Trajetória hipotética de aprendizagem sob um olhar realístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14560
Resumo: Resumo: Este estudo de cunho interpretativo descreve e analisa a elaboração de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) com a intenção de conhecer como professores que ensinam matemática na Educação Básica lidam com ela As informações foram coletadas a partir da Oficina de Análise da Produção Escrita em Tarefas de Matemática, uma das ações do Projeto Universal 483266/212-4, com 16 professores que faziam parte do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Para este estudo, acompanhou-se uma dupla desses professores A THA, elaborada a partir do modelo de Simon (1995), foi tomada como uma oportunidade de aprendizagem sob a luz do Princípio da Orientação, um dos princípios da Educação Matemática Realística (RME) De modo geral, os docentes apresentaram estratégias e procedimentos da matemática escolar comumente trabalhada na Educação Básica Acompanhar a elaboração da THA viabilizou identificar elementos que diferenciam a THA na direção de uma sua ampliação: a Trajetória de Ensino e Aprendizagem (TEA)
id UEL_250dfd7e51cff9964f305d04c9d3e9cb
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14560
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Trajetória hipotética de aprendizagem sob um olhar realísticoMatemáticaEstudo e ensinoEducação matemáticaProfessoresFormaçãoMathematicsMathematics educationTeacher trainingStudy and teachingResumo: Este estudo de cunho interpretativo descreve e analisa a elaboração de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) com a intenção de conhecer como professores que ensinam matemática na Educação Básica lidam com ela As informações foram coletadas a partir da Oficina de Análise da Produção Escrita em Tarefas de Matemática, uma das ações do Projeto Universal 483266/212-4, com 16 professores que faziam parte do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Para este estudo, acompanhou-se uma dupla desses professores A THA, elaborada a partir do modelo de Simon (1995), foi tomada como uma oportunidade de aprendizagem sob a luz do Princípio da Orientação, um dos princípios da Educação Matemática Realística (RME) De modo geral, os docentes apresentaram estratégias e procedimentos da matemática escolar comumente trabalhada na Educação Básica Acompanhar a elaboração da THA viabilizou identificar elementos que diferenciam a THA na direção de uma sua ampliação: a Trajetória de Ensino e Aprendizagem (TEA)Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This interpretative study describes and analyzes the development of a Hypothetical Learning Trajectory (THA) with the intention to know how Math teachers of Basic education deal with it All the information was taken from the Writing Production Analysis in Mathematics Tasks Workshop, one of the actions of Universal Project 483266 / 212-4, of 16 teachers who were part of the Educational Development Program - PDE For this study were observed two of them The THA, elaborated based on the Simon model (1995) was taken as a learning opportunity under the Guidance Principle, one of the principles of Realistic Mathematics Education (RME) In general, the teachers presented school mathematics strategies and procedures commonly crafted in Basic Education Monitoring the development of THA enabled to identify elements that differentiate the THA in the direction of one possible expansion: the Teaching and Learning Trajectory (TEA)Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Pires, Celia Maria CarolinoSantos, Edilaine Regina dosFerreira, Pamela Emanueli AlvesBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires2024-05-01T14:32:51Z2024-05-01T14:32:51Z2016.0022.02.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14560porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:40:28Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14560Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:40:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetória hipotética de aprendizagem sob um olhar realístico
title Trajetória hipotética de aprendizagem sob um olhar realístico
spellingShingle Trajetória hipotética de aprendizagem sob um olhar realístico
Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires
Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Professores
Formação
Mathematics
Mathematics education
Teacher training
Study and teaching
title_short Trajetória hipotética de aprendizagem sob um olhar realístico
title_full Trajetória hipotética de aprendizagem sob um olhar realístico
title_fullStr Trajetória hipotética de aprendizagem sob um olhar realístico
title_full_unstemmed Trajetória hipotética de aprendizagem sob um olhar realístico
title_sort Trajetória hipotética de aprendizagem sob um olhar realístico
author Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires
author_facet Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Pires, Celia Maria Carolino
Santos, Edilaine Regina dos
Ferreira, Pamela Emanueli Alves
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Professores
Formação
Mathematics
Mathematics education
Teacher training
Study and teaching
topic Matemática
Estudo e ensino
Educação matemática
Professores
Formação
Mathematics
Mathematics education
Teacher training
Study and teaching
description Resumo: Este estudo de cunho interpretativo descreve e analisa a elaboração de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) com a intenção de conhecer como professores que ensinam matemática na Educação Básica lidam com ela As informações foram coletadas a partir da Oficina de Análise da Produção Escrita em Tarefas de Matemática, uma das ações do Projeto Universal 483266/212-4, com 16 professores que faziam parte do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Para este estudo, acompanhou-se uma dupla desses professores A THA, elaborada a partir do modelo de Simon (1995), foi tomada como uma oportunidade de aprendizagem sob a luz do Princípio da Orientação, um dos princípios da Educação Matemática Realística (RME) De modo geral, os docentes apresentaram estratégias e procedimentos da matemática escolar comumente trabalhada na Educação Básica Acompanhar a elaboração da THA viabilizou identificar elementos que diferenciam a THA na direção de uma sua ampliação: a Trajetória de Ensino e Aprendizagem (TEA)
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2016.00
2024-05-01T14:32:51Z
2024-05-01T14:32:51Z
22.02.2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14560
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654562275393536