Os princípios da educação matemática realística revelados em trajetórias de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8828 |
Resumo: | Resumo: Esta Dissertação apresenta duas Trajetórias de Ensino e Aprendizagem (TEA) na perspectiva da Educação Matemática Realística (RME) O texto explora teoricamente a RME e os princípios que a embasam O desenvolvimento da pesquisa tem a intenção de responder a questão: Como os princípios da RME podem orientar um professor no desenvolvimento de tarefas matemáticas? Sem focar em um conteúdo específico, duas questões matemáticas são exploradas na forma de Trajetórias de Ensino e Aprendizagem A elaboração de TEA é apresentada como ideias que podem ser utilizadas por professores para desenvolver suas aulas e também como instrumento de reflexão na formação inicial e continuada Na análise buscamos explicitar os princípios da RME presentes nas trajetórias, concomitante com apontamentos didáticos que acreditamos ser importantes aos educadores matemáticos Os estudos e a proposta apresentados neste trabalho têm a intenção de aproximar naturalmente os alunos da matemática, enriquecer as possibilidades de conduzir o ensino da matemática e, principalmente, servirem como material de estudo na formação profissional de outros educadores matemáticos |
id |
UEL_48a63027fe56ee2765508dd49fbed876 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/8828 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Os princípios da educação matemática realística revelados em trajetórias de ensino e aprendizagemEducação matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoMathematics educationStudy and teachingMathematicsResumo: Esta Dissertação apresenta duas Trajetórias de Ensino e Aprendizagem (TEA) na perspectiva da Educação Matemática Realística (RME) O texto explora teoricamente a RME e os princípios que a embasam O desenvolvimento da pesquisa tem a intenção de responder a questão: Como os princípios da RME podem orientar um professor no desenvolvimento de tarefas matemáticas? Sem focar em um conteúdo específico, duas questões matemáticas são exploradas na forma de Trajetórias de Ensino e Aprendizagem A elaboração de TEA é apresentada como ideias que podem ser utilizadas por professores para desenvolver suas aulas e também como instrumento de reflexão na formação inicial e continuada Na análise buscamos explicitar os princípios da RME presentes nas trajetórias, concomitante com apontamentos didáticos que acreditamos ser importantes aos educadores matemáticos Os estudos e a proposta apresentados neste trabalho têm a intenção de aproximar naturalmente os alunos da matemática, enriquecer as possibilidades de conduzir o ensino da matemática e, principalmente, servirem como material de estudo na formação profissional de outros educadores matemáticosDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAbstract: This article presents two Teaching and Learning Trajectories throught the perspective of Realistic Mathematics Education (RME) The text explores theoretically the RME and its principles The development of research has the purpose of answering the question: How the RME principles can guide a teacher on the development of mathematics tasks? Without focusing in a specific content, two mathematical questions are explored on the form of Teaching and Learning Trajectories The elaboration of Teaching and Learning Trajectories are presented as ideas that could be used by teachers to develop their classes and also as instrument of reflection, initial and continued formation On this analysis we sought to make explicit the RME principles that a found on the trajectories, associated with didactical appointments that we believe are important to the mathematics educators The studies and the proposal presented on this article have the intention of naturally approach the mathematics students, enrich the possibilities of conduction on the mathematics teaching and, mainly, serve as study material for the professional formation to others mathematics educatorsPires, Magna Natalia Marin [Orientador]Silva, Gabriel dos Santos eTeramon, NeuzaFaria, Vitor Manoel Candido2024-05-01T11:40:42Z2024-05-01T11:40:42Z2019.0002.04.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8828porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:34Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8828Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:34Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os princípios da educação matemática realística revelados em trajetórias de ensino e aprendizagem |
title |
Os princípios da educação matemática realística revelados em trajetórias de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
Os princípios da educação matemática realística revelados em trajetórias de ensino e aprendizagem Faria, Vitor Manoel Candido Educação matemática Matemática Estudo e ensino Mathematics education Study and teaching Mathematics |
title_short |
Os princípios da educação matemática realística revelados em trajetórias de ensino e aprendizagem |
title_full |
Os princípios da educação matemática realística revelados em trajetórias de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
Os princípios da educação matemática realística revelados em trajetórias de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Os princípios da educação matemática realística revelados em trajetórias de ensino e aprendizagem |
title_sort |
Os princípios da educação matemática realística revelados em trajetórias de ensino e aprendizagem |
author |
Faria, Vitor Manoel Candido |
author_facet |
Faria, Vitor Manoel Candido |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pires, Magna Natalia Marin [Orientador] Silva, Gabriel dos Santos e Teramon, Neuza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Vitor Manoel Candido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Matemática Estudo e ensino Mathematics education Study and teaching Mathematics |
topic |
Educação matemática Matemática Estudo e ensino Mathematics education Study and teaching Mathematics |
description |
Resumo: Esta Dissertação apresenta duas Trajetórias de Ensino e Aprendizagem (TEA) na perspectiva da Educação Matemática Realística (RME) O texto explora teoricamente a RME e os princípios que a embasam O desenvolvimento da pesquisa tem a intenção de responder a questão: Como os princípios da RME podem orientar um professor no desenvolvimento de tarefas matemáticas? Sem focar em um conteúdo específico, duas questões matemáticas são exploradas na forma de Trajetórias de Ensino e Aprendizagem A elaboração de TEA é apresentada como ideias que podem ser utilizadas por professores para desenvolver suas aulas e também como instrumento de reflexão na formação inicial e continuada Na análise buscamos explicitar os princípios da RME presentes nas trajetórias, concomitante com apontamentos didáticos que acreditamos ser importantes aos educadores matemáticos Os estudos e a proposta apresentados neste trabalho têm a intenção de aproximar naturalmente os alunos da matemática, enriquecer as possibilidades de conduzir o ensino da matemática e, principalmente, servirem como material de estudo na formação profissional de outros educadores matemáticos |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
02.04.2019 2019.00 2024-05-01T11:40:42Z 2024-05-01T11:40:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8828 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823239912816640 |