Os princípios da educação matemática realística revelados em trajetórias de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Vitor Manoel Candido
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8828
Resumo: Resumo: Esta Dissertação apresenta duas Trajetórias de Ensino e Aprendizagem (TEA) na perspectiva da Educação Matemática Realística (RME) O texto explora teoricamente a RME e os princípios que a embasam O desenvolvimento da pesquisa tem a intenção de responder a questão: Como os princípios da RME podem orientar um professor no desenvolvimento de tarefas matemáticas? Sem focar em um conteúdo específico, duas questões matemáticas são exploradas na forma de Trajetórias de Ensino e Aprendizagem A elaboração de TEA é apresentada como ideias que podem ser utilizadas por professores para desenvolver suas aulas e também como instrumento de reflexão na formação inicial e continuada Na análise buscamos explicitar os princípios da RME presentes nas trajetórias, concomitante com apontamentos didáticos que acreditamos ser importantes aos educadores matemáticos Os estudos e a proposta apresentados neste trabalho têm a intenção de aproximar naturalmente os alunos da matemática, enriquecer as possibilidades de conduzir o ensino da matemática e, principalmente, servirem como material de estudo na formação profissional de outros educadores matemáticos
id UEL_48a63027fe56ee2765508dd49fbed876
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8828
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Os princípios da educação matemática realística revelados em trajetórias de ensino e aprendizagemEducação matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoMathematics educationStudy and teachingMathematicsResumo: Esta Dissertação apresenta duas Trajetórias de Ensino e Aprendizagem (TEA) na perspectiva da Educação Matemática Realística (RME) O texto explora teoricamente a RME e os princípios que a embasam O desenvolvimento da pesquisa tem a intenção de responder a questão: Como os princípios da RME podem orientar um professor no desenvolvimento de tarefas matemáticas? Sem focar em um conteúdo específico, duas questões matemáticas são exploradas na forma de Trajetórias de Ensino e Aprendizagem A elaboração de TEA é apresentada como ideias que podem ser utilizadas por professores para desenvolver suas aulas e também como instrumento de reflexão na formação inicial e continuada Na análise buscamos explicitar os princípios da RME presentes nas trajetórias, concomitante com apontamentos didáticos que acreditamos ser importantes aos educadores matemáticos Os estudos e a proposta apresentados neste trabalho têm a intenção de aproximar naturalmente os alunos da matemática, enriquecer as possibilidades de conduzir o ensino da matemática e, principalmente, servirem como material de estudo na formação profissional de outros educadores matemáticosDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAbstract: This article presents two Teaching and Learning Trajectories throught the perspective of Realistic Mathematics Education (RME) The text explores theoretically the RME and its principles The development of research has the purpose of answering the question: How the RME principles can guide a teacher on the development of mathematics tasks? Without focusing in a specific content, two mathematical questions are explored on the form of Teaching and Learning Trajectories The elaboration of Teaching and Learning Trajectories are presented as ideas that could be used by teachers to develop their classes and also as instrument of reflection, initial and continued formation On this analysis we sought to make explicit the RME principles that a found on the trajectories, associated with didactical appointments that we believe are important to the mathematics educators The studies and the proposal presented on this article have the intention of naturally approach the mathematics students, enrich the possibilities of conduction on the mathematics teaching and, mainly, serve as study material for the professional formation to others mathematics educatorsPires, Magna Natalia Marin [Orientador]Silva, Gabriel dos Santos eTeramon, NeuzaFaria, Vitor Manoel Candido2024-05-01T11:40:42Z2024-05-01T11:40:42Z2019.0002.04.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8828porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:34Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8828Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:34Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Os princípios da educação matemática realística revelados em trajetórias de ensino e aprendizagem
title Os princípios da educação matemática realística revelados em trajetórias de ensino e aprendizagem
spellingShingle Os princípios da educação matemática realística revelados em trajetórias de ensino e aprendizagem
Faria, Vitor Manoel Candido
Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Mathematics education
Study and teaching
Mathematics
title_short Os princípios da educação matemática realística revelados em trajetórias de ensino e aprendizagem
title_full Os princípios da educação matemática realística revelados em trajetórias de ensino e aprendizagem
title_fullStr Os princípios da educação matemática realística revelados em trajetórias de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Os princípios da educação matemática realística revelados em trajetórias de ensino e aprendizagem
title_sort Os princípios da educação matemática realística revelados em trajetórias de ensino e aprendizagem
author Faria, Vitor Manoel Candido
author_facet Faria, Vitor Manoel Candido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Magna Natalia Marin [Orientador]
Silva, Gabriel dos Santos e
Teramon, Neuza
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Vitor Manoel Candido
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Mathematics education
Study and teaching
Mathematics
topic Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Mathematics education
Study and teaching
Mathematics
description Resumo: Esta Dissertação apresenta duas Trajetórias de Ensino e Aprendizagem (TEA) na perspectiva da Educação Matemática Realística (RME) O texto explora teoricamente a RME e os princípios que a embasam O desenvolvimento da pesquisa tem a intenção de responder a questão: Como os princípios da RME podem orientar um professor no desenvolvimento de tarefas matemáticas? Sem focar em um conteúdo específico, duas questões matemáticas são exploradas na forma de Trajetórias de Ensino e Aprendizagem A elaboração de TEA é apresentada como ideias que podem ser utilizadas por professores para desenvolver suas aulas e também como instrumento de reflexão na formação inicial e continuada Na análise buscamos explicitar os princípios da RME presentes nas trajetórias, concomitante com apontamentos didáticos que acreditamos ser importantes aos educadores matemáticos Os estudos e a proposta apresentados neste trabalho têm a intenção de aproximar naturalmente os alunos da matemática, enriquecer as possibilidades de conduzir o ensino da matemática e, principalmente, servirem como material de estudo na formação profissional de outros educadores matemáticos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 02.04.2019
2019.00
2024-05-01T11:40:42Z
2024-05-01T11:40:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8828
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823239912816640