das aulas. Dentre os resultados destacamos: o ensino dos conceitos, que teve por base os conceitos cotidianos dos alunos e a mediação pedagógica, e não possibilitou uma elaboração conceitual que pudesse alcançar níveis superiores de generalização o que põe em questão o papel da escola, as condições de ensino e as necessidades formativas. |
id |
PUC_GO-4_443c639c68c6fb4566e875508a6da4da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4512 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MÚSICAEnsino de música; Mediação pedagógica; Aprendizagem conceitual; Teoria histórico-cultural.Este estudo investigou a mediação pedagógica no ensino de conceitos de música no 6º ano do ensino fundamental numa escola pública do Paraná. Apoiando-se na teoria histórico-cultural, sobretudo nos estudos de Vigotski, Luria e Fontana, a pesquisa, de caráter qualitativo e interpretativo, envolveu observações e filmagem das aulas. Dentre os resultados destacamos: o ensino dos conceitos, que teve por base os conceitos cotidianos dos alunos e a mediação pedagógica, e não possibilitou uma elaboração conceitual que pudesse alcançar níveis superiores de generalização o que põe em questão o papel da escola, as condições de ensino e as necessidades formativas.EDITORA DA PUC GOIÁSRibeiro Araujo, Katia da SilvaToscano, Carlos2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/451210.18224/educ.v21i2.4512Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 345-3631983-77711415-049210.18224/educ.v21i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4512/4202Direitos autorais 2019 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4512Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:46.688Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MÚSICA |
title |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MÚSICA |
spellingShingle |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MÚSICA Ribeiro Araujo, Katia da Silva Ensino de música; Mediação pedagógica; Aprendizagem conceitual; Teoria histórico-cultural. |
title_short |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MÚSICA |
title_full |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MÚSICA |
title_fullStr |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MÚSICA |
title_full_unstemmed |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MÚSICA |
title_sort |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MÚSICA |
author |
Ribeiro Araujo, Katia da Silva |
author_facet |
Ribeiro Araujo, Katia da Silva Toscano, Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Toscano, Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro Araujo, Katia da Silva Toscano, Carlos |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de música; Mediação pedagógica; Aprendizagem conceitual; Teoria histórico-cultural. |
topic |
Ensino de música; Mediação pedagógica; Aprendizagem conceitual; Teoria histórico-cultural. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este estudo investigou a mediação pedagógica no ensino de conceitos de música no 6º ano do ensino fundamental numa escola pública do Paraná. Apoiando-se na teoria histórico-cultural, sobretudo nos estudos de Vigotski, Luria e Fontana, a pesquisa, de caráter qualitativo e interpretativo, envolveu observações e filmagem das aulas. Dentre os resultados destacamos: o ensino dos conceitos, que teve por base os conceitos cotidianos dos alunos e a mediação pedagógica, e não possibilitou uma elaboração conceitual que pudesse alcançar níveis superiores de generalização o que põe em questão o papel da escola, as condições de ensino e as necessidades formativas. |
description |
Este estudo investigou a mediação pedagógica no ensino de conceitos de música no 6º ano do ensino fundamental numa escola pública do Paraná. Apoiando-se na teoria histórico-cultural, sobretudo nos estudos de Vigotski, Luria e Fontana, a pesquisa, de caráter qualitativo e interpretativo, envolveu observações e filmagem das aulas. Dentre os resultados destacamos: o ensino dos conceitos, que teve por base os conceitos cotidianos dos alunos e a mediação pedagógica, e não possibilitou uma elaboração conceitual que pudesse alcançar níveis superiores de generalização o que põe em questão o papel da escola, as condições de ensino e as necessidades formativas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4512 10.18224/educ.v21i2.4512 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4512 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v21i2.4512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4512/4202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 21, n. 2 (2018); 345-363 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v21i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341973955379200 |